Marketing de Conteúdo

Confira por que aliar marketing de conteúdo e gestão do conhecimento

marketing de conteúdo e gestão do conhecimento

Já faz tempo que estar na internet é fundamental para toda empresa. Mas qualquer investimento sem um resultado positivo acaba sendo apenas um gasto, não é mesmo? Da mesma forma, ter um retorno aquém do possível por não escolher a melhor estratégia é igualmente preocupante. É neste ponto que a união do marketing de conteúdo e gestão do conhecimento (GC) pode ser útil.

Por mais que a internet seja um ambiente de inúmeras possibilidades, trata-se de um universo gigantesco que, sem foco, não garante o reforço necessário ao time comercial. Para não ficarem perdidas no mar de informações, muitas empresas apostam em conteúdos virais, que às vezes até chamam a atenção, mas não vão além do status de números de vaidade

Ao somar forças entre marketing de conteúdo e gestão do conhecimento, é possível superar essa barreira existente entre o turbilhão de informações que há nas redes o tempo todo e o seu público que, afinal de contas, está realmente interessado em soluções que facilitem a vida dele. Se não estivesse, ele não estaria na internet.

Vamos aproximar essas distâncias, então? Siga com a gente que vamos explicar como fazer isso!

Regras básicas de estratégia de comunicação na internet

Vamos direto ao ponto: estar em todas as redes sociais nem sempre é necessário e fazer o mesmo conteúdo para vários canais não é adequado. Usar o blog como espaço para propaganda não é a forma mais estratégica de utilizá-lo. E mais: os materiais ricos precisam atender a uma necessidade dos leitores antes de serem simplesmente espaços de divulgação de produtos ou serviços.

Publicar os conteúdos e esperar que apenas o alcance orgânico dê conta das metas não é a forma mais interessante de conduzir a comunicação e deixar de estar em contato permanente, alimentando seus leads, pode prejudicar toda a estratégia. Com essas premissas, podemos verificar que o trabalho de marketing de conteúdo vai além da informação e exige ação, organização e planejamento.

Em geral, profissionais do setor sabem que esses cuidados são primários e fundamentais. Contudo, há equipes de marketing e gestores de empresas que nem sempre compreendem como a dinâmica funciona e ficam receosos em fazer investimentos que estejam além do fee mensal que pagam para a produção de conteúdo ser desenvolvida.

Por isso, cabe ressaltar que o conteúdo é apenas uma engrenagem em todo o maquinário que é o marketing de conteúdo. É verdade que ela é a maior e talvez uma das mais importantes, afinal, sem conteúdo qualificado, não há engajamento, nem avanço no funil de vendas. Mas, por melhor que sejam os seus materiais, eles não vão alcançar o seu público-alvo sem um trabalho adicional. 

E quando falamos nesse esforço a mais, estamos nos referindo, é claro, sobre a gestão do conhecimento. Logicamente, há outras ferramentas a serem acionadas, mas todas elas ganham força quando somadas à GC.

Como a união de marketing de conteúdo e gestão do conhecimento funciona

Aliar marketing de conteúdo e gestão do conhecimento oferece uma base sólida de informações para que as estratégias sejam desenvolvidas. Em um primeiro momento, na produção de conteúdo: quando o conhecimento da empresa está bem estruturado, é possível compartilhar os saberes de forma estratégica.

Quer dizer, mesmo que você venda um produto ou serviço que o cliente é incapaz de produzir internamente, lembre-se que o objetivo das suas comunicações é fazê-lo contar com você para resolver o problema dele, não tirar as dúvidas nos seus canais e fechar com o concorrente.

Depois, há outro benefício da gestão do conhecimento: a consciência sobre o perfil do seu cliente. Isso se dá por meio de uma base estruturada de informações que compilem leads, público-alvo e clientes. Essa base precisa ser alimentada com materiais qualificados, e o e-mail marketing pode ter papel fundamental nesta ação.

A junção de marketing de conteúdo e gestão do conhecimento também contribui para um trabalho mais efetivo no departamento comercial. Com as informações detalhadas das ações utilizadas para atração e captação de leads, o trabalho de vendas e pós-vendas funciona melhor, utiliza informações estratégicas coletadas ao longo do processo e acelera etapas.

Por que essas duas soluções são complementares

A gestão do conhecimento diz respeito à identificação do conhecimento gerado a partir das informações que circulam em uma empresa. Ela envolve a administração eficiente deste ativo, o que inclui replicá-lo (para que ele seja útil em outras áreas), renová-lo (para possibilitar a inovação) e distribuí-lo corretamente (para que mais pessoas tenham acesso e gerem valor com isso).

Já explicamos o que esse conceito significa na prática, porém, vale lembrar que a proposta é que ele impeça que o conhecimento sobre processos, por exemplo, fiquem centrados unicamente na cabeça dos colaboradores. 

A gestão do conhecimento se preocupa em fazer com que o conhecimento gerado na empresa seja da empresa. Claro, é importante que os funcionários tenham acesso aos saberes e domínio das rotinas, entretanto, eles não devem ser os donos desse saber, mas condutores das informações.

Para o marketing de conteúdo, isso representa melhor alinhamento entre marketing e vendas, maior proximidade entre o seu negócio e o seu público e um relacionamento mais qualificado entre esses dois elos. No aspecto da produção de conteúdo, a GC torna os materiais mais relevantes e, em relação à ação das estratégias de marketing, proporciona informações privilegiadas para planejar o direcionamento das publicações e a forma de se comunicar.

Para acertar em cheio ao adotar o marketing de conteúdo e gestão do conhecimento para o seu negócio, o ideal é ter uma consultoria especializada, justamente o que a Humantech pode oferecer. Somos especialistas em gestão do conhecimento e temos soluções para amplificar as vendas e o relacionamento da indústria e de empresas de diversos outros setores com seu público.

Quer entender melhor? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário abaixo. E para levar este assunto mais longe, aproveite para compartilhar o artigo com seus colegas!

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