Endomarketing

Como utilizar o endomarketing em pequenas empresas

endomarketing em pequenas empresas

Quando se fala em endomarketing, não é incomum acharmos que essa é uma estratégia voltada apenas às grandes empresas, não é verdade? Afinal, esses negócios não só tem mais funcionários como também possuem mais recursos para colocá-lo em prática. Apesar disso, engana-se quem pensa desta forma. Implantar o endomarketing em pequenas empresas é possível e garante resultados tão bons como em qualquer outra organização!

No nosso último artigo, falamos sobre a importância da união entre as equipes de gestão de pessoas e marketing para a implantação do endomarketing. Por isso, talvez você esteja se perguntando como, então, uma pequena empresa que não tem esses setores bem estruturados pode implementar esta estratégia. E para responder esta questão, elaboramos este artigo! Acompanhe.

Por que implantar o endomarketing em pequenas empresas

A redução e o controle de custos são alguns dos principais objetivos de toda empresa, principalmente no caso dos pequenos negócios, em que esses cuidados podem ser determinantes para a conquista e ocupação de uma posição de relevância no mercado. Por isso, não é incomum que a implantação do endomarketing seja descartada ou adiada nesses empreendimentos, pois costuma-se pensar que adotar essa estratégia representaria uma despesa a mais em um momento em que o negócio tem outras prioridades.

No entanto, o endomarketing em pequenas empresas pode trazer diversos benefícios a esses negócios, inclusive em relação à redução de custos. Um exemplo disso diz respeito à taxa de rotatividade nos pequenos negócios. Segundo levantamento do Sebrae¹ com dados de 2013, o tempo de permanência do trabalhador nas médias e grandes empresas é de aproximadamente 75 meses, enquanto nas pequenas este número cai para cerca de 35 meses.

Isso quer dizer que a taxa de rotatividade nas pequenas empresas brasileiras é maior do que nos médios e grandes empreendimentos e, dessa maneira, investir em ações que reduzam esses índices é indispensável. Ou seja, a utilização do endomarketing é ainda mais estratégica nas pequenas empresas.

Com o marketing interno, é possível reconhecer o trabalho dos colaboradores, além de motivá-los e engajá-los a respeito dos objetivos estabelecidos, o que também ajuda a reduzir a rotatividade, diminuir custos, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional. Uma equação perfeita!

Esses benefícios também fazem cair por terra outro fator que pode levar os gestores a não adotarem o endomarketing em pequenos negócios: a equipe reduzida. Por se tratar de empresas com poucos funcionários, não é incomum que os administradores pensem que não é necessário investir em ações para motivá-los e reconhecê-los, já que o diálogo costuma ser mais direto.

Porém, este é outro erro. Mesmo com poucos funcionários, pode haver problemas relacionados à má gestão em relação à comunicação e valorização: os colaboradores podem se sentir de fora da estratégia da empresa, sem reconhecimento pelo seu trabalho e, por consequência, o clima organizacional pode ser prejudicado pela falta de transparência e informação.

Desta forma, investir em endomarketing nas pequenas empresas é fundamental para que, com o engajamento e motivação dos funcionários, seja possível crescer e se consolidar.

Como utilizar o endomarketing nos pequenos negócios

O controle de custos e a equipe reduzida devem ser levados em conta ao desenvolver as estratégias de endomarketing para os pequenos negócios. Afinal, não vale a pena dar um passo maior que a perna ao implantar este conceito: é preciso adequá-lo ao perfil de cada empresa.

Nem toda pequena organização possui uma equipe estruturada de gestão de pessoas e marketing, por exemplo. Isso, no entanto, não é um impeditivo para a implantação do endomarketing.

O primeiro passo é identificar as necessidades dos colaboradores para entender o que é preciso melhorar na empresa. Geralmente, a ferramenta utilizada neste processo é a pesquisa de satisfação, um questionário repassado aos funcionários com perguntas sobre como se sentem em relação à gestão corporativa, à função a que se dedicam e ao clima interno.

Há vários modelos de pesquisa de clima organizacional² que podem ser utilizados. O ideal é que o profissional responsável pelo desenvolvimento do questionário, sendo ele da gestão de pessoas ou não, elabore as questões de acordo com o perfil do negócio. Assim, os resultados podem ser interpretados de forma prática e, consequentemente, gerar informações que servirão de base para a reação da empresa. Quer dizer, não é indicado pegar um modelo pronto. Você até pode se basear em algo que já exista, mas é essencial adequar às perguntas à sua realidade.

A partir dos resultados da pesquisa, deve-se pensar em estratégias que atendam às necessidades dos colaboradores e que possam motivá-los. Engana-se quem pensa que essas ações têm um alto custo: é possível gerar bons resultados com atitudes simples!

Um exemplo de ação que pode melhorar o diálogo e integrar a equipe é a realização de cafés dos colaboradores com os gestores para aproximá-los ou a comemoração de datas comemorativas, como Dia dos Pais e aniversários.

Para que os colaboradores se sintam parte da empresa, é possível implementar ações como uma caixa de sugestões ou um canal direto de comunicação com a direção. A transparência também pode ser ressaltada com informativos internos ou reuniões periódicas sobre a situação da empresa. E para reconhecer o trabalho da equipe, é possível criar prêmios de valorização, por exemplo. E eles nem precisam ser dados em dinheiro! É possível oferecer um dia de folga, um selo simbólico na assinatura do e-mail ou uma lembrança simples.

Ações como estas são significativas e não têm grande impacto no orçamento, assim como não necessitam de um grande número de funcionários para serem desenvolvidas. Desta forma, podem ser facilmente aplicadas em pequenas empresas e gerar resultados relevantes para o negócio.

O endomarketing na sua pequena empresa

Como vimos, ao contrário do que se pode pensar, essa estratégia não é limitada às grandes corporações. O endomarketing em pequenas empresas pode gerar resultados expressivos até mesmo com ações simples, que não demandam muitos recursos. E caso haja possibilidade, é possível promover a melhoria contínua dos resultados com mais investimentos em endomarketing.

Caso não haja equipes de gestão de pessoas e marketing, e os gestores não se sintam seguros em implementar essa estratégia, outra alternativa é a contratação de uma empresa especializada em comunicação e gestão do conhecimento, ferramentas essenciais para o endomarketing. Como é o caso da Humantech!

Nossa equipe está à disposição para identificar as necessidades do seu negócio e contribuir para que ele alcance bons resultados a partir do endomarketing em pequenas empresas. Entre em contato e saiba mais!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e sua empresa! Fique à vontade para comentar suas impressões conosco e compartilhe este conteúdo com a sua equipe.

¹ Sebrae

² Revista Espacios

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