A relação entre gestão do conhecimento e marketing de conteúdo

A relação entre gestão do conhecimento e marketing de conteúdo

Gestão do conhecimento e marketing de conteúdo são dois conceitos que devem estar presentes no dia a dia de qualquer empresa. Isso porque ambos são desenvolvidos a partir de uma das principais exigências do consumidor: a oferta de valor. A ideia é, portanto, utilizá-los em conjunto para compartilhar estrategicamente o know-how corporativo e, assim, conquistar e fidelizar o público-alvo, transformando a marca em uma referência no mercado. Dessa forma, ao construir uma estratégia de marketing de conteúdo com base na gestão do conhecimento (GC), as chances de os resultados serem mais efetivos são bem maiores. Quer saber como tudo isso funciona? Então vamos lá!

Primeiro, é preciso entender que o conhecimento é a base das duas áreas. Ele é organizado e distribuído da melhor forma para que as empresas apresentem um bom desempenho, e isso inclui desde o aprimoramento das técnicas utilizadas no trabalho até a forma como elas se relacionam com o público-alvo. Mas você sabe exatamente de que conhecimento estamos falando? Trata-se daquele produzido pelos funcionários, gestores, clientes e fornecedores dentro do próprio negócio. Complicou? Calma, você vai entender direitinho com o exemplo a seguir.

Imagine a rotina de uma loja de sapatos. Diariamente são realizados diferentes processos, como organização do estoque, atendimento ao cliente, organização das vitrines, contato com fornecedores, gestão do fluxo de caixa e assim por diante. Em cada uma dessas atividades, as equipes aprendem formas mais eficientes de trabalho considerando a realidade da empresa e, assim, conseguem otimizar os resultados. Em outras palavras, a imersão na rotina da loja gera um conhecimento essencial sobre seu funcionamento nos mais diferentes setores.

Por isso que o colaborador mais experiente sabe como abordar da melhor forma os clientes, como deixar a vitrine mais atrativa para o público-alvo ou qual organização do estoque é realmente eficaz para o trabalho de quem o utiliza, por exemplo. Quando esse conhecimento é reunido e direcionado para as pessoas certas, os processos dentro da loja são otimizados e inovados. E esse princípio se aplica a todos os tipos de negócio, permitindo o trabalho em conjunto das áreas.

A gestão do conhecimento na rotina empresarial

Acontece que, na maioria dos casos, esse know-how fica restrito a algumas pessoas ou esquecido no meio das atividades desempenhadas diariamente. Como consequência, quando funcionários estratégicos se ausentam, ou mesmo saem da empresa, todo esse conhecimento se perde e o negócio deixa de se beneficiar com ele, podendo ocorrer grandes prejuízos. Essa é uma das questões que a gestão do conhecimento busca resolver ao reunir informações corporativas importantes e compartilhar com aqueles que necessitam. Isso fica bem claro neste vídeo, olha só:

Esse aspecto é, inclusive, trabalhado de diferentes formas pela gestão do conhecimento, o que envolve tanto o uso de sistemas para centralizar os dados e dar um significado a eles, tornando-os informações estratégicas, quanto a realização de cursos e treinamentos corporativos para que colaboradores possam se atualizar em relação às novidades da área e aperfeiçoar o método de trabalho. Isso mesmo! A educação corporativa também é parte da GC, afinal, antes de oferecer qualquer curso para as equipes, é preciso conhecer as reais necessidades para que se alcancem resultados positivos.

Utilizando nosso exemplo da loja de sapatos, imagine que se trata de uma rede com filiais em toda a cidade. Cada uma dessas unidades está ligada por meio de um software atualizado diariamente com as informações sobre vendas, trocas, compras de mercadoria e controle do estoque. A partir daí, os gestores conseguem entender quais mercadorias têm mais saída e o retorno que cada uma delas proporciona, de modo que é possível compreender os processos da empresa e as especificidades de cada unidade, compartilhar o conhecimento adquirido e, assim, desenvolver um plano de ação mais eficiente.

Ou seja, as informações geradas são riquíssimas para a expansão do empreendimento como um todo. Você pode entender melhor sobre esse assunto com o nosso e-book. Confira!

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E o marketing de conteúdo?

Bom, para compreender melhor como o marketing de conteúdo entra nessa história, é preciso retomar o conceito dessa estratégia. Conforme já explicamos em outros posts, ela corresponde à entrega de conteúdo de valor para os potenciais clientes com o objetivo de educá-los sobre o que você oferece. Mas é preciso ter atenção. Não se trata de uma propaganda direta da marca, mas da difusão de conhecimento. Na prática, significa desenvolver materiais de qualidade (posts, infográficos, podcasts, e-books, vídeos) e divulgá-los em diferentes plataformas (blogs, site, redes sociais), de acordo com a estratégia desenvolvida.

O marketing de conteúdo permite trabalhar o relacionamento com os clientes desde a primeira vez que acessam os canais digitais da marca até o pós-venda, garantindo que estejam satisfeitos com o serviço a ponto de ajudar na divulgação da empresa. Dessa forma, a estratégia vai além da simples publicação de materiais informativos: todo o conteúdo vai servir como porta de entrada para os clientes chegarem até sua marca e, mais tarde, serem verdadeiros embaixadores dela. É por esta razão que cada ação deve ser planejada e acompanhada cuidadosamente por profissionais para proporcionar o retorno esperado.

Dentre as vantagens de aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa, podemos citar o bom ranqueamento nos sites de buscas, o que proporciona maior visibilidade para a marca, facilidade de alcançar aqueles que realmente têm interesse no que você oferece (pois não é a empresa que vai até o público-alvo, mas ele que vai até a empresa quando precisa de determinada informação) e mais chances de fidelização dos clientes, porque a marca torna-se uma referência no mercado.

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Como unir a gestão do conhecimento e o marketing de conteúdo

Em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, a primeira pergunta a ser feita é: que tipo de conhecimento os clientes buscam? É a partir daí que toda a estratégia é desenvolvida, suprindo a demanda deles por essas informações e atraindo-os cada vez mais para o seu negócio. Dessa forma, você vai explicar como sua área funciona, atualizá-los sobre as novidades, mostrar como seus potenciais clientes podem resolver os problemas que têm e explicar por que sua solução é a melhor para eles, por exemplo. Mas a questão é: onde encontrar essas informações? É neste momento que o marketing de conteúdo recebe ajuda da gestão do conhecimento.

Como dissemos, toda empresa produz conhecimento e com a GC é possível aproveitá-lo em diferentes situações: desde o planejamento estratégico até as ações de marketing. Isso significa que a sua empresa vai compartilhar estrategicamente o próprio conhecimento com os potenciais clientes. E tem mais: o gerenciamento desse conhecimento vai oferecer à equipe de marketing informações fundamentais sobre os clientes, permitindo que a empresa os conheça melhor e entregue a eles o que realmente interessa.

Vamos exemplificar. Na rede de lojas de sapatos que utilizamos como exemplo, a equipe de vendas recebe diariamente dados sobre os clientes: o que compraram, pelo que se interessam, o que precisam, quais são os seus hábitos, a faixa etária e até o tipo de conteúdo que preferem. Essas informações são riquíssimas para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de sucesso, focando cada detalhe no consumidor. Você pode entender melhor sobre essa relação entre vendas e marketing com o e-book que produzimos sobre o tema:

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Então vem a segunda parte desse relacionamento entre a gestão do conhecimento e o marketing de conteúdo: a produção de materiais. A empresa tem um amplo conhecimento sobre calçados, como os tipos mais confortáveis, os cuidados necessários para que os produtos tenham durabilidade ou como combinar corretamente o calçado com a roupa para ter o look perfeito. Tudo isso é administrado na GC e pode ser traduzido na forma de conteúdo para os consumidores, de modo que eles tenham acesso a todas as informações sobre o universo dos calçados.

Gestão do conhecimento e  marketing de conteúdo: a aplicação prática

Obviamente, cada ação desenvolvida exige bastante cuidado e análises de especialistas para que a informação certa seja entregue de forma correta e, assim, a parceria entre gestão do conhecimento e marketing de conteúdo realmente dê certo. Para deixar ainda mais claro como funciona essa relação, vamos mostrar alguns passos essenciais na aplicação desses dois conceitos na realidade corporativa:

  1. Imersão na realidade do cliente: o primeiro passo é compreender profundamente os contextos internos e externos de uma empresa. Isso significa estudar todo o funcionamento dela, com foco nos produtos e serviços, e analisar como a marca está inserida no mercado. Esse processo é fundamental para conhecer o negócio, o público-alvo, os concorrentes e, assim, desenvolver um plano de ação eficiente e que proporcione resultados práticos.
  2. Desenvolvimento do planejamento estratégico digital: depois, é indispensável elaborar o planejamento estratégico digital, apresentando a situação atual da marca e identificando os aspectos em que é possível melhorar. Nele, devem ser explicados como as ações serão colocadas em prática, destacando quais materiais serão produzidos e que plataformas serão utilizadas.
  3. Marketing de conteúdo e inbound marketing: com a aprovação do plano digital, é hora de colocarmos a estratégia de marketing de conteúdo em ação, produzindo o conteúdo e integrando-o à estratégia de inbound marketing, responsável por entregar o material exatamente onde seus potenciais clientes estão. Assim, eles recebem o conteúdo certo no momento mais adequado e nas plataformas em que marcam presença.
  4. Mensuração dos resultados: por fim, é preciso avaliar os resultados alcançados com as ações, acompanhando-os periodicamente. Para isso, pode-se utilizar ferramentas, como o Google Analytics, que permitem uma análise precisa e em tempo real. Dessa maneira, é possível adaptar o que for necessário para proporcionar resultados cada vez melhores para o empreendimento.

Gestão do conhecimento e marketing de conteúdo são estratégias que, quando realizadas corretamente e em parceria,  fazem sua empresa decolar de uma forma que você nem imagina! E são resultados práticos, facilmente observados nos relatórios. Por isso, conte com uma equipe especializada e aplique esses conceitos no dia a dia da sua empresa. E não se esqueça de que pode contar com a gente nesse desafio. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa!

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