Mídia

YouTube ganha prêmio por seu algoritmo de recomendações

YouTube ganha prêmio por seu algoritmo de recomendações

Se você tem alguma dúvida sobre a influência do YouTube na maneira de assistirmos a vídeos — hoje e no futuro —, pode tirar ela da cabeça, pois até a Academia Nacional de Televisão, Artes e Ciência já reconheceu a importância do papel da rede social de vídeos do Google.

Na última quinta-feira (01/08), o YouTube recebeu seu primeiro Emmy (lembrando que o Emmy é um prêmio historicamente televisivo). Trata-se de um prêmio técnico por conta do algoritmo de recomendação do YouTube, que sugere vídeos com base no histórico dos usuários e vídeos mais populares.

“O que é mais incrível é que a maior reclamação dos usuários é que eles não conseguem achar nada para assistir no site. Nosso trabalho na equipe de descoberta é ajudar a resolver esse problema para os usuários”, afirma o diretor de engenharia do YouTube, Cristos Goodrow.

YouTube e a televisão

YouTube ganha prêmio por seu algoritmo de recomendações

O YouTube tem investido cada vez mais em ações para popularizar a plataforma e se tornar uma alternativa à televisão tradicional. Mas de acordo com Danielle Tiedt, vice-presidente de marketing do YouTube, a plataforma não está competindo só com a TV. “Todas as empresas que buscam conquistar o tempo do consumidor estão competindo umas com as outras. Também estou competindo com rádios e com o Facebook”, ressalta.

Para expandir o relacionamento dos usuários e produtores de conteúdo, o YouTube lançou uma nova funcionalidade para a assinatura de canais, que antes só podia ser feita dentro do próprio site do YouTube. O novo recurso permite incorporar um botão de assinatura em qualquer site. Desta forma, os criadores de vídeos podem colocar gratuitamente esses botões em seus sites para atrair novos assinantes. Ainda sobre a interação com os espectadores, o YouTube possibilita agora a assinatura de canais, com mensalidades que variam entre R$ 3,99 e R$ 19,90.

A televisão e a internet

YouTube ganha prêmio por seu algoritmo de recomendações

É certo que a internet modificou a forma como consumimos diferentes mídias. E não uma ou outra, mas diferentes mídias ao mesmo tempo: uma pesquisa feita pelo Ibope e pela Qual Canal, startup que analisa comentários sobre programas de TV no Twitter, indica que 43% das pessoas usam TV e internet ao mesmo tempo. Estamos cada vez mais multitelas.

A promessa de TV Digital interativa não vingou, mas as TVs Smart e dispositivos móveis como smartphones e tablets trazem novas possibilidades para a forma como assistimos a nossos programas e filmes favoritos. Ampliamos a experiência de assistir TV para as plataformas sociais.

Segundo o diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, 95% das conversas on-line sobre TV são feitas na plataforma, e os assuntos relacionados às transmissões são os mais comentados. Neste ano, a final da Copa das Confederações foi o tema que gerou mais mensagens por minuto. “A maior parte dos comentários é feita por meio de celular, e o tablet vem em segundo lugar, muito próximo do computador”, disse.

Confira na imagem abaixo, como funciona a segunda tela no GetGlue, um dos aplicativos mais utilizados no mundo para compartilhamento de conteúdo sobre programas e filmes assistidos pelos usuários.

Clique na imagem para ampliar.

YouTube ganha prêmio por seu algoritmo de recomendações

Tópicos: