Mídia

As retrospectivas das Redes Sociais e a importância de olhar para trás

As retrospectivas das Redes Sociais e a importância de olhar para trás

Das tradições já consolidadas do mundo online, algumas das mais legais são as retrospectivas de fim de ano das mídias sociais e dos blogs. Existem os sites especializados em cultura pop que divulgam votações dos melhores lançamentos do ano no mundo do entretenimento; os sites especializados em internet que divulgam listas dos melhores memes e virais do ano; serviços como YouTube e Instagram, que anunciam os envios mais populares de usuários; e as redes sociais, que reúnem as perspectivas de seus usuários sobre o mundo.

As três principais redes já lançaram sites especiais com retrospectivas de 2014 e o Brasil está em destaque entre os temas mais falados do ano. A Copa do Mundo de Futebol e as eleições presidenciais foram as mais comentadas e compartilhadas da história, dentro e fora da internet.

As retrospectivas das Redes Sociais e a importância de olhar para trás

O Facebook lançou um site bastante completo com listas de vídeos, postagens, notícias e temas que marcaram o ano. O tradicional vídeo, dessa vez hospedado no Vimeo, faz uma miscelânea de todos esses grandes momentos:

Os 10 temas mais populares do ano no Facebook, mundialmente:

01-Copa Do Mundo
02-Ebola
03-Eleições no Brasil
04-Morte de Robin Williams
05-Desafio do Balde de Gelo
06-Conflito na faixa de Gaza
07-O sumiço do voo da Malaysia Airlines
08-O Superbowl (final do campeonato de futebol americano)
09-Protestos em Ferguson, nos EUA.
10-Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia

As retrospectivas das Redes Sociais e a importância de olhar para trás

O Twitter, através da hashtag #YearInReview2014 revisitou os principais momentos do ano através de uma linha do tempo dos principais trending topics do ano. Os temas no Twitter têm uma característica de popularidade efêmera. Quem acompanhou as piadas e discussões durante os debates presidenciais sabe do poder imediatista da rede.

O tweet mais popular do ano, porém, foi o da apresentadora Ellen DeGeneres. Uma selfie tirada na cerimônia do Oscar que foi retuitada 3,3 milhões de vezes. A foto já é histórica e ilustra este post no início. Afinal, quem mais conseguiria tirar uma foto contendo Kevin Spacey, Chaning Tatum, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Julia Roberts, Brad Pitt, Meryl Streep, Angelina Jolie e Lupita Nyong’o juntos?

As retrospectivas das Redes Sociais e a importância de olhar para trás

O YouTube lançou o “canal” YouTube Rewind em que, além da habitual lista dos vídeos mais populares do ano no Brasil e no mundo, criou um vídeo que faz uma mixagem com uma reencenação entre os vídeos mais virais de 2014 e das músicas mais populares, finalizando com Let It Go, do filme Frozen. Porque é possivelmente a música com mais versões gravadas nos mais diversos idiomas da história do site e também porque o refrão (algo como: “deixe estar”) cai como uma luva para esse período de renovação que é a virada de ano.

Revisitando todos esses assuntos, chegamos à conclusão de que 2014 é um ano marcado pela perda de pessoas marcantes, como Robin Williams; perdas no esporte, como o fatídico jogo do Brasil x Alemanha; perda de certos valores, como os conflitos em Gaza e na Rússia; e nossa perda de controle como a proliferação do vírus ebola.

Mas foi também um ano de vitórias, como a adesão à luta contra a Esclerose Multilateral Amiotrófica com os desafios do balde de gelo; vitória na ciência com a exploração espacial, o mapeamento de Marte e o pouso de uma sonda em um cometa; na educação, com a entrega do Prêmio Nobel da Paz à Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa baleada na cabeça por talibãs ao sair da escoa; e na política mundial, com eleições democráticas em todo o planeta.

A internet torna o mundo menor, nos faz perceber que somos parte de algo unificado, seres humanos parte de um mesmo planeta compartilhado. Que 2015 venha com a promessa de nos manter conectados não só às redes, mas uns aos outros.

Tópicos: