Inbound Marketing

O que é inbound marketing e como essa estratégia funciona na prática

o que é inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair os potenciais clientes de uma empresa, considerando as necessidades desse público. Esta prática se difere do marketing tradicional e é cada vez mais utilizada no meio empresarial, pois oferece bons resultados na atração e fidelização dos consumidores. Mas você sabe como funciona e o que é inbound marketing?

O que é inbound marketing

Também conhecido como marketing de entrada ou marketing de atração, o inbound marketing reúne técnicas e práticas que visam atrair clientes para um negócio, de modo que esses consumidores procurem pela empresa em vez do contrário, como ocorre com o marketing tradicional. Isso acontece porque o inbound considera as necessidades do público-alvo. Veja um exemplo!

Imagine que você seja dono de um pet shop e que gostaria de aumentar as suas vendas. Usando o marketing tradicional, você poderia colocar um anúncio em um jornal ou um outdoor em uma rua movimentada da sua cidade. No entanto, você nunca saberia quantas pessoas iriam ver esses materiais e nem mesmo se elas chegariam ao seu negócio motivadas por eles.

Além disso, também não saberia, de fato, se todas as pessoas que viram o anúncio ou o outdoor são tutoras de animais de estimação, o que poderia ser prejudicial para os resultados da sua ação de marketing. O fato é que, no marketing tradicional, é a sua empresa que corre atrás do cliente para conquistá-lo, diferentemente do que ocorre no inbound marketing.

Com ele, todas as estratégias são desenvolvidas a fim de que um potencial cliente procure o seu empreendimento. Para isso, é claro, é fundamental entender quem é a sua persona, isto é, o seu consumidor ideal, e quais são as necessidades e objetivos dela. Voltando ao exemplo do pet shop, você poderia utilizar diversas estratégias ― das quais falaremos melhor adiante ― para atraí-la.

Um exemplo é a criação de um blog e a publicação de textos relacionados ao seu nicho de mercado. No caso do pet shop, o conteúdo poderia ser relacionado aos cuidados com a higiene, alimentação, saúde e conforto dos animais. Dessa forma, ao fazer buscas sobre esses assuntos na internet, um potencial consumidor encontraria o seu blog, um passo importante para a atração de clientes.

Entende a diferença? Com o inbound marketing, as estratégias são desenvolvidas especificamente para um público-alvo, com a intenção de que ele encontre a sua marca, reconheça a sua empresa como referência no seu nicho de mercado e, por consequência, tenha confiança para estreitar o relacionamento e passar a ser seu cliente de fato.

Como funciona o inbound marketing

Para que tudo isso que falamos aconteça, é importante encaminhar o seu potencial cliente por uma jornada, realizada desde que ele encontra o seu site até o momento em que compra e se encanta com o seu produto. Funciona assim: o primeiro passo é fazer com que a sua persona encontre a sua empresa. Para isso, você precisa oferecer conteúdo relevante e qualificado para ela.

Existem diversas formas de fazer isso, como os próprios blogs, que já citamos, as redes sociais, os vídeos, as newsletters, entre outros diversos materiais ricos. A intenção não é oferecer o seu produto diretamente, mas sim informações importantes, relacionadas ao seu nicho, e que atendam às necessidades dos seus potenciais clientes.

Depois de atrair a pessoa à sua marca, a próxima etapa é convertê-la em um lead, isto é, em alguém que logo pode se tornar um cliente. Para isso, você deve publicar ainda mais materiais ricos e usar estratégias para que o visitante deixe um contato, como telefone ou e-mail. É possível, por exemplo, oferecer o download de um e-book a partir do preenchimento de um formulário com esses dados.

A tarefa de converter um visitante em um lead não é tão fácil quanto parece e exige que você eduque o seu cliente para que ele entenda o que a sua empresa faz e quais são os benefícios que ela tem. Quando isso ocorre, o visitante passa a procurar cada vez mais materiais produzidos por você e, então, torna-se um lead qualificado, ou seja, uma pessoa que, de fato, está interessada no seu negócio.

A partir dessa fase, é hora de oferecer um conteúdo mais aprofundado, diretamente relacionado à sua empresa, como cases de sucesso e a opinião de seus outros clientes. Com isso, é possível que esse lead qualificado entre em contato ou mesmo que a sua equipe de vendas tenha essa iniciativa com mais segurança de que aquela pessoa está interessada em receber uma ligação da sua empresa. Assim, o próximo passo é fechar a venda!

Porém, engana-se quem pausa a sua estratégia de inbound marketing neste momento. Após fazer do seu lead um cliente, é essencial encantá-lo no pós-venda! Para isso, é preciso manter o contato e continuar oferecendo materiais e soluções para as necessidades dele. Com isso, além de consumidor fiel, essa pessoa pode se tornar um embaixador da sua marca, indicado seu negócio para amigos!

Todo esse ciclo pode ser melhor compreendido com essa imagem. Veja:

Interessante, não é? Agora, vamos partir para a prática e entender quais são as estratégias que você pode utilizar para atrair pessoas e transformá-las em clientes e divulgadores!

Quais são as estratégias de inbound marketing

O que é inbound marketing você já sabe, mas talvez esteja se perguntando como ele funciona na prática. Bom, para atrair e fidelizar clientes, esse conceito utiliza três estratégias principais. Confira:

Marketing de conteúdo: essa técnica tem o objetivo de atrair potenciais clientes por meio de conteúdo relevante e qualificado. Com o marketing de conteúdo, você oferece informações que atendem às necessidades do seu público-alvo e, com isso, passa a ser reconhecido por ele como referência no assunto, o que é fundamental para gerar confiança e conquistar credibilidade. Para disponibilizar esse conteúdo, a sua empresa pode produzir textos, e-books, infográficos, vídeos, webinars e vários outros tipos de materiais qualificados.

SEO: as técnicas de SEO têm o objetivo de fazer com que os materiais publicados pela sua marca sejam facilmente encontrados pelos seus potenciais clientes a partir das buscas na internet. Isto é, com o SEO, o seu conteúdo é capaz de alcançar as primeiras posições no ranqueamento dos buscadores, o que acaba aumentando o tráfego no seu blog ou no seu site. As técnicas de SEO incluem o uso de palavras-chave, de heading tags, de hiperlinks, entre outros atributos.

Redes sociais: as redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o Twitter e o LinkedIn, são outra forma de divulgar o conteúdo produzido pela sua empresa. Para isso, é preciso publicar informações personalizadas e adaptadas para cada rede e, principalmente, entender qual é a linguagem utilizada pela sua persona. Vale apostar em diversos tipos de materiais, como vídeos, transmissões ao vivo, imagens e textos.

Essas três práticas dizem muito sobre o que é inbound marketing e são essenciais para que a sua empresa consiga atrair novos clientes. Porém, mais do que colocá-las em prática, é fundamental acompanhar os resultados dessas ações de forma contínua. Assim, você garante a eficiência da sua estratégia de inbound marketing e alavanca as suas vendas!

E então, convencido de que essa estratégia é a que você precisa para atrair clientes e melhorar seus resultados? Você pode saber mais sobre o que é inbound marketing, a importância e todos os benefícios dessa prática no infográfico que preparamos sobre o tema. Para acessar, é só clicar na imagem abaixo e baixar o conteúdo agora mesmo:

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que é inbound marketing, deixe um comentário ou entre em contato. A nossa equipe é especializada nessa estratégia e pode ajudar você a implementá-la para atrair e encantar seus clientes!

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