Endomarketing

Cinco dicas para desenvolver um bom informativo interno na sua empresa

informativo interno

Aumentar a transparência, melhorar a comunicação e reconhecer os funcionários: esses são apenas alguns dos benefícios de desenvolver um informativo interno dentro das empresas. Essa ferramenta é uma das principais estratégias de endomarketing e tem muito a contribuir para otimizar o clima organizacional e, por consequência, aperfeiçoar o desempenho de toda a instituição.

Mas você sabe por onde começar a elaborar um informativo interno? A implementação desse tipo de instrumento pode gerar muitas dúvidas e, para ajudar você, nós produzimos este artigo com cinco dicas valiosas para que o desenvolvimento dele seja uma sucesso na sua empresa. Acompanhe!

1 – Entenda quem é o seu público-alvo

O primeiro passo para criar o informativo interno é entender quem é o público-alvo dele. Isso porque os funcionários de cada empresa têm perfis diferentes e, mesmo em uma só organização, as equipes podem ter hábitos distintos. Falar com o pessoal que trabalha no chão de fábrica, por exemplo, pode exigir uma linguagem e uma estrutura diferente da utilizada com quem atua no escritório.

Nesse sentido, é preciso analisar qual é a melhor forma de falar com essas pessoas. Você pode criar um jornal interno de quatro páginas e distribuir para os colaboradores. Mas eles terão tempo hábil para ler todo esse conteúdo? E um informativo de uma página na parede seria o bastante para o tamanho da sua empresa? Analisar essas questões é essencial para o sucesso dessa ação.

2 – Analise a estrutura da empresa

Entender o perfil dos funcionários é uma tarefa que deve ser realizada junto à análise da estrutura da empresa. Isso porque uma coisa tem muita relação com a outra. Imagine que grande parte da equipe trabalha na produção e não tenha acesso à internet na empresa. Logo, não faz sentido que o jornal seja disponibilizado pela intranet ou por e-mail, concorda?

É por isso que é necessário verificar esses dois pontos em conjunto. Caso os profissionais não tenham acesso à web durante suas atividades, o mais indicado é investir em um tipo de informativo que não requer internet. Já se o acesso é disponível durante a rotina, investir em jornais internos a partir de e-mail ou pela intranet é uma boa opção para reduzir custos com impressão, por exemplo.

3 – Avalie o melhor conteúdo

O planejamento do conteúdo é outra etapa fundamental. Primeiro, defina o que você quer transmitir aos funcionários, ou melhor, qual é o objetivo do informativo interno. Pode ser apenas comunicar as ações e novidades da empresa, aliar isso à valorização e integração dos colaboradores ou, ainda, ter um espaço para que os próprios profissionais escrevam sobre algum assunto.

Independentemente de qual for o objetivo, o ideal é dividir o informativo em seções e mantê-las de forma continuada para que os funcionários saibam o que podem encontrar nele. Além disso, defina também o tom de voz a ser utilizado, que pode ser mais formal ou descontraído, o que depende do perfil da empresa e dos funcionários.

4 – Defina uma periodicidade

Outra tarefa importante é estabelecer uma periodicidade para a publicação do informativo interno, que pode variar conforme a estrutura do negócio, o tipo de material escolhido, o orçamento previsto e a quantidade de informações a ser divulgada. Tudo isso impacta na decisão sobre a periodicidade e precisa ser analisado para uma boa escolha.

Em geral, empresas maiores, em que o fluxo de informações, eventos e novidades é grande, vale ter duas edições semanais, por exemplo. Porém, se a intenção não é divulgar o que ocorre de forma tão abrangente, a publicação pode ser mais espaçada, como um informativo por semana, quinzena ou mês. O importante é que a periodicidade atenda aos objetivos da empresa.

5 – Acompanhe os resultados

Por fim, depois de começar a publicação dos informativos, outra prática importante é acompanhar os resultados dessa ação de acordo com as metas que a equipe projetou para essa estratégia. Se você pretendia melhorar a transparência ou otimizar a integração e o reconhecimento, analise se esses objetivos foram alcançados.

Isso pode ser feito por meio do diálogo direto com os funcionários, a partir da aplicação de uma pesquisa de clima organizacional ou mesmo com o uso de caixas de sugestão distribuídas na empresa. Dessa forma, você consegue verificar se o informativo interno está promovendo o resultado desejado e no que é possível melhorar para torná-lo ainda mais eficiente.

Informativo interno: ferramenta indispensável para a comunicação

A publicação de um informativo interno é uma estratégia de endomarketing essencial para empresas de todos os portes e segmentos e que pode ajudar em diversos sentidos. Por isso, avalie a produção desse material no seu negócio e siga as nossas dicas para ter mais sucesso na implementação dele!

Se você ficou com alguma dúvida sobre como produzir um informativo interno, deixe seu comentário aqui embaixo. E se precisar de apoio nesta empreitada, conte com a Humantech!

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