Marketing de Conteúdo

Por que usar e-books como ferramenta de marketing

O relacionamento entre as empresas e seus clientes passou por várias transformações ao logo dos anos, principalmente com o desenvolvimento da era digital. Mais do que apresentar uma gama de produtos associados a uma boa qualidade, tornou-se necessário que as organizações estivessem presentes no dia a dia do público-alvo, oferecendo conteúdo de qualidade para aproximar e fidelizar essas pessoas.

O marketing desenvolveu algumas técnicas para isso, inclusive já comentadas aqui. Assim, organizações começaram a movimentar sites, blogs e redes sociais com conteúdos relacionados não só às empresas em si, mas também à área na qual atuam, de modo que os interessados encontrassem produtos ou serviços dos quais precisam associados a informações relevantes.

Esse trabalho traz resultados eficazes, entretanto, outras possibilidades podem ampliar o alcance e garantir ainda mais audiência qualificada. A evolução das plataformas digitais abriu espaço para os e-books (livros digitais), proporcionando uma nova forma de leitura. A maior interação, acessibilidade e facilidade na distribuição, quando comparadas aos tradicionais livros impressos, tornam esse material um importante aliado das empresas para construir o valor da instituição.

Alguns empreendedores, porém, ainda não conseguem visualizar a importância desse material nas estratégias de marketing e logo perdem o interesse diante do trabalho que a produção dos livros exige. Embora demandem mais tempo e cuidado, os e-books trazem inúmeros benefícios quando associados a outras técnicas, pois colocam a organização em um patamar superior ao dos concorrentes. Isso porque por meio de um e-book a empresa pode oferecer informações aprofundadas sobre assuntos mais complexos voltados para o campo em que atua e demonstrar o domínio e a liderança exercida no seu mercado.

Para entender melhor, imagine um frigorífico que investe em marketing de conteúdo. Além do site, no qual são disponibilizadas informações importantes sobre a empresa, ela também alimenta um blog corporativo com textos menos densos, frequentes e interessantes para os futuros e atuais clientes. Temas como conservação dos alimentos, dicas para compras e combinações para diferentes pratos são, por exemplo, abordados nesse blog.

Para incrementar essa estratégia, o frigorífico pode investir na produção de um e-book, falando de temas como os diferentes tipos de carnes e cortes e ensinando como aproveitá-los melhor. O material deixa de ser apenas sobre dicas gerais para representar um verdadeiro livro didático, fornecendo um conhecimento mais avançado sobre o produto. Esse material pode ser disponibilizado em landing pages, sendo facilmente compartilhado nas redes sociais e por e-mail de marketing.

O principal benefício dessa tática é a conversão de leads, ou seja, a empresa adquire informações de pessoas interessadas no serviço (clientes em potencial), concedidas em troca do download gratuito do e-book. Isso acontece quando a landing page é bem projetada e convence o público de que vale a pena preencher o formulário em troca do material.

Mas cuidado! Não basta produzir um e-book. O mais importante é oferecer um material de qualidade e bem projetado, que disponha informações relevantes e interessantes apoiadas por um layout prático, funcional e agradável. Afinal, ele é o principal responsável por fazer com que as pessoas lembrem da empresa quando precisarem de seus produtos e/ou serviços ou mesmo os indique para outras pessoas.

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