Entenda a diferença entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa

Entenda a diferença entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa

Nós já falamos aqui no blog sobre como uma equipe de marketing exerce um papel fundamental em empresas de qualquer porte e segmento. Afinal, entre outras atribuições, os profissionais desse time são responsáveis por cuidar do marketing de conteúdo e da assessoria de imprensa, serviços que estreitam o diálogo com os clientes e veículos de comunicação e, consequentemente, aumentam a visibilidade de marcas e produtos.

Mas se é verdade que tanto o marketing de conteúdo quanto a assessoria de imprensa são essenciais para a comunicação de uma empresa, também é verdade que muitos empreendedores ainda confundem esses dois serviços. Apesar de terem igual importância, eles têm estratégias e objetivos diferentes e, por isso, devem ser contratados separadamente quando a empresa opta por terceirizar o marketing do negócio.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é cada um desses serviços e quais resultados esperar deles. Acompanhe!

O papel da assessoria de imprensa

Se você já ligou a televisão ou o rádio ou abriu um jornal ou site hoje, deve ter visto várias notícias sobre variados temas, não é mesmo? Apesar de tratarem sobre assuntos diferentes, em comum essas matérias costumam ter uma mesma origem: a assessoria de imprensa.

Esse é o serviço responsável por estreitar o diálogo entre a empresa e os veículos de comunicação e, consequentemente, também com a comunidade. Vamos pensar num exemplo: imagine uma empresa que é responsável pelo abastecimento de água em uma cidade e que está prestes a começar uma grande obra que irá otimizar a distribuição de água para a população.

Essa é uma notícia considerada positiva e um assessor de imprensa atento saberá que divulgá-la aos veículos de comunicação é uma forma de aumentar a visibilidade da empresa e até mesmo melhorar a imagem do negócio. Assim, ele pode produzir vários materiais, entre textos, fotos e infográficos, por exemplo, explicando essa grande obra para a imprensa que, por sua vez, repassará as informações ao seu público.

Por outro lado, uma obra como essa pode causar diversos transtornos pontuais à população, como bloqueios no trânsito e até mesmo desabastecimentos temporários em algumas partes da cidade. Nesse sentido, também cabe ao assessor de imprensa orientar os veículos de comunicação quanto a esses fatos para que possam alertar a população sobre o tema.

Ou seja, não importa o teor do assunto, se positivo ou negativo: caso a notícia seja relevante para a população ― e nem sempre ela é, cabe ao assessor de imprensa identificar ―, é papel da assessoria de imprensa divulgá-la aos veículos de comunicação e atender às suas demandas quando necessário, como em relação ao agendamento de entrevistas, por exemplo.

Assim, podemos dizer que a assessoria de imprensa tem o objetivo de aumentar e otimizar a visibilidade da empresa a partir da relação direta com os veículos de comunicação, gerando bom conteúdo e atendendo a todos com eficiência.

O papel do marketing de conteúdo

Enquanto a assessoria de imprensa é um serviço que estreita o diálogo com os veículos de comunicação e, consequentemente, com a comunidade em geral, o marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que procura atrair os clientes considerados o público-alvo da empresa a partir de conteúdo gerado nas próprias plataformas do empreendimento, como as redes sociais, os sites e os blogs, por exemplo.

Vamos voltar ao caso da empresa de abastecimento de água que vai começar uma grande obra na cidade. Como dissemos, uma obra como essa costuma gerar alguns transtornos pontuais para a população, que são compensados pelo benefício da melhora no abastecimento. No entanto, muitas pessoas acabam ficando aborrecidas com esses transtornos, já que eles podem atrapalhar a sua rotina.

Nesse caso, os profissionais responsáveis pelo marketing de conteúdo dessa empresa poderiam, por exemplo, produzir e publicar em seu blog e redes sociais alguns materiais explicando como ocorre o abastecimento de água, desde a captação até a chegada do insumo na casa de cada pessoa. O material poderia, assim, mostrar que a rede de água precisa passar por algumas ruas da cidade e que, por isso, interferências no trânsito precisam acontecer para que a rede seja construída.

Outros bons exemplos não relacionados a essa obra, mas que também podem atrair público, são a publicação de artigos mostrando como limpar a caixa-d’água, descobrir vazamentos e economizar água. Ou seja, conteúdo importante para os clientes acessarem nos próprios canais de comunicação da empresa.

Em resumo, o objetivo do marketing de conteúdo é gerar conteúdo relevante para os seus clientes ou possíveis clientes, a fim de conscientizá-los sobre sua área de atuação, atrair novos visitantes às plataformas da empresa e conquistar a confiança desse público sem, necessariamente, oferecer um produto ou serviço. Isso acaba gerando credibilidade para a empresa.

Como lidar com as diferenças entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa

Como já dissemos aqui, uma boa opção para que esses serviços sejam realizados com eficiência é contratar uma empresa terceirizada para cuidar de cada um deles. Nesse momento, porém, é preciso deixar claro o que a contratante espera da empresa contratada e que serviços ela vai oferecer, pois não é incomum que haja confusão entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa nesse processo.

Por último, também é importante que dentro da empresa exista uma pessoa que encaminhe as demandas do negócio para a agência terceirizada e entenda a importância e as diferenças entre os serviços, tratando as duas demandas separadamente. Assim, garante-se que toda a equipe esteja alinhada à estratégia do negócio e empenhada em buscar os objetivos traçados.

Quer conhecer um pouco mais sobre o marketing de conteúdo e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Então, faça o download gratuito do nosso e-book sobre o tema e descubra como o marketing de conteúdo pode contribuir para o crescimento da sua empresa, ajudando na construção de laços duradouros com o seu público.

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre Marketing de Conteúdo

Esperamos que você tenha gostado do nosso material e que ele seja útil para a otimização do marketing na sua empresa. E, claro, se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário ou entrar em contato com a gente. Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo!

Tópicos:

Comentários