Marketing de Conteúdo

Saiba como fazer um planejamento de conteúdo para blog corporativo

Planejamento de conteúdo para blog corporativo

Para fazer o planejamento de conteúdo para blog corporativo é preciso, antes de tudo, definir os objetivos para este canal. Eles precisam estar alinhados a uma estratégia mais ampla de marketing de conteúdo, que envolva outras frentes de atuação e outros meios de fazer seu conteúdo chegar até as pessoas. 

Esse entendimento é necessário não apenas por questão de método, mas porque produzir conteúdos exige uma ampla série de esforços. Tudo começa com o planejamento, passa pela criação das pautas até a definição dos critérios de divulgação e para quais materiais ricos este conteúdo vai ser encaminhado. Afinal, o objetivo final é captar leads, não é mesmo?

Para não ter dúvidas sobre o passo a passo a ser seguido, preparamos este artigo bem didático para você. Acompanhe e saiba como fazer o blog da sua empresa ser um canal eficaz de captação, conversão e qualificação do seu público!

Os passos do planejamento de conteúdo para blog corporativo

O planejamento de conteúdo para blog corporativo envolve as seguintes etapas: definição dos objetivos, desenvolvimento das pautas para artigos, estruturação de materiais ricos para captação de leads, produção dos textos e divulgação. Não se trata, claro, de uma organização padrão ou científica do trabalho, mas apenas de um método amplamente utilizado e que dá resultados. E você vai entender por quê! Acompanhe!

Passo 1: definição dos objetivos

Como qualquer trabalho em uma empresa, os objetivos devem estar bastante claros. Captar novos clientes, é claro, é o principal deles, pois trata-se de de uma expectativa natural quando falamos em marketing de conteúdo. 

Contudo, há vários caminhos a serem seguidos. Você pode usar o blog para promover seu portfólio, intensificar a sua marca, defender determinada causa que seja relevante para sua política empresarial, informar seu público ou apenas manter a sua base de clientes. Para cada objetivo, o conteúdo muda. Também é possível trabalhar todas essas coisas ao mesmo tempo. 

Passo 2: desenvolvimento das pautas

A definição das pautas precisa obedecer ao interesse do seu público-alvo e também estar alinhada aos objetivos definidos na primeira etapa. Para você entender melhor, vamos observar alguns exemplos! 

Imagine que o tema ambiental seja importante para sua empresa e que o objetivo do blog é destacar as ações que colocam o seu negócio como uma companhia preocupada com a sustentabilidade. A intenção é transmitir aos potenciais clientes esse posicionamento e, assim, agregar valor à marca e aos produtos.

Neste caso, algumas pautas podem estar relacionadas ao uso consciente da água, às estratégias de separação de resíduos e redução do desperdício, bem como a respeito do papel da indústria na promoção de uma rotina ambiental mais responsável no dia a dia produtivo.

Em meio a esses conteúdos, alguns textos podem tratar do que a empresa efetivamente faz para pôr em prática essa política ou a forma como o produto auxilia o meio ambiente com o seu desempenho, além de materiais institucionais a respeito de reconhecimentos e certificações voltadas a este tema.

Note, porém, que nem tudo precisa ser sobre a empresa ― e isso não é uma exclusividade deste exemplo e dessa temática, mas uma característica que deve ser comum a qualquer blog corporativo. O objetivo deve ser produzir um conteúdo que seja interessante para o leitor. 

Afinal, o blog não é e nem deve ser a mesma coisa que a aba “quem somos” do site. Aqui, o foco precisa ser o seu público-alvo, atendê-lo, levar informações úteis e curiosas a ele, educá-lo e informá-lo.

Passo 3: estruturação de materiais ricos

É interessante que o blog sirva como um centralizador de materiais ricos, bastante adequados para a captação de leads. Portanto, junto aos artigos, é importante adicionar uma chamada para ação (CTA, na sigla em inglês). Este CTA nada mais é que um recurso que, como o nome diz, convida o leitor a fazer algo.

Este “algo” pode ser entrar em contato, visitar o site ou assistir a um vídeo. Contudo, o mais indicado é que ele conduza a uma landing page onde o usuário deixará seus dados de contato em troca de um material rico. Basicamente, um material rico pode ser um infográfico, um e-book ou qualquer outro conteúdo pertinente ao seu público.

Quanto mais qualificadas forem as pautas e os textos do blog, mais os leitores vão se sentir estimulados a conhecer mais do que você tem a oferecer. Logo, é essencial que estes materiais ricos sejam igualmente bem elaborados e úteis. Isso é fundamental para que as etapas seguintes do funil de vendas sejam eficazes. 

Naturalmente, esses materiais ricos precisam ser complementares aos artigos do blog. Suas informações têm de seguir os mesmos critérios estabelecidos para a definição das pautas para os artigos. Então, não é interessante que sejam meramente folders promocionais, materiais institucionais ou de propaganda. Aqui, a relevância do conteúdo é ainda maior.

Passo 4: produção dos textos

Produzir um bom texto é uma etapa fundamental no planejamento de conteúdo para blog corporativo. Ele envolve não apenas uma escrita agradável, mas também a observação de determinados critérios fundamentais para rankeamento na rede e para uma leitura mais fluida e prazerosa dos materiais ricos.

Assim, um pleno domínio da norma padrão da língua portuguesa é essencial. Mas não só isso: a escrita deve ser correta, mas acessível. Termos técnicos precisam ser explicados e estrangeirismos têm de ser usados dentro de um contexto. Ser didático e claro é sempre o melhor caminho.

Além disso, as técnicas de SEO precisam ser respeitadas, caso o canal queira alguma relevância no mundo virtual. Desse modo, a definição de palavras-chaves, a inclusão de hiperlinks, o cuidado com o tamanho do texto e a preocupação em deixá-lo leve, com alguns tópicos e boas divisões de subtítulos, são requisitos necessários.

Passo 5: divulgação

Depois de tanto empenho e dedicação, logicamente é crucial divulgar toda a produção, consequência do intenso trabalho de planejamento de conteúdo para blog corporativo. A divulgação pode acontecer de diversas maneiras. A mais efetiva, sem dúvida, é o e-mail marketing

Com base no contato que as pessoas deixaram para baixar os materiais ricos disponibilizados, a sua empresa envia novos conteúdos de maneira a levá-las adiante na jornada de compra. A cada mensagem, os conteúdos podem ser mais diretos sobre o seu negócio e as soluções que você oferece, até que chegue o momento da venda. Ao chegar a este ponto, o contato passa a ser mais direto.

Para alcançar o público que ainda não acompanha seus canais, apostar nos links patrocinados via Google Ads e no impulsionamento de posts nas redes sociais pode gerar resultados bastante satisfatórios! A presença nas redes, aliás, é indicada, mas é preciso ir além de apenas estar lá e realmente investir para que você seja notado. Só assim é que as chances de alcançar seus futuros leads nestes canais tornam-se relevantes. 

Como dar fôlego ao blog corporativo

Como você pôde perceber, o planejamento de conteúdo para blog corporativo envolve ações que vão além da escrita de artigos. Sem objetivo e método, os resultados talvez não aconteçam conforme o esperado. Assim, você pode cair no erro de pensar que o problema está no blog ou na falta de eficiência desse tipo de canal. Porém, na realidade, a falha estava o tempo todo na maneira de pôr tudo em prática.

Seguir os passos que apresentamos aqui, então, é o básico para colher bons resultados. Lembre-se, também, que estamos falando de conquistar pessoas qualificadas por meio de conteúdos relevantes. Ações virais, além de terem baixo potencial de conversão, demandam outro tipo de esforço. Da mesma forma, transformar o blog em um simples canal de propaganda institucional também é uma decisão que leva a outros caminhos, diferentes dos propostos aqui.

Quer entender melhor como o planejamento de conteúdo para blog corporativo pode ser enriquecedor para suas ações de comunicação? Então entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliá-lo. Em caso de dúvidas sobre o que falamos neste artigo, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite, ainda, para compartilhar este texto com seus colegas!

Tópicos: