Comunicação Corporativa

Saiba como o blog para intranet pode ser usado na comunicação corporativa

blog para intranet

A intranet não é uma novidade para grande parte das empresas. Muitas delas, em algum momento, já utilizaram essa ferramenta, mas nem todas aproveitaram todo o potencial dela, seja por falta de investimento, seja por não conhecer por completo as suas funcionalidades. O fato é que é possível usá-la de forma proveitosa e um exemplo disso é o blog para intranet, como veremos neste artigo.

Antes disso, porém, é indispensável ressaltar a importância do investimento em comunicação interna para manter a transparência, engajar os funcionários e ter um bom clima organizacional na empresa. A comunicação interna, aliás, tem relação cada vez mais estreita com a comunicação externa, tanto é que já se fala em uma comunicação integrada, que consiga unir essas duas dimensões.

Para entender por que essa integração faz sentido, basta pensar que a opinião ou depoimento de um funcionário sobre o local em que trabalha pode influenciar um cliente tanto quanto uma campanha de marketing desenvolvida pela empresa. Isto é, ter profissionais motivados e engajados, além de ser essencial internamente, também contribui para o fortalecimento externo da marca.

E é justamente nesse sentido de integração que a comunicação corporativa atua: ela abrange várias técnicas para que todos os públicos da empresa sejam incluídos na estratégia de comunicação. Para os funcionários, o endomarketing; para os clientes em potencial e o público em geral, o marketing de conteúdo e o inbound marketing; e para a mídia, a assessoria de comunicação.

Como funciona o blog para intranet

Quando falamos de blog para intranet, estamos lidando com uma estratégia de endomarketing que tem o objetivo de otimizar o relacionamento e a comunicação com os funcionários. Isso a partir de um conteúdo produzido com qualidade e transparência, distribuído por meio de uma plataforma que pode ser acessada por todos os colaboradores de maneira fácil e rápida.

Na prática, um blog para intranet pode funcionar de diversas maneiras. Há empresas, por exemplo, que mantêm um espaço específico para a fala do presidente da empresa, que escreve periodicamente sobre diversos assuntos, tanto pessoais quanto ligados à gestão e ao mercado. As lideranças de cada área também podem ter um blog para que se comuniquem com sua equipe dessa mesma forma.

Além disso, outra possibilidade é ter um blog sobre toda a empresa dentro da intranet. Ele tem um objeto diferente do blog corporativo comum, em que se fala com o público externo. No blog para intranet, o assunto são as novidades da empresa, como lançamentos, ações internas, eventos com os funcionários, informações sobre segurança e saúde no trabalho, entre outros temas.

Esse conteúdo deve ser produzido com qualidade: o texto precisa ser claro e coeso e o material deve contar com imagens, vídeos, infográficos e outros recursos multimídia sempre que possível, já que eles são atrativos e facilitam a assimilação. As publicações devem ser feitas periodicamente para que o blog fique sempre atualizado e os colaboradores não percam o interesse em acessá-lo.

É importante que o blog para intranet tenha espaço para comentários e outras formas de interação para que o público interno possa se relacionar com o conteúdo e entre si dentro da plataforma. Essa possibilidade estimula ainda mais a participação dos funcionários, o que, é claro, influencia em todos os indicadores de resultados dessa prática e no engajamento da equipe.

Antes de colocar tudo isso em prática, no entanto, é indispensável fazer um bom planejamento para avaliar se essa ferramenta é a ideal para a sua empresa e como você deve utilizá-la. Por exemplo, se no seu empreendimento grande parte da equipe trabalha no chão de fábrica e não tem acesso fácil à intranet, pode não ser uma boa opção utilizar essa estratégia.

Afinal, você acabaria deixando muitas pessoas de fora da comunicação e isso, definitivamente, não é algo positivo. Outra questão a analisar é o tipo de conteúdo e a periodicidade. Em alguns casos, um texto maior, por exemplo, atrai os funcionários, já em outros, não. O mesmo ocorre em relação à frequência de publicações: é preciso encontrar a medida ideal para atrair o seu público.

Nesse sentido, uma boa alternativa para acertar na comunicação interna a partir de um blog para intranet é fazer pesquisas e conversar com os colaboradores. O objetivo é entender se é uma opção interessante para eles, o que gostariam de ler, como preferem participar, qual é o tipo de conteúdo de que gostam, entre outras características.

Tudo isso vai ajudar você a desenvolver o melhor material para a sua empresa. Por último, lembre-se de que também é importante acompanhar os resultados dessa ação, seja analisando os indicadores de acessos, comentários e outras reações, seja conversando com os funcionários ou desenvolvendo pesquisas para que eles expressem sua opinião sobre o assunto.

Dessa forma, o seu blog para intranet ganha ainda mais relevância e você conquista bons resultados com um público fundamental para o sucesso do seu negócio!

E então, o que você acha dessa estratégia? Deixe seu comentário aqui embaixo contando sua opinião ou experiência sobre o assunto. E se você quiser saber mais sobre o blog para intranet, entre em contato com a nossa equipe! Somos especialistas em comunicação corporativa e estamos a postos para ajudar!

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