Endomarketing

Como definir as melhores estratégias de endomarketing para sua empresa (parte 1)

estratégias de endomarketing

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância do endomarketing e os benefícios que esta técnica de gestão pode trazer em relação ao aumento do engajamento dos funcionários e a melhora do clima organizacional. Porém, cada empresa tem um perfil e necessidades diferentes. Por isso, é importante avaliar quais são as melhores estratégias de endomarketing para cada caso.

Em algumas situações, por exemplo, a organização conta com ferramentas de comunicação eficientes, mas peca no reconhecimento profissional. Já em outras, a integração entre os colaboradores é ótima, mas não há diálogo entre eles e as lideranças. Ou seja, carências diferentes exigem estratégias distintas!

Pensando nisso, elencamos algumas ações de marketing interno que podem ser utilizadas para cada necessidade identificada. Assim, você pode ter mais assertividade ao desenvolver essas atividades na sua empresa. Confira!

Identifique as necessidades dos colaboradores

Não há como definir as estratégias de endomarketing sem antes identificar as necessidades dos colaboradores. Muitas vezes, o setor de gestão de pessoas já tem um panorama sobre essas carências, mesmo que não esteja colocado no papel, porém, é necessário utilizar métodos mais precisos para realmente diagnosticar o que precisa melhorar.

Aliás, quando o reconhecimento sobre essas necessidades está mais bem-estruturado ― isto é, não é apenas uma percepção do setor, mas sim uma situação comprovada por algum instrumento de análise ―, é mais fácil conseguir o apoio das lideranças para desenvolver as ações de marketing interno.

E em se tratando de ferramentas para identificar as necessidades dos colaboradores, a mais utilizada é a pesquisa de clima organizacional. Este método tem base em um questionário respondido anonimamente pelos funcionários com perguntas sobre como se sentem em relação à gestão de empresa, à função que desempenham e ao clima interno de forma geral.

As perguntas devem ser elaboradas de acordo com o perfil da empresa, a fim de que as respostas possam realmente contribuir para a identificação dos problemas. Há vários modelos de pesquisa¹ disponíveis e o ideal é que a equipe estude aquele que pode trazer os melhores resultados para a análise e adapte as perguntas conforme a sua realidade.

Além da pesquisa, o diálogo direto entre a equipe de gestão de pessoas e os funcionários, ou com a gerência de cada setor, também pode funcionar. No entanto, vale lembrar que os colaboradores podem não se sentir à vontade para expressarem sua opinião com este método, que também pode ter difícil execução em empreendimentos com um grande número de trabalhadores.

Defina as estratégias de endomarketing conforme as necessidades

Depois de ouvir a opinião dos colaboradores e identificar as necessidades do grupo, é o momento de definir as estratégias de endomarketing mais adequadas para o caso da empresa. É comum que essas carências estejam ligadas à falta de comunicação ou transparência sobre as ações do negócio, inexistência ou insuficiência de mecanismos de reconhecimento e valorização, falta de integração entre os funcionários e com a liderança e não investimento em capacitação.

Confira quais estratégias de marketing interno podem ser utilizadas em cada panorama:

Falta de comunicação e transparência

A ausência de instrumentos de comunicação em uma empresa dá margem para diversos problemas, como a sensação de que o funcionário não faz parte da organização. Isso porque ele acaba não sabendo sobre as estratégias estabelecidas, abrindo espaço para um fenômeno comum a muitas empresas, conhecido popularmente como rádio-peão, ou seja, a fofoca de corredor.

Investir em comunicação interna é fundamental para que os colaboradores saibam o que está acontecendo na empresa, sintam-se engajados e reconhecidos e, além disso, possam até mesmo se sentir mais integrados com toda a equipe. Dessa forma, os instrumentos de comunicação podem contribuir para solucionar boa parte das necessidades de uma empresa.

Há várias ferramentas capazes de melhorar a comunicação, desde o jornal mural colado em uma parede até um canal via intranet que possibilite o diálogo com as lideranças. Veja alguns exemplos:

Publicações internas: servem para contar novidades, orientar e engajar os colaboradores em relação às atividades da empresa. Podem ter diversos formatos e meios de distribuição, de acordo com o perfil da empresa e dos funcionários. Em um negócio em que toda a equipe utiliza a internet durante o trabalho, o informativo pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado na intranet, por exemplo. Já em casos em que os trabalhadores não têm acesso constante à internet, é melhor investir em outros formatos, como as publicações impressas, que podem ser distribuídas a cada um ou dispostas em um local estratégico.

É importante definir a periodicidade do material e o conteúdo trazido por ele, processo fundamental para a eficiência do canal de comunicação. É um diferencial positivo contar com um espaço em que o colaborador possa escrever sobre o seu trabalho ou mesmo sobre algo pessoal, o que ajuda a integrar a equipe. As matérias devem, sempre que possível, ouvir a opinião do colaborador. Também é essencial ter um espaço para falar dos eventos e novidades da empresa e sempre antecipar possíveis discussões no informativo para não dar chance a especulações.

Reuniões periódicas: outra forma de manter os colaboradores bem informados e engajados com as ações da empresa é realizar reuniões com a gerência direta e também com as lideranças de alto escalão, quando possível. O ideal é que haja uma periodicidade definida e que os funcionários tenham espaço para falar.

Canais de comunicação diretos: também é importante contar com canais em que o colaborador possa se comunicar diretamente com as lideranças. Afinal, ele pode não se sentir à vontade para abordar determinados temas quando acompanhado de outras pessoas. É importante que esse canal seja incentivado e que os gestores respondam aos chamados com regularidade e prestatividade.

Esses são alguns exemplos de ações para melhorar a comunicação interna. É preciso avaliar qual é a que mais se encaixa ao perfil da empresa e dos colaboradores e garantir que elas sejam gerenciadas com eficiência, a fim de construir uma relação de transparência com o funcionário. Nada impede que a organização adote mais de uma estratégia de comunicação interna. Quem define a melhor tática é você!

Como vimos, identificar as necessidades dos colaboradores é um processo indispensável para desenvolver as melhores estratégias de endomarketing para cada carência, como os problemas em relação à comunicação que vimos na primeira parte deste artigo, por exemplo. Na segunda parte, vamos continuar falando sobre as ações de endomarketing, desta vez, voltadas às outras necessidades comumente identificadas nas empresas. Por isso, fique de olho no nosso blog!

Compartilhe suas impressões e experiências sobre o tema nos comentários, queremos saber como o endomarketing funciona na sua empresa! E se você precisa de apoio para implementar essa técnica, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

¹ Revista Espacios

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