Marketing de Conteúdo

Cinco tendências de marketing para as redes sociais

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As redes sociais modificaram os relacionamentos interpessoais, tornando-se cada vez mais influentes não só no campo social, mas também no corporativo. Essa presença on-line e a colaboração estimulada nessas plataformas são um verdadeiro gerador de oportunidades para negócios de diferentes portes e segmentos, devido ao consumo e compartilhamento diário de informações sobre as mais diversas temáticas. Com o objetivo de aproveitar melhor tais possibilidades, as estratégias de marketing foram adaptadas à essa realidade virtual.

De olho nas tendências para as redes sociais

Acompanhar as mudanças relacionadas ao comportamento das pessoas nesses canais passou a ser tarefa obrigatória para todos os que desenvolvem estratégias direcionadas a eles. É preciso compreender o que está acontecendo, quais ações são bem recebidas e quais ferramentas são mais utilizadas para conseguir otimizar os resultados. A análise dessas informações proporciona inúmeros benefícios e ajuda na elaboração de um planejamento estratégico de sucesso, devidamente alinhado às metas estabelecidas. Para auxiliá-lo nessa tarefa, selecionamos cinco tendências que merecem bastante atenção. Confira!

1- Conteúdo mantém o reinado

As redes sociais são importantes para dar mais visibilidade a uma marca, além de facilitar a aproximação entre ela e os consumidores. Mas é importante ter cuidado com as publicações nesses espaços, sendo fundamental planejar cada ação e, assim, garantir que seu material seja relevante para os seguidores, até porque o conteúdo continua sendo peça-chave nas estratégias de marketing. Por isso, não deixe de investir em uma boa produção também para esses canais.

Outro aspecto a ser considerado é a linguagem utilizada. É importante que as publicações estejam adequadas tanto à sua área de atuação quanto ao perfil do público-alvo. Uma empresa que trabalha com moda jovem, por exemplo, não pode se comunicar da mesma forma que uma indústria de construção civil. Além disso, cada rede social tem suas particularidades e seu material deve adaptar-se a elas. Isso aumenta as chances de haver interação com a página e impede que sua mensagem não alcance sua audiência certa ou seja ignorada.

2 – Tempo certo (right time) X tempo real (real time)

Publicações instantâneas estão perdendo espaço para aquelas que visam a construção de um relacionamento com o consumidor. Em outras palavras, mais do que apenas bombardear os seguidores com materiais diversos, é preciso produzir posts perfeitos e divulgá-los no momento mais oportuno. Essas informações são obtidas por meio de uma análise mais complexa que considera desde os horários em que normalmente ocorre maior engajamento até o comportamento do público nessas plataformas. É isso que vai permitir o desenvolvimento de conteúdo personalizado, oferecendo o que as pessoas esperam na hora mais adequada para elas. Lembre-se: tempo real não significa momento ideal.

3 – Necessidade de patrocinar posts

Paralelamente, é preciso prestar atenção em outro aspecto: os algoritmos. Por mais que o conteúdo ideal seja disponibilizado no período certo, ele pode passar despercebido por conta dessas configurações, que estão em constante alteração. Isso significa que está cada vez mais difícil alcançar os próprios seguidores e, para fazer com que sua mensagem seja de fato entregue, uma alternativa é patrocinar os posts. Facebook¹, Twitter², Instagram³, Pinterest⁴ e Vine⁵ já estão adaptando-se a esta realidade e, assim, lançando novas formas de publicidade.

4 – Um espaço para priorizar o relacionamento com o público

Diante da exigência cada vez maior dos consumidores, é necessário criar um relacionamento menos automatizado. Reclamações nesse sentido são comuns em relação a algumas lojas físicas, por exemplo, e a ideia é reverter isso com as redes sociais. As ações nessas plataformas devem ter cunho mais humanizado e valioso, incentivando o uso desses espaços, estimulando o diálogo com os usuários e garantindo a aproximação da marca com eles. Para isso, é interessante fugir da formalidade e responder o mais rápido possível quando solicitado. Esses ambientes são verdadeiros aliados para melhorar e diferenciar a imagem da empresa perante os concorrentes.

5 – Os dispositivos móveis e a importância social

O aumento de dispositivos móveis proporcionou o crescimento da presença nas redes sociais, as quais foram otimizadas para acompanhar essa nova realidade. Por isso, os diversos conteúdos devem ser adaptados para estimular a interação com os clientes e potenciais clientes de forma dinâmica. É preciso aproveitar esse movimento para desenvolver materiais atrativos, que se destaquem em meio ao grande volume de conteúdo gerado para essas plataformas. Só assim será possível chamar a atenção desse público cada vez mais exigente e conectado.

Fique atento a esses aspectos e otimize os resultados nas redes sociais. A relação com seus seguidores é fundamental para que a imagem do seu negócio seja positiva e mais pessoas se interessem por ele.

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário ou entre em contato conosco! Nós estamos à disposição para ajudar!

¹ Facebook

² Twitter

³ Instagram

⁴ Pinterest

⁵ Vine

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