Marketing de Conteúdo

Call-to-action (CTA): essencial ao marketing digital

Call-to-action (CTA)

Ao nosso redor nos deparamos com diversos símbolos que nos indica o que devemos fazer. É o caso da sinalização de trânsito (a placa “pare”, por exemplo), as plaquinhas “puxe” e “empurre”, geralmente colocadas nas portas dos estabelecimentos, e assim por diante. Isso também existe na internet. Já reparou que em alguns sites e blogs existem indicações para as pessoas clicarem em botões que as induzem a fazer algo? Essas ferramentas, conhecidas como call-to-action (CTA – em português, chamada para ação), são muito importantes nas estratégias digitais, pois direcionam os visitantes a fazerem algo que a empresa gostaria.

Por exemplo: elas levam o público de um site a assinar a newsletter, a fazer o download de algum material, a obter mais informações sobre um serviço ou mesmo a entrar em contato. Isso quer dizer que os CTAs funcionam como uma ponte entre o público e o objetivo do negócio. Por isso, eles devem apresentar uma única chamada: aquela referente à proposta de valor em questão. E claro, o texto deve variar de acordo com a estratégia da marca.

Para entender como funcionam na prática, convencendo os visitantes a clicarem conforme solicitado, é preciso falar antes sobre um princípio importante do marketing referente ao comportamento das pessoas desde o momento em que acessam um site até o que realizam a ação. A ideia é semelhante à proposta pela jornada do consumidor e é formada por quatro etapas:

  1. Atenção: momento em que a atenção exclusiva da audiência é conquistada e as pessoas continuam navegando pelo site;
  2. Interesse: a pessoa desenvolve uma primeira impressão positiva sobre o que está olhando e busca por mais informações;
  3. Desejo: a oferta é avaliada com mais cuidado, considerando as características e os benefícios que ela proporciona para garantir que atenda às necessidades;
  4. Ação: a oferta é considerada vantajosa e a ação é executada.

Os CTAs têm um papel fundamental nas duas primeiras fases, cuja duração é de segundos. Assim, eles podem assumir três formas principais, escolhidas conforme for mais sensato para cumprir a missão estabelecida:

  • Botões: este é o tipo mais frequente nas páginas iniciais de um site e normalmente estão visíveis logo no início, sem que haja a necessidade de rolar a página para visualizá-los. Eles são uma ótima foma de facilitar a ação, como no caso os formulários ou para levar os visitantes a uma segunda página.
  • Banner: modelo bastante utilizado em blogs, redes sociais e anúncios. Nesses casos, é necessário ter mais cuidado com o contexto, pois nem sempre a ferramenta é acompanhada por um texto externo, ou seja, nem sempre recebe o apoio de um post de blog, por exemplo. Por esta razão, o CTA precisa ser autoexplicativo.
  • Links em texto: esse formato é muito importante para o SEO por construir os links internos. Embora eles lembrem automaticamente os textos de sites e blogs, é possível utilizá-los em outros ambientes, como e-mails e e-books.

Dicas para desenvolver um CTA de sucesso

Como vimos, uma empresa tem apenas alguns segundos para conseguir chamar a atenção em seu site, desta forma, é preciso considerar os aspectos que fazem toda a diferença nos resultados de um CTA:

  • O tamanho em relação a outros elementos;
  • A posição em que ele aparece;
  • A composição das cores, se está em harmonia com o restante da página;
  • A quantidade de CTAs disponibilizados;
  • Outros elementos que apontam para a ferramenta.

Com essa relação em mente, agora vamos falar mais especificamente dos três principais elementos para o sucesso dessa ferramenta:

Texto

Este é um dos principais responsáveis por despertar o interesse das pessoas pelo que está sendo oferecido e, por esta razão, é preciso que seja atrativo e interessante. Sendo assim, é importante apresentar os benefícios e mostrar ao visitante o que deve ser feito. É indicado que o texto seja curto e claro, apenas com o necessário para explicar o valor do que está sendo proposto. Uma boa dica é iniciar com verbos no imperativo ou no infinitivo e ser específico.

Utilizar palavras como “hoje” e “agora” criam a sensação de urgência e de facilidade para executar a ação. Os números também são elementos eficazes para mostrar de forma concreta por que o público deve fazer o que você propõe (por que vale a pena baixar seu infográfico, por exemplo?). Para finalizar, uma dica óbvia, mas muitas vezes ignorada: ofereça algo de valor. Lembre-se de que o público só vai clicar no CTA se for do interesse dele.

Posição

Uma das vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de utilizá-la em vários canais, como nos sites, blogs, conteúdo no formato PDF e mesmo nas redes sociais. Mas essa maleabilidade só fará sentido se os CTAs forem combinados adequadamente com o objetivo do material em que eles forem disponibilizados. Por exemplo: se você elaborou um texto no blog visando atrair mais audiência e aumentar a base de leads, é indicado um CTA que leve os visitantes a assinarem a newsletter. Mas se a página fala sobre seu produto ou serviço, o interessante é apresentar uma forma fácil e rápida de solicitar o orçamento.

Desta maneira, conhecer a jornada do consumidor é indispensável. Isso porque cada fase do processo exige um material específico, direcionado para as necessidades do público naquele momento. Daí a importância de conhecer as personas e, consequentemente, os problemas que elas precisam resolver.

Composição

Trabalhar com os elementos visuais (cores, imagens, tamanho e setas) é fundamental para desenvolver um design atrativo. Quando avaliamos um site ou qualquer outro material, todos os elementos acabam concorrendo entre si pela atenção dos visitantes. Por isso, para que  o CTA consiga se sobressair, é indicado que ele seja elaborado com cores que contrastem com os outros elementos. Outra dica é inserir imagens, pois elas proporcionam um destaque maior, atraindo o olhar das pessoas.

Uma boa estratégia de marketing digital precisa orientar a audiência para para os objetivos da empresa. Por isso, aproveite nossas dicas e projete os CTAs dos seus canais on-line com mais eficácia. Você verá a diferença nos seus resultados! E se tiver mais alguma dúvida ou sugestão sobre o tema, deixe um comentário!

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