Gestão do Conhecimento

A relação entre gestão do conhecimento e endomarketing

gestão do conhecimento e endomarketing

Aqui no blog, nós falamos muito sobre como gestão do conhecimentoendomarketing podem impactar positivamente os resultados de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento. Mas você sabia que, juntos, esses dois conceitos podem trazer ainda mais benefícios ao seu negócio?

É justamente sobre a relação entre essas duas práticas que vamos falar neste artigo! O objetivo é mostrar como a implementação da gestão do conhecimento pode ser um diferencial para o desenvolvimento das estratégias de endomarketing e como o marketing interno pode favorecer a administração e expansão do conhecimento em uma organização. Acompanhe e veja como a relação entre gestão do conhecimento e endomarketing pode beneficiar a sua empresa!

O que é gestão do conhecimento

Para entender melhor como funciona a relação entre gestão do conhecimento e endomarketing, vamos retomar esses conceitos. Gestão do conhecimento é a disciplina que administra o know-how de uma organização, fazendo com que as informações sejam transformadas em conhecimento e que ele, por sua vez, possa ser direcionado a quem precisa dentro da empresa e também em relação aos seus clientes e fornecedores.

Existem diversas estratégias relacionadas à gestão do conhecimento ― como o marketing de conteúdo e a educação corporativa ― e todas elas têm o objetivo de otimizar os processos, produtos e serviços da empresa, estimulando a inovação e a melhoria contínua. Com isso, o negócio obtém bons resultados e ganha em competitividade.

Na prática, podemos exemplificar a importância da gestão do conhecimento dessa forma: imagine que a sua empresa tem um funcionário com anos de trabalho e que domina completamente todos os processos da sua área, além de conhecer bem as atividades dos outros setores. Em certa ocasião, ele acaba se ausentando por motivos pessoais e o que deveria ser mais um dia comum de trabalho se transforma em um pesadelo para a sua equipe.

O problema é que esse funcionário detém as informações importantes para a rotina do seu setor, mas elas estão apenas na cabeça dele e não esquematizadas em documentos e processos instrutivos para seus colegas. Assim, com a sua ausência, a equipe acaba sem saber o que fazer para seguir a rotina e entregar suas atividades com eficiência.

Neste sentido, a gestão do conhecimento é utilizada para gerir de forma eficiente as informações que a empresa já tem, mas que não estão estruturadas e disponíveis para todos que necessitam. Além disso, essa disciplina também é fundamental para que a organização possa entender quais outros conhecimentos ela precisa, mas ainda não tem.

O que é endomarketing

Já o endomarketing é uma técnica de gestão utilizada para otimizar a imagem do negócio para seus clientes internos, ou seja, os colaboradores da empresa. Também chamada de marketing interno, essa ferramenta traz diversos benefícios, entre eles o aumento da motivação e engajamento da equipe, o reconhecimento aos funcionários, a melhoria da comunicação e transparência e, consequentemente, do clima organizacional.

Como ocorre com a gestão do conhecimento, há diversas estratégias para a implementação do endomarketing e, para que sejam aplicadas com eficiência, é fundamental contar com a união entre as equipes de gestão de pessoas e marketing.

Alguns exemplos de práticas de endomarketing que podem ser utilizadas conforme as necessidades de cada organização são a criação de informativos internos, reuniões de integração entre a equipe e com as lideranças e programas de incentivo e reconhecimento. Além disso, também se destacam os treinamentos e outras iniciativas a fim de capacitar os colaboradores.

A relação entre gestão do conhecimento e endomarketing

Mas, afinal, qual é a ligação entre gestão do conhecimento e endomarketing? Esses dois conceitos se complementam à medida que são implementados em uma empresa. Um exemplo disso é a educação corporativa, também chamada de educação empresarial.

Essa ferramenta tem o objetivo de promover uma cultura de aprendizagem contínua a partir de treinamentos, capacitações e outras iniciativas que visam tanto desenvolver e atualizar habilidades e conhecimentos quanto garantir que os colaboradores estejam vinculados às estratégias do negócio. A educação corporativa é considerada uma estratégia de endomarketing, utilizada principalmente em empresas que identificam a falta de capacitação profissional como um desafio para atrair e fidelizar colaboradores.

A gestão do conhecimento está presente em todo o processo de desenvolvimento das iniciativas de educação corporativa. Imagine, por exemplo, que a sua empresa precisa apresentar as atividades de determinada área aos novos funcionários ou, ainda, atualizar os colaboradores sobre alguma prática. Para oferecer um treinamento eficiente, não basta apenas buscar as informações necessárias e repassá-las sem qualquer orientação ou cuidado.

Com a gestão do conhecimento, esse processo, que pode parecer trivial, torna-se estratégico para a empresa. A partir dessa disciplina, todas as informações são reunidas, organizadas e distribuídas de forma correta para promover os melhores resultados para os colaboradores e a empresa. Um exemplo disso é o e-learning, que permite a personalização do conteúdo e promove o aprendizado de maneira mais rápida e eficiente.

Além de ser fundamental no desenvolvimento das iniciativas de educação corporativa, a gestão do conhecimento também é relevante na fase de diagnóstico das necessidades da empresa, em um processo que chamamos de gestão de competências. É a partir dela que uma organização pode identificar quais são os conhecimentos necessários para os seus colaboradores.

Em uma contabilidade, por exemplo, é essencial que os funcionários estejam atentos sobre as atualizações na legislação. Assim, caso eles não possuam este conteúdo, a empresa deve se encarregar de transmitir esse conhecimento à equipe.

Além da educação corporativa, a gestão do conhecimento também é estratégica para outras práticas relacionadas ao endomarketing. Na comunicação interna, essa disciplina dá suporte para que as equipes possam identificar as necessidades dos colaboradores e, então, organizar e distribuir informações que possam melhorar o diálogo e a transparência com os funcionários.

O processo inverso também ocorre: as ferramentas de endomarketing acabam oferecendo subsídios para as estratégias de gestão do conhecimento. Basta pensar que, quando os colaboradores estão capacitados e sentem-se engajados e integrados com toda a equipe, eles acabam ficando mais confortáveis para transmitir o conhecimento a partir das técnicas de gestão.

Como você viu, a união entre gestão de conhecimento e endomarketing é sinônimo de bons resultados para qualquer negócio. Com elas, a sua empresa se torna mais competitiva e seus colaboradores mais motivados e capacitados para exercer suas tarefas.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o assunto. Nós temos soluções para as duas áreas e estamos à disposição para apoiar o seu negócio!

Tópicos: