Tecnologia

Growth Hacking: descubra o que é e como aplicar na sua empresa

Growth Hacking

Imagine se o seu empreendimento de pequeno porte conseguisse desenvolver-se rapidamente, aumentando as vendas com uma clientela cada vez maior e fidelizada. Imagine que, em pouco tempo, sua empresa crescesse a ponto de abrir filiais e ser considerada uma referência no mercado. Parece um sonho, não é? Mas essa realidade é totalmente possível por meio de uma estratégia cujo principal objetivo é o rápido crescimento e que, por isso mesmo, tem conquistado cada vez mais pequenas empresas e startups: o growth hacking.

Ele corresponde a um conjunto de táticas fundamentado em dois pilares: velocidade e risco. A ideia é unir os conhecimentos da tecnologia e do marketing na busca por soluções criativas e inovadoras que proporcionem um rápido crescimento para o negócio. As ações precisam “brincar” com as oportunidades que podem surgir a qualquer momento, sendo, por isso, consideradas verdadeiros riscos em alguns casos.

Mas não pense que as ações de growth hacking são sempre arriscadas. Existem diversas ferramentas e técnicas já utilizadas há muito tempo, de modo que a eficácia está comprovada em várias empresas. Também é preciso destacar que o nível de complexidade das ações varia, podendo ser simples e fáceis de executar, como utilizar hashtags relevantes nas redes sociais, ou mais complexas e com a exigência de alto conhecimento em programação, como o desenvolvimento de um site leve e otimizado.

A escolha das ferramentas vai depender da realidade e dos objetivos de cada empreendimento, assim, a estratégia é direcionada conforme os resultados são observados. Para isso, o growth hacking faz uma análise periódica dos dados gerados nas plataformas digitais e realiza frequentemente testes na busca por atalhos para o crescimento. A partir dessas informações, permite observar e compreender como o público-alvo reage diante de cada campanha, tornando mais fácil a identificação de oportunidades e o investimento nelas, bem como o recuo caso alguma investida não tenha sido positiva.

Desta forma, as empresas podem beneficiar-se bastante com a prática, alcançando os consumidores certos, conquistando-os e fidelizando-os à sua marca. Esse método é uma forma dinâmica e inteligente de resolver os desafios do marketing, sendo bastante positivo para empreendimentos menores, principalmente porque muitos não dispõem dos recursos necessários para investir em estratégias mais complexas, digamos assim, dessa área. Daí a necessidade de assumir riscos e aproveitar as oportunidades, diferentemente das técnicas tradicionais de marketing.

Grandes companhias, é claro, também podem ter excelentes resultados com o growth hacking, mas normalmente executar as ações em organizações desse porte não é tão simples devido à burocracia típica de seus processos administrativos. Arriscar-se frequentemente não é a opção mais viável nesses casos exatamente pelo tamanho do negócio. Afinal, um passo em falso pode comprometer toda uma história de sucesso, construída ao longo de anos. Por isso, é comum que uma estratégia seja minuciosamente planejada e discutida, fazendo com que a escolha de uma ação demande muito tempo, deixando pouco espaço para riscos serem assumidos.

As vantagens de praticar o growth hacking

Além do rápido crescimento das empresas, essa estratégia proporciona outros importantes benefícios listados a seguir:

1 – Redução de custos

Uma das principais vantagens dessa prática é o custo baixo para desenvolvê-la, se comparada com as ações tradicionais de marketing, principalmente no que se refere à aquisição e à manutenção de clientes. Aqui, os resultados positivos serão obtidos com ações mais criativas.

2 – Agilidade

Com o growth hacking, as técnicas são implantadas e executadas de forma rápida, aproveitando oportunidades, por menores que sejam. Deste modo, os processos são mais ágeis em comparação ao método tradicional.

3 – Realização de testes

Como se trata de uma metodologia cujo objetivo é conseguir mais resultados com menos investimento e esforço, a realização de testes é uma prática fundamental. É isso que vai garantir a eficácia dos resultados, representando uma importante vantagem competitiva para as empresas. Ao testar os diferentes formatos em uma estratégia, é possível encontrar aquilo que de fato funciona, estimulando o crescimento do negócio.

4 – Resultado em destaque

Todas as ações desenvolvidas são focadas em obter resultados mensuráveis e escaláveis. Em outras palavras, campanhas sem objetivos claros e métricas definidas não têm vez. Esforços e investimentos são direcionados para o que realmente garantirá um bom retorno.

Táticas implementadas pelos growth hackers

Com o conceito e as vantagens bem definidos, chegou a hora de ver, na prática, o que exatamente é feito para aplicar essa estratégia. Conforme já comentamos, a complexidade das táticas variam e devem ser escolhidas de acordo com a situação de cada empresa. Isso porque, muitas vezes, ações consideradas simples podem fazer toda a diferença no seu empreendimento. Confira algumas das técnicas utilizadas pelos profissionais:

Assinatura de e-mail

Inserir assinatura nos e-mails corporativos é uma forma fácil de expor sua empresa para um grande número de pessoas. Cada vez que um e-mail for enviado, mais gente terá acesso a informações importantes sobre seu empreendimento, como nome, área em que atua e contato. É importante inserir nesse espaço um link para o site, pois será um caminho direto para o visitante.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para atrair visitantes ao seu site. Por isso, a ideia é marcar presença nas plataformas em que seu público-alvo está e desenvolver estratégias voltadas para esses canais. Mas não basta ter uma página nas redes sociais, é preciso atualizá-la com frequência, pois isso passará confiança aos seguidores.

Tema da moda em pauta

Esta é uma ação que auxilia, inclusive, na definição de pautas, quando a inspiração e a criatividade não ajudam muito. É importante observar o que está sendo comentado em relação à área em que sua empresa atua e publicar conteúdo sobre esses temas em seus canais. Participar dessas discussões faz com que seu empreendimento seja encontrado mais facilmente pelos sites de buscas, por exemplo. Isso porque quando as pessoas procuram pelo tema, haverá mais chances de seu site aparecer no topo da lista dos resultados — desde que bem apoiados em uma boa estratégia de SEO, claro.

Produção de webinars e vídeos tutoriais

Novos usuários podem não entender com facilidade qual é a importância de adquirir seu serviço ou como os produtos devem ser manuseados. Os vídeos são verdadeiros aliados nessa tarefa, pois permitem a explicação de forma prática. Eles são também uma ótima ferramenta para conquistar mais audiência, principalmente aquela parcela de pessoas que aprende melhor assistindo a esses materiais do que lendo textos. Por isso, você também pode investir na produção de conteúdo nesse formato.

Apresentação de cases de clientes

Ainda trabalhando a ideia de credibilidade, as pessoas sentem-se mais seguras ao ver como seus atuais clientes são beneficiados por seus produtos e serviços. Por isso, insira cases que mostram como sua empresa ajudou o cliente, quais as vantagens do que você oferece e a indicação deles, por exemplo. Os cases não precisam ser apenas de empresas grandes e conhecidas. Empreendimentos menores ou pessoas físicas proporcionam credibilidade de forma bastante autêntica.

Conteúdo distribuído nos lugares certos

Produzir conteúdo de qualidade é apenas a primeira etapa do desafio do inbound marketing, uma estratégia cujo objetivo é conquistar e fidelizar clientes. A segunda preocupação é como distribuí-lo nos canais certos para alcançar os clientes e potenciais clientes. Além das principais redes sociais, existem outros espaços que podem ser estratégicos para a empresa divulgar o trabalho, como é o caso dos blogs. Desta forma, é preciso saber onde estão as pessoas que podem ter interesse pelas propostas do negócio e divulgar seu conteúdo nesses lugares. Isso vai certamente gerar mais visitas e divulgar devidamente sua marca.

Conquista do visitante

Grande parte das pessoas que visitaram seu site pela primeira vez não irá retornar. Isso é um fato. Os motivos são variados: pode ser porque não entenderam sua proposta ou simplesmente porque irão esquecer sua marca. Então como evitar isso? O growth hacking consiste em utilizar técnicas de programação que reconhecem quando o internauta vai fechar a página e, neste momento, lança uma proposta para ele, como um convite para assinar sua newsletter ou baixar um material especial.

O growth hacking surgiu como uma alternativa para pequenas empresas e startups driblarem as possíveis dificuldades na realização de campanhas que exijam grandes investimentos, permitindo que elas consigam alcançar de forma rápida e eficaz seu principal objetivo: o crescimento. Afinal, qual empreendedor não sonha com o sucesso do seu negócio? Então não perca tempo e alinhe já o marketing à área tecnológica e conquiste o sucesso tão almejado! Faça growth hacking!


Tópicos: