Marketing de Conteúdo

Cinco dicas para produzir um bom conteúdo para as redes sociais

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Que as mídias sociais revolucionaram a forma pela qual as pessoas se comunicam e se relacionam não é novidade para ninguém. Constantemente, porém, elas recebem atualizações e oferecem novas possibilidades aos usuários, fato que exige atenção, inclusive, das empresas, que podem utilizá-las como uma via de comunicação com seu público. Por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é produzir conteúdo para as redes sociais.

Como parte do processo para atuar nessas plataformas, o planejamento estratégico faz-se necessário. Não basta criar uma página corporativa sem que as ações sejam pensadas e realizadas corretamente, pois os resultados podem não ser bons, contribuindo para a construção de uma imagem negativa da marca. É preciso atentar-se a diversos aspectos que englobam desde o conhecimento profundo das pessoas que se deseja alcançar até as peculiaridades de cada rede, a fim de gerar maior engajamento do público certo.

Ao oferecer informações completas, corretas e adequadas, é possível estabelecer-se como referência em sua área de atuação. Mas o fato é que nem sempre é fácil produzir material para essas plataformas, considerando o espaço limitado e as características de cada uma. Por isso, selecionamos cinco dicas para ajudar na produção de conteúdo para as redes sociais da sua empresa. Confira!

1 – Identifique sua audiência

O primeiro passo para a produção de qualquer texto é identificar a quem ele é destinado. Apenas com essa informação é possível produzir o conteúdo adequado, aumentando as chances de engajamento. No marketing, definir as personas, perfis de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, ajuda a conhecer com quem queremos falar, considerando hábitos, valores, profissão, hobbies, escolaridade, necessidades e interesses, por exemplo. Isso permite oferecer aos consumidores o que realmente esperam.

2 – Fale a língua dos seus seguidores

A linguagem utilizada nas redes sociais precisa ser adaptada aos clientes e potenciais clientes para que tenham e mantenham interesse no que você produz e possam compreendê-lo corretamente. Basta pensar que um estudante de ensino médio não fala, nem age da mesma forma que um economista, de modo que o vocabulário e a postura utilizados são diferentes para cada um deles. Comunicar-se de maneira errada pode colocar toda uma estratégia por água abaixo.

3 – Distribua o conteúdo adaptado para cada rede social

Cada rede social possui características específicas. Por isso, é preciso desenvolver materiais que respeitem as diferenças desses espaços. Esse cuidado fará com que eles sejam entregues da melhor forma para os seguidores que, assim, terão um engajamento maior. Utilize fotos, vídeos e outras alternativas para otimizar sua produção e torne-as atrativas em todas as plataformas.

4 – Identifique os posts com melhor desempenho

Em ações direcionadas para as redes sociais, é importante produzir vários tipos de materiais e observar como sua audiência reage a eles. Acompanhar como as pessoas estão recebendo as publicações de sua marca e em quais horários ocorre um alcance orgânico maior permite saber  onde os investimentos devem ser focados, prestigiando aquilo que de fato interessa a seus seguidores.

A forma mais eficaz para obter esses dados é simples: realizando testes. Por isso, produza materiais diferentes e publique em horários diversos até descobrir qual é o mais adequado para alcançar seu público. Muitas vezes um assunto é bom, mas o horário de divulgação não está sendo o mais apropriado.

5 – Invista em formatos diferentes

Sair do tradicional e elaborar materiais em formatos diferentes é uma maneira de transmitir a mensagem sempre de modo inovador, tornando-a mais atrativa para a audiência. Associar textos a vídeos, ilustrações e fotos é uma tática que enriquece seu material, valorizando-o nas redes sociais e possibilitando o alcance de mais seguidores e interessados no assunto abordado.

Uma das principais características das mídias sociais é a possibilidade de uma aproximação maior com o público e isso deve ser aproveitado. Por isso, antes de iniciar qualquer estratégia nessas plataformas, lembre-se que é preciso adotar métodos humanizados, ou seja, que valorizem e estimulem o diálogo. Responda às interações feitas com as páginas do seu negócio e mostre-se sempre disponível para ajudar seus seguidores, pois essas ações auxiliam na construção de uma boa imagem.

Agora é com você! Produza conteúdo certo e adequado para as redes sociais da sua empresa e conquiste mais seguidores engajados com sua marca. Compartilhe conosco sua experiência e, se surgir alguma dúvida, não esqueça de entrar em contato!

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