Gestão do Conhecimento

Cinco áreas em que a gestão do conhecimento pode ajudar a sua empresa

gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento (GC) é uma disciplina que compreende um conjunto de ferramentas e métodos usados para identificar, mapear, criar, renovar e distribuir de forma estratégica todo o conhecimento que uma instituição dispõe. Trata-se de uma maneira de potencializar os resultados e transformar as operações da empresa a partir dos próprios ativos intangíveis que ela detém.

Mas, na prática, como isso pode beneficiar uma organização? Como o conhecimento está em todos os setores da uma empresa, geri-lo de forma adequada impacta todos eles. Porém, para deixar isso ainda mais evidente, nós elencamos neste artigo algumas áreas em que é possível exemplificar de forma simples a atuação e os benefícios da gestão do conhecimento. Veja:

1 – Gestão do conhecimento na produção

Toda a produção de uma indústria envolve muito conhecimento. Afinal, estamos falando de todas as informações sobre como produzir um produto, quais matérias-primas utilizar, quais máquinas operar, como embalar, entre outros processos. Para que tudo funcione, é preciso que o conhecimento seja esquematizado de alguma forma, a fim de que todos possam compreendê-lo.

É aí que a gestão do conhecimento na indústria se torna essencial. A partir dela, é possível identificar todo o know-how envolvido na produção e estruturá-lo de uma forma explícita, que ajude a equipe a compreender todos os processos e ter ainda mais eficiência nesse setor. Além disso, pode-se ainda identificar conhecimentos individuais de cada profissional e torná-los coletivos.

2 – Gestão do conhecimento nas vendas

As vendas e o pós-vendas também são beneficiados pela gestão do conhecimento. No primeiro caso, ter em mãos todas as informações sobre os produtos, como eles funcionam, quais são as vantagens deles, entre outros dados, é fundamental para atrair consumidores, conquistá-los e ter sucesso nessa operação.

Já no pós-vendas, o conhecimento sobre os clientes já atendidos e os pedidos que eles fizeram faz a diferença para promover uma boa experiência. E isso tudo é possível quando todo o conhecimento está bem estruturado, seja em relação às soluções que a sua empresa disponibiliza, seja no que diz respeito aos consumidores que ela atende.

3 – Gestão do conhecimento no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra área que só tem a ganhar com a implementação dessa disciplina, já que o conhecimento sobre a empresa, seus produtos e serviços e seu público-alvo é fundamental para o sucesso dessa estratégia. Só assim é possível produzir materiais de qualidade, que eduquem e encantem os possíveis clientes.

Na prática, trata-se de compartilhar com os potenciais consumidores todo o conhecimento que diz respeito às soluções do negócio a fim de conquistá-los. E aqui, fica óbvio que não há como fazer isso sem saber todas as características, funcionalidades e benefícios desses produtos ou serviços. Dessa forma, a gestão do conhecimento no marketing de conteúdo é um requisito para a eficiência.

4 – Gestão do conhecimento no endomarketing

Se o marketing para os clientes ganha mais assertividade com a GC, isso também é verdade quando o assunto é o endomarketing ou marketing interno. Afinal, o conhecimento bem estruturado sobre as ações da empresa e sobre seu público-interno ajudam a ter uma relação ainda melhor com esse grupo e, por consequência, a promover melhores resultados dentro da empresa.

Um exemplo muito evidente da importância da gestão do conhecimento no endomarketing está relacionado ao desenvolvimento de treinamentos corporativos. Eles são essenciais para treinar novos colaboradores e reforçar conteúdos antigos com os demais profissionais, e só podem ser criados com eficiência quando são resultado de um conhecimento adequado sobre os processos.

5 – Gestão do conhecimento na qualidade

A gestão do conhecimento é um diferencial para a gestão da qualidade, tanto é que a implementação da disciplina se tornou uma exigência com a atualização da ISO 9001, em 2015, no que diz respeito aos recursos, competência, conscientização, comunicação e documentação das informações nas organizações que contam ou querem contar com essa creditação.

Afinal, para ter um sistema de gestão da qualidade, é necessário que os parâmetros de qualidade estejam bem definidos e que todas as informações sejam estruturadas de forma explícita. Com a GC, é possível fazer isso e manter todo o conteúdo bem organizado para que qualquer profissional seja capaz de compreendê-lo.

É evidente que a gestão do conhecimento pode beneficiar a sua empresa, concorda? Além dessas áreas, há várias outras que podem contar com as vantagens dessa disciplina. Aliás, é possível fazer a implementação da GC em vários modelos de negócio, como as franquias, e contar com ela em várias estratégias diferentes, como o omnichannel.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a gestão do conhecimento, deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe. Nós estamos à disposição para ajudar você!

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