Gestão do Conhecimento

Entenda a relação entre gestão do conhecimento e inovação

gestão do conhecimento e inovação

Desenvolver uma cultura inovadora no ambiente corporativo é um dos grandes desafios na atualidade. Afinal, com a globalização do mundo e o consequente aumento das exigências dos consumidores, esse processo tornou-se obrigatório para que seja possível garantir um espaço num mercado tão competitivo. E sabe qual é um dos elementos-base para a formação de um ambiente inovador? O conhecimento. Ele é o responsável por facilitar a percepção de novas possibilidades. É por esse motivo que gestão do conhecimento e inovação estão intrinsecamente ligados. Mas vamos explicar melhor.

Antes de nos aprofundarmos mais na relação entre gestão do conhecimento e inovação, é importante entender o que cada uma delas significa. Diante disso, precisamos entender, por exemplo, o conceito de inovação. Você sabe o que essa palavra significa? Então, ela corresponde à obtenção de sucesso a partir da exploração de novas ideias. Isso não quer dizer que é necessário criar um produto totalmente novo. Muitas vezes trata-se apenas de aprimorar algo que já existe ou mesmo apresentar algo diferente para determinada comunidade, mas que já existe em outro lugar. De modo geral, existem três possibilidades de inovação: a de produto, a de processo e a de modelo de negócios. Entenda:

  • Inovação de produto: caracteriza-se pela mudança de atributos de um produto. A partir disso, ele começa a ser percebido de forma diferente pelos consumidores.
  • Inovação de processo: trata-se de promover uma mudança no processo de produção, proporcionando benefícios para a empresa (otimização do tempo, aumento da produção, maior faturamento). Essa mudança, entretanto, não impacta necessariamente no produto final.
  • Inovação de modelo de negócio: neste caso, a mudança ocorre na maneira como o produto ou o serviço é oferecido no mercado. Desta forma, não precisa alterar o produto ou como ele é produzido.

A Amazon¹, gigante norte-americana conhecida por ser pioneira na venda de produtos pela internet, é um bom exemplo de empresa inovadora. Isso porque ela foi uma das primeiras a desenvolver e estimular a produção de e-books², inovando tanto o produto livro em si, como colocando no mercado um novo produto para a leitura nesse formato, o Kindle³.

Mais tarde ela também mudou em seu modelo de negócio, acrescentando um novo serviço à sua linha de produtos: o de assinatura de livros, denominado kindleunlimited⁴. Assim, as pessoas ganharam a possibilidade de ter acesso ilimitado aos e-books vendidos pela empresa, pagando uma taxa mensal para isso.

A gestão do conhecimento no ambiente corporativo

Apesar disso que falamos, o desenvolvimento de boas ideias, como aconteceu na Amazon, exige o domínio de vários assuntos relacionados aos processos corporativos. Apenas com o conhecimento preciso do que acontece no ambiente interno (atividades e procedimentos) e externo (mercado e público-alvo) pode-se sugerir melhorias coerentes com a realidade do negócio, o mercado no qual atua e o planejamento estratégico definido pela gestão. É por isso que a aplicação da gestão do conhecimento — ou simplesmente GC— proporciona uma importante vantagem competitiva no mercado.

Para você entender melhor, imagine o dia a dia de uma empresa. Diariamente inúmeras informações passam por cada um dos setores e nos mais diversos níveis hierárquicos, certo? Tudo isso é produzido em conjunto, ou seja, por aqueles que participaram de alguma forma das atividades e isso inclui os gestores, os colaboradores e mesmo os clientes. Quando organizadas e analisadas de forma adequada, pode-se aprender bastante sobre o andamento dos negócios e obter respostas para o aperfeiçoamento e a consequente expansão deles. Desta forma, são extremamente valiosas em qualquer organização.

O problema é que nem todo empreendimento consegue dar conta desses dados e tirar o melhor proveito deles, o que acaba prejudicando o fluxo de tarefas. E é nesse aspecto que a GC vai atuar, administrando e direcionando todo o conhecimento dentro de uma empresa, para que cheguem nas pessoas certas e no momento certo. Para isso, a implementação dessa disciplina envolve uma análise profunda da história da empresa, das atividades nela desenvolvidas e da relação com o mercado, além de contar com sistemas elaborados especialmente para este fim.

Mas antes de tudo é preciso entender que a gestão do conhecimento trabalha com dois importantes conceitos (muitas vezes utilizados como sinônimos):

  • Dados: registro de todas as transações realizadas. A administração correta deles é essencial para gerar informações relevantes para a empresa.
  • Informações: mensagem cujo objetivo é mudar a forma como o destinatário vê algo. São, portanto, dados aos quais foram associados algum significado.

Ok, mas e o conhecimento? Bom, de acordo com os preceitos da GC, ele é constituído por informações estruturadas que geram um importante aprendizado sobre determinado aspecto. Esse elemento é essencial tanto para auxiliar os gestores em decisões estratégicas quanto para que os colaboradores saibam qual é a melhor forma de agir diante de qualquer dificuldade ou mesmo aprimorem os produtos e os processos de produção. E neste ponto, voltamos para a relação entre gestão do conhecimento e inovação.

Gestão do conhecimento e inovação

O sucesso da gestão do conhecimento no processo de inovação depende do envolvimento de todos (não apenas os gestores) na prática. É muito importante que cada um dos profissionais entenda a importância da disciplina e se comprometa com o compartilhamento de informações e de conhecimento. Isso vai servir de base para a compreensão exata sobre o que a empresa faz, como faz e quais são as possibilidades de aperfeiçoar os processos da melhor forma, garantindo os resultados tão sonhados.

Mas lembre-se: trata-se da distribuição estratégica desse conhecimento, ou seja, não deve ser realizado de qualquer forma. Assim, um profissional com mais experiência pode fazer um treinamento para a equipe com o objetivo de compartilhar suas habilidades e adequar o trabalho do departamento à realidade da empresa, por exemplo. E os gestores podem utilizar o know-how de determinado departamento — construído a partir das capacidades teóricas e práticas, somadas à experiência — para decisões mais estratégicas e certeiras sobre o futuro da organização. Tudo isso é a base da inovação.

Amplie a capacidade de renovar e aperfeiçoar o seu negócio investindo na gestão do conhecimento. Se tiver alguma dúvida sobre a relação entre gestão do conhecimento e inovação, entre em contato com nossa equipe. Estamos prontos para avaliar a realidade da sua empresa e indicar as melhores alternativas. Confira também nosso e-book e descubra mais sobre a importância e benefícios da GC.

¹ Amazon

² Amazon

³ Amazon

Amazon

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