Comunicação Corporativa

A diferença entre comunicação corporativa e assessoria de imprensa

comunicação corporativa

Em geral, todo empreendedor sabe que ter uma boa comunicação com seus diversos públicos é fator importante para o fortalecimento da marca e o sucesso do negócio. Para isso, nada melhor do que a assessoria de imprensa, certo? Ou seria a comunicação corporativa? Muitas pessoas consideram que estamos falando da mesma coisa, mas a verdade é que esses dois conceitos têm diferenças!

E é para que você não caia nessa armadilha e para que possa encontrar as melhores soluções para a sua empresa que, neste artigo, vamos mostrar o que é assessoria de imprensa, o que é comunicação corporativa e o que difere uma prática da outra. Acompanhe!

O que é assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de comunicação utilizada para que as instituições possam manter uma boa relação com os veículos de mídia. Essa disciplina tem um papel fundamental para as empresas, pois, muitas vezes, é a partir dos canais de imprensa que a população se informa sobre determinada situação e forma uma percepção sobre as marcas.

Para entender melhor como isso funciona na prática, imagine o caso de uma empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para uma cidade inteira. Certo dia, ocorre um problema em uma das estações e metade do município fica sem luz. Pior: a previsão não é boa e o serviço deve voltar a operar normalmente apenas cinco dias após o incidente.

Imediatamente, começam a surgir boatos de que o problema deve se espalhar pela outra metade da cidade, as pessoas ficam enfurecidas e ninguém mais sabe o que é verdade e o que é boato. Além de tudo isso, os consumidores ficam irritados com a empresa, que passadas cinco horas do incidente ainda não se posicionou publicamente informando o que aconteceu.

Os veículos de comunicação procuram a empresa para saber mais sobre o assunto, mas descobrem que não há assessoria de imprensa. Todos os repórteres ficam sem informações até que, por fim, encontram o presidente da instituição que, sem preparo para falar, se contradiz em diversos momentos e deixa a população ainda mais inconformada.

Essa é uma situação fictícia, mas que mostra bem a importância de uma assessoria de imprensa e os impactos que a imagem de uma empresa pode sofrer ao não estar preparada para dialogar com os meios de comunicação e, por consequência, com o seu público. Em nosso exemplo, a assessoria teria o papel de enviar um comunicado para a imprensa imediatamente.

Além disso, já deveria ter preparado todos os seus diretores e o presidente para lidar com uma crise, inclusive, desenvolvendo antecipadamente um plano de ação para enfrentar situações como essa. Outra maneira de deixar o público tranquilo, além de comunicar a imprensa, seria exibir informes na televisão, no rádio e em outros meios mais acessados pelos consumidores dos seus serviços.

Aqui, tratamos de uma ocorrência de crise, mas a assessoria de imprensa, além de agir para proteger a marca em um caso de exposição prejudicial, também pode oferecer pautas positivas à mídia. Por exemplo, se essa mesma empresa tivesse um programa com gratuidades para determinada parte da população, essa medida poderia promover uma visão positiva do público em relação à marca.

Dessa forma, está claro que o papel da assessoria de imprensa é fazer a ponte entre a instituição e os veículos de comunicação e, por consequência, também com a audiência desses canais. Sua função é tanto gerir situações ruins para a marca quanto comunicar medidas que podem tornar ainda melhor a percepção do público sobre a empresa.

O que é comunicação corporativa

A comunicação corporativa, como já discutimos aqui no blog, é uma disciplina que engloba diversas técnicas a fim de fortalecer uma marca e melhorar a relação de uma instituição com seus diferentes públicos. E é justamente nesse ponto que podemos entender melhor a diferença entre assessoria de imprensa e comunicação corporativa, ou melhor, como as duas se relacionam.

Na prática, a assessoria de imprensa é, na verdade, uma das ferramentas utilizadas pela comunicação corporativa, é a estratégia implementada para que a empresa se comunique melhor com um de seus públicos, nesse caso, a imprensa. Como ela, existem ainda outras práticas que fazem parte dessa disciplina, como o marketing digital e o endomarketing.

No marketing digital, o objetivo é melhorar a comunicação e o relacionamento com o público externo da instituição, como consumidores e potenciais clientes, a fim de conquistá-los e fidelizá-los. Já no endomarketing, o público-alvo das ações são os funcionários da empresa, visando criar engajamento e motivação, melhorar a comunicação e promover capacitação para todos.

Dessa forma, a comunicação corporativa reúne diversas estratégias, cada uma com seus objetivos, técnicas e públicos-alvo diferentes e bem definidos. Justamente por esse motivo, é importante que as empresas tenham equipes e desenvolvam ações para lidar com cada uma dessas disciplinas. Apenas dessa forma é possível fazer uma comunicação corporativa eficiente.

A relação entre assessoria de imprensa e comunicação corporativa

Como vimos, a assessoria de imprensa é uma das estratégias da comunicação corporativa, essencial para que as instituições mantenham uma boa relação com os veículos de comunicação e para que, por consequência, consigam se comunicar com o público para transmitir uma imagem positiva da marca, seja em momentos de crise, seja com pautas favoráveis à empresa.

Dessa forma, a assessoria de imprensa, sem dúvida nenhuma, é importante para os negócios que desejam fortalecer a sua marca e melhorar a comunicação com o público. Porém, vale lembrar que essa é uma técnica que se restringe ao relacionamento com os veículos de comunicação e, por isso, é fundamental contar também com as outras práticas que fazem parte da comunicação corporativa.

Com isso, a sua empresa pode se comunicar de forma eficaz com todos os seus públicos para crescer e ganhar ainda mais espaço no mercado. E para que isso aconteça, é indispensável contar com uma equipe preparada e especializada em soluções para a comunicação corporativa. Acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar!

E se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, deixe seu comentário aqui embaixo! Você também pode aproveitar esse espaço para compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema!
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