Comunicação Corporativa

Estratégias de comunicação corporativa: o que é on e o que é off nessa atividade

estratégias de comunicação corporativa

Empresas que desejam construir uma imagem positiva da sua marca para seus diversos públicos têm à sua disposição uma infinidade de práticas e técnicas de comunicação. Entre elas, as ferramentas on, realizadas no meio digital, e as ferramentas off, que são feitas fora da internet. Mas, afinal, quais são as melhores estratégias de comunicação corporativa: as on-line ou as off-line?

Os dois tipos de estratégias têm benefícios e, por isso, nenhuma delas deve ser descartada sem que antes seja feita uma análise adequada em relação ao perfil da empresa, ao seu público-alvo e aos seus objetivos. E para ajudar você a entender melhor esse assunto, nós produzimos este artigo, com dicas sobre o que é on e o que é off e como utilizar essas duas estratégias. Acompanhe!

O que é on nas estratégias de comunicação corporativa

É praticamente impossível pensar em estratégias de comunicação corporativa sem levar em conta o mundo digital. Hoje, as pessoas se comunicam constantemente por meio das ferramentas disponíveis na internet e, por isso, essas próprias ferramentas se transformaram em meios de comunicação importantes para empresas de qualquer porte ou segmento.

Alguns exemplos de técnicas on-line são a veiculação de anúncios em buscadores e em redes sociais e a criação de blogs, que servem para atrair e conquistar o público-alvo de um negócio. Já quando se trata da comunicação com parceiros, como revendedores e franqueados, os treinamentos realizados por meio da internet, principalmente o e-learning, são uma boa forma de repassar conhecimento.

Aliás, os treinamentos on-line também são uma ótima opção para transmitir conteúdo para a equipe interna da organização com muito mais eficiência. E ainda em se tratando da comunicação dentro da empresa, a implantação da intranet para envio de comunicados importantes, ou mesmo a criação de um informativo periódico digital são ações interessantes.

Uma das principais vantagens das ferramentas on é a possibilidade de segmentar o público, o que permite direcionar o conteúdo para um público-alvo. Além disso, também é mais fácil mensurar os resultados de cada ação, assim como o retorno que elas geram. Outro benefício é o custo de algumas estratégias, que é facilmente controlado e, em muitos casos, reduzido.

O que é off nas estratégias de comunicação corporativa

Embora as ferramentas digitais tenham espaço cada vez maior na comunicação corporativa, investir em estratégias de comunicação corporativa off-line também pode ser uma atitude vantajosa. Afinal, embora quase todo mundo tenha acesso a um smartphone, é bem verdade que muitas pessoas assistem televisão, ouvem rádio, leem revistas e observam outdoors.

Os anúncios em revistas são um exemplo de estratégia de comunicação corporativa que pode atrair não só clientes, mas também parceiros. Ao anunciar em uma publicação especializada no seu nicho de mercado, é muito provável que possíveis fornecedores, franqueados, investidores e outros tipos de parceiros encontrem o seu negócio e tenham interesse naquilo que você oferece.

Já os outdoors e os anúncios em rádio e televisão são perfeitos para que a sua marca fique conhecida por muitas pessoas, mesmo aquelas que não correspondem à sua persona. Além disso, funcionam bem quando são feitos em canais de comunicação que tenham o seu público-alvo como público também: se há uma rádio muito ouvida no bairro de uma loja, por exemplo, anunciar nela é uma ótima opção.

O principal benefício das estratégias off-line é o seu poder de aumentar a visibilidade de uma marca ou de um produto, mesmo que abranja pessoas que não fazem parte do seu público-alvo, e isso é muito importante para melhorar a percepção sobre a empresa. Muitas pessoas que não consomem os itens fabricados pela Apple, por exemplo, acreditam na qualidade deles e da marca.

Como escolher entre as estratégias on-line e off-line

As estratégias de comunicação corporativa envolvem o relacionamento com diversos públicos, como os funcionários, a imprensa, os clientes e os parceiros. Dessa forma, é importante ressaltar que uma ação que funciona muito bem para um grupo pode não funcionar da mesma forma com o outro. Em algumas situações, inclusive, elas podem não ter os mesmos resultados nem com o mesmo público.

Imagine, por exemplo, o caso de uma grande indústria. Na produção, os funcionários não têm acesso à internet, pois trabalham o dia todo nas máquinas. Porém, nos setores comercial e administrativo, as equipes estão conectadas o tempo inteiro. Dessa forma, um jornal impresso poderia ser melhor para quem trabalha na fábrica, enquanto o digital seria uma boa opção para os demais funcionários.

Assim, fica claro que não se deve descartar nenhuma das estratégias, nem on, nem off. É necessário conhecer o público-alvo das ações para, então, analisar qual é a melhor forma de se comunicar com ele a fim de atingir os objetivos da empresa. Por vezes, é possível até mesmo unir as duas estratégias e alcançar resultados ainda melhores!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e para o seu negócio! Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar a sua opinião sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite também para conhecer as soluções da Humantech para comunicação corporativa: nós somos especialistas em trazer bons resultados para negócios de diversos portes e segmentos!

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