Inbound Marketing

Google AdWords: como alavancar as vendas e expandir os negócios

Google AdWords

Quem é empreendedor sabe que o conceito de propaganda como alma do negócio vai muito além de uma frase de efeito. Em meio ao turbilhão de alternativas, é fato que o Google AdWords têm despontado como uma das melhores e mais práticas soluções de marketing digital para garantir a efetividade e o crescimento dos negócios. Essa segurança é baseada em um conceito bastante simples: tudo está no Google e, consequentemente, todo mundo está no Google também.

Nos últimos anos, o número de pessoas que incluíram em sua rotina diária o uso de smartphones, tablets e notebooks com conexão à internet aumentou exponencialmente¹. Logo, com o aumento do seu uso, aumentou também o número de pessoas² fazendo buscas no Google por meio destes dispositivos. Desse modo, o Google, por meio de análises comportamentais e de usabilidade, realizou uma série de alterações na plataforma do AdWords ― sua central de marketing e propaganda ― com o objetivo de acompanhar essa evolução e manter o sistema gerando cada vez mais lucro para as empresas, anunciantes e parceiros.

Hoje, o Google AdWords é a mais conhecida e eficiente ferramenta de links patrocinados na internet. Com esse serviço, os anúncios são exibidos em forma de links patrocinados no momento em que o usuário realiza uma busca, esteja ele usando um smartphone, um tablet ou um computador.

E é muito importante você saber de tudo isso porque, na mesma medida em que é fundamental pensar e planejar a rentabilidade da empresa, é também necessário que as marcas se preocupem com os investimentos que precisam ser feitos para garantir o crescimento sustentável de suas operações.  Nesse contexto, o investimento em marketing digital surge como uma alternativa importante.

Portanto, é mais que legítimo se perguntar: qual o melhor tipo de mídia? Como garantir que a mensagem chegue até o público-alvo? E o melhor veículo para garantir o retorno sobre investimento em marketing?

Com a sua proposta relativamente simples, o Google exibe um anúncio relevante para as pessoas que estão procurando por aquele produto ou serviço no exato momento que elas fazem essa pesquisa. Além disso, a plataforma permite a criação de uma série de formatos de anúncios, tais como banners e vídeos.

Ou seja, a empresa pode anunciar seus produtos e serviços em sites relacionados ao seu campo de atuação e, claro, exibi-los nas páginas de buscas. Além dos sites parceiros que compõem a rede do Google, o AdWords oferece o Google Shopping ― para vendas ― e o YouTube. Aqui, vale lembrar que a plataforma de vídeos é considerada o segundo maior buscador do mundo³.

A importância do Google AdWords para uma estratégia de marketing digital

A grande sacada do Google AdWords, tanto em alcance quanto em geração de resultados, é o fato de que, por meio deste recurso, o empreendedor consegue alcançar as pessoas certas, no momento certo. Se a intenção da marca, por exemplo, é promover seu produto, negócio ou serviço de uma forma direcionada, mensurável e segmentada, a plataforma do Google é capaz de fornecer todos os caminhos necessários para garantir que sua marca salte aos olhos dos clientes no momento mais estratégico.

É uma forma assertiva e sutil de evitar que seu produto apareça inadvertidamente em buscas ou espaços pouco condizentes com a sua proposta de mercado. Mais que isso: é uma maneira de garantir que os principais conceitos da publicidade ― preço, oferta e comodidade ― estejam sempre ao alcance do cliente final.

Uma das principais vantagens do Google AdWords é a rapidez com que os resultados podem ser mensurados. Isso porque, embora os investimentos em conteúdo e SEO funcionem e sejam muito importantes para conquistar relevância e credibilidade, esse processo mais orgânico de publicidade leva tempo.

Então, não é de se espantar que muitos especialistas na área indicam fortemente que, além dos esforços em conteúdos otimizados, o empreendedor invista também em links patrocinados. Dessa forma, sua marca obtém resultados positivos mais rapidamente ao atrair visitantes qualificados e potenciais compradores. É claro que, para isso, é preciso estudo e experiência, e é importante que você conte com profissionais qualificados para extrair o que a ferramenta oferece de melhor.

Como implantar o Google AdWords no seu negócio

Quando falamos em investir em publicidade, as pessoas logo pensam em grandes somas. Contudo, outra vantagem do Google AdWords é que cabe ao anunciante definir o orçamento diário direcionado à plataforma, com opção inclusive de fazer uma campanha pré ou pós-paga. Vale lembrar que no Google AdWords o modelo de pagamento mais utilizado é o CPC (Custo por Clique).

Com ele, o empreendedor pode definir o valor máximo que está disposto a pagar para que uma pessoa clique no anúncio. Em outras palavras, uma vez que as estratégias de SEO da sua marca estejam bem definidas e funcionando corretamente, o Google se encarrega de levar o seu produto até o cliente, fazendo com que ambos, seu consumidor e seu investimento, sejam bem atendidos.

Afinal, no marketing digital, segmentação é a palavra de ouro para o sucesso de uma campanha. E com o Google Adwords, o empreendedor pode definir com precisão qual é o perfil do público que verá seus anúncios, permitindo que a campanha seja mais eficaz.

A importância dos especialistas para colher bons resultados com o Google AdWords

É fundamental contar com empresas ou equipes que saibam como trabalhar com o Google AdWords. É que o processo de publicidade pode ser um tanto quanto complexo, exigindo um certo nível de conhecimento dos pormenores e das peculiaridades do Google e de seus algoritmos para evitar que o seu investimento seja mal direcionado.

E, claro, é essencial que os anúncios pagos estejam alinhados com uma estratégia de comunicação qualificada. Até porque, não dá para encaminhar o seu cliente até sua empresa se você não tem conteúdo para conquistá-lo e retê-lo, não é verdade?

A boa notícia é que, se já existe na sua equipe uma mão de obra especializada no assunto, o seu negócio pode facilmente dar os primeiros passos no universo dos anúncios digitais. O ponto de partida pode ser as famosas palavras-chave, um processo em que a marca seleciona alguns termos que ajudam a inteligência artificial do Google a direcionar corretamente os anúncios.

Com base nesse conceito, sua marca pode testar a taxa de sucesso de algumas palavras-chaves aderentes ao seu negócio. A partir daí, podem definir e afunilar as ações para contribuir com a visibilidade do seu produto ou serviço na web, aumentando efetivamente a concretização de suas vendas.

Além disso, sua marca ainda se torna capaz de trabalhar com segmentação por tópicos e canais. Ao escolher um tópico específico, os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico, sendo possível escolher diretamente os sites que são mais acessados pelo seu público e exibir seus anúncios neles.

Portanto, reforçamos: é imprescindível fazer tudo isso com quem sabe o que está fazendo! Só com a orientação certa a empresa vai poder escolher com mais tranquilidade e assertividade os locais de exibição do anúncio, além de segmentá-los.

Essa segmentação pode ser feita considerando a idade do público-alvo, local que ele mora e idioma que fala ou conhece. É possível, ainda, trabalhar com programação de dias, horários e a frequência de exibição dos anúncios e até mesmo direcionar essa segmentação por dispositivos, escolhendo quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

Vale lembrar que o segredo está sempre em se planejar e contar com quem conhece profundamente o Google AdWords para alinhar as suas ações em benefício dos resultados que a sua marca espera! E nisso nós, aqui da Humantech, podemos ajudá-lo. Fale com a gente e conheça nossos serviços, capazes de qualificar sua estratégia de comunicação. Se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, deixe sua mensagem no espaço abaixo! Queremos ajudar você!

¹ Abert

² Tecmundo

³ Terra

Tópicos: