Comunicação Corporativa

O que é comunicação corporativa e qual sua função dentro das empresas?

o que é comunicação corporativa

Muito mais do que somente falar sobre a empresa, a comunicação corporativa busca conhecer os ambientes interno e externo do negócio para identificar oportunidades e recomendar ações de comunicação que possam resultar em identidade, imagem e reputação positivas. Desenvolvida a partir da década de 1990, hoje, tem status de uma atividade essencial para a conquista de excelentes resultados empresariais e por isso é fundamental entender o que é comunicação corporativa.

Muitos empresários e gestores ainda não conseguem enxergar a importância dessa prática e nem que ela está ligada diretamente ao planejamento estratégico e à tomada de decisões gerenciais. Para alguns, trata-se apenas de “falar o que está acontecendo” na empresa, deixando de lado o fato de que esse trabalho auxilia na implantação de processos contínuos de discussão das melhores práticas empresariais e ajuda na análise do impacto das decisões e na avaliação dos sucessos, das falhas e das novas ideias.

Portanto, não confunda propaganda ou marketing com comunicação corporativa, que é uma atividade muito mais complexa. Tanto que podemos dizer que seu objetivo principal é melhorar a percepção de valor da marca junto a seus públicos focando em dois fatores: a estratégia de posicionamento da marca e a experiência de uso, que traduz na prática o seu posicionamento.

Para esclarecer várias dúvidas sobre esse assunto, vamos publicar uma série de artigos aqui no blog, nos quais explicaremos o que é comunicação corporativa, sua relação com a gestão do conhecimento ― um tema que faz parte do nosso dia a dia ―, como ela pode ser desenvolvida dentro das empresas, entre outros pontos que a tornam essencial para o sucesso do seu negócio. Siga com a gente e amplie seus conhecimentos!

O que é comunicação corporativa

Reforçando o que vimos até aqui, podemos dizer que a comunicação corporativa é um item fundamental da comunicação, como o próprio nome indica, que precisa ser estudado e colocado em prática em toda a organização para potencializar a eficiência do trabalho corporativo. Ela deve ser desenvolvida tanto para dentro quanto para fora da empresa, atendendo seus diversos públicos: clientes, parceiros, fornecedores, imprensa e outras instituições.

Além disso, a comunicação corporativa é responsável pelo desenvolvimento, atualização e divulgação da visão do negócio, bem como por sua aplicação no processo de comunicação interno e externo. Lembrando que visão empresarial é o que define o que a organização deseja e onde pretende chegar, como quer ser vista ou percebida por seus públicos. Na linguagem do mercado, é o posicionamento público dos seus atributos e visa assegurar a projeção consistente de sua personalidade.

Comunicação corporativa interna e externa

Já que falamos no assunto, vamos mostrar as diferenças entre a comunicação corporativa interna e a externa. Internamente, essa atividade funciona para proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, assim como auxiliar no aumento da produtividade dos funcionários. Para isso, são usadas diferentes ferramentas, como reuniões, conferências, apresentações, informativos impressos ou on-line, para anunciar algo, tomar decisões e compartilhar informações, visões e opiniões gerais sobre o negócio.

Já a comunicação corporativa externa inclui os processos de comunicação com os potenciais investidores, clientes e demais instituições. Ela é responsável pela forma como a empresa quer ser vista pelo mercado e, por isso, também está dentro dessas atribuições a construção da imagem e da identidade da marca. Aqui, entra, inclusive, a parte de defesa da empresa diante dos meios de comunicação.

Por vivermos em um mundo onde a disseminação da informação está cada vez mais fácil e dinâmica, é preciso que a comunicação corporativa tenha planos para enfrentar qualquer tipo de divulgação sobre a empresa. Ela pode ser tanto antecipada, para alinhar as informações repassadas com os princípios da organização, quanto reativa, para esclarecer a versão da empresa sobre os fatos e minimizar impactos negativos.

Lendo o parágrafo anterior, você pode até pensar: mas isso não é assessoria de imprensa? É, sim, você tem razão. Assim como várias outras áreas relacionadas à comunicação interna e externa, como marketing, endomarketing e relações públicas, a assessoria de imprensa agora também faz parte da comunicação corporativa. Hoje, aliás, a comunicação corporativa, também chamada de comunicação empresarial, acaba englobando outros conceitos usados dentro das empresas, como comunicação organizacional e comunicação institucional.

Benefícios de ter uma estratégia de comunicação corporativa

Ao longo da nossa série de artigos sobre este tema, vamos falar com mais detalhes sobre a importância de desenvolver e estabelecer uma estratégia de comunicação empresarial. Mas já é interessante você saber que ao organizar um trabalho sério de comunicação, o seu negócio consegue evitar alguns problemas e promover um clima organizacional mais prazeroso e propício à produtividade.

Para ficar mais claro, podemos citar alguns benefícios, como:

  • Evita fofocas e especulações internas e externas sobre as questões empresariais ao comunicar de forma clara quais são os objetivos da empresa;
  • Facilita o engajamento dos colaboradores e dos consumidores, pois cria um sentimento de pertencimento e participação;
  • Fornece aos clientes um canal de comunicação mais direto para dúvidas, sugestões e reclamações;
  • Contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa;
  • Desenvolve um alinhamento de valores e objetivos que favorece a produtividade e a criação de um bom ambiente de trabalho.

Como dissemos, trataremos melhor dos benefícios em outra ocasião. Aqui, nosso objetivo é deixar claro o que é comunicação corporativa e por que vale mesmo a pena investir nela!

Atividades da comunicação corporativa

Quando falamos em comunicação, não podemos pensá-la de forma isolada. Para alcançar um alto desempenho, é preciso desenvolver e manter um ótimo relacionamento com as demais áreas da empresa, como finanças, jurídico, produção e recursos humanos. A ideia central dessa parceria é que cada setor contribua com seus conhecimentos especializados na formulação de mensagens alinhadas com as políticas e a visão da empresa e adequadas aos públicos a que se destinam.

É o que o chamamos de uso profissional e planejado da comunicação, cujo objetivo principal é gerar e manter uma reputação favorável para o negócio. Atualmente, isso é feito por meio de várias atividades. Confira as principais:

  • Consultoria para a construção de um planejamento estratégico de marketing de acordo com a realidade e as necessidades da sua empresa;
  • Gestão da marca e demais ativos de comunicação;
  • Produção de materiais de comunicação corporativa qualificados e relevantes para atrair e envolver o público e gerar valor para o seu negócio;
  • Ações para tratar da cultura corporativa;
  • Desenvolvimento de soluções voltadas à educação dos seus públicos-alvos (colaboradores, clientes, fornecedores etc.);
  • Preservação da memória organizacional.

A comunicação corporativa é uma atividade complexa e que envolve várias questões, por isso, hoje encerramos o artigo por aqui, para que você possa aproveitar este conteúdo inicial e absorver melhor todos os conceitos e informações já vistos. Se restou alguma dúvida sobre o que é comunicação corporativa ou você já percebeu que essa é a atividade que sua empresa precisa para conversar melhor com seu público, venha conversar com a gente. Nossos especialistas estão prontos para atendê-lo!

E, é claro, fique ligado aqui no blog para aprofundar seus conhecimentos sobre o que é comunicação corporativa e aplicá-la da melhor forma possível na sua empresa!

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