Veja como branding e marketing de conteúdo formam a imagem de uma empresa

Veja como branding e marketing de conteúdo formam a imagem de uma empresa

Empresas de diferentes segmentos já perceberam que para alcançar um público cada vez maior é preciso investir em planejamento de estratégias digitais. E, entre as disponíveis no mercado, branding e marketing de conteúdo se destacam.

Para quem ainda desconhece os significados, branding é um conjunto de conceitos que tem o objetivo de consolidar uma marca no mercado com a adoção de planos, ações e estratégias específicas. Já o marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio de conteúdo relevante e valioso.

Para alcançar o fortalecimento da marca, as empresas precisam cada vez mais implementar práticas para melhorar sua percepção junto aos clientes. E é consenso que, ao melhorar essa percepção, a marca alcança o topo da lista de opções de um cliente quando ele tiver que decidir de quem vai comprar ou com quem vai trabalhar.

Branding e branded content

O branding é compreendido como a gestão de marca de uma empresa, que se dá a partir de ações como a criação de um logotipo, o fortalecimento da identidade visual e a produção de conteúdo da marca, o chamado branded content. E, nesse caso específico, é possível notar uma sensível mudança de percepção do mercado.

Há aproximadamente três anos, jornais de grande circulação no Brasil, como a Folha de S.Paulo, perceberam a tendência e montaram equipes focadas no serviço de branded content. A estratégia é vista pelas empresas do setor como fonte de receita alternativa e ganha a atenção dos anunciantes e das agências de publicidade.

A proposta do branded content é a de oferecer uma estratégia de construção e consolidação de imagem com base na produção de conteúdo relevante para a audiência, patrocinado por uma empresa ou instituição, mas que se distingue da publicidade ou do merchandising tradicionais.

Conteúdos patrocinados são práticas usuais nos meios de comunicação. A mudança é que em vez de contratar uma empresa, agência de publicidade ou profissionais autônomos para realizar o trabalho, o cliente agora pode fazer isso diretamente com a empresa que gera informação de qualidade para um público específico. Ou pode, ela mesma, desenvolver o seu próprio conteúdo, colocando-se como autoridade em sua área de atuação. E isso é visto pelas empresas como um grande diferencial sobre a percepção da marca.

Benefícios do marketing de conteúdo

Após entender quais assuntos estão relacionados à sua área de atuação e quais clientes podem criar um engajamento com eles, é hora de elaborar a estratégia de conteúdo. Entre os benefícios gerados por essa prática estão:

  • Maior visibilidade on-line;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Maior engajamento com a marca;
  • Novas oportunidades para a equipe de vendas;
  • Crescimento natural das vendas;
  • Redução de custos.

Especialistas entendem que, ao adotar uma estratégia de conteúdo madura, serão gerados mais leads, que são os contatos interessados naquilo que a empresa faz ou produz. Com mais contatos gerados, as pessoas começam a consumir naturalmente os seus produtos e serviços.

Por que investir em marketing de conteúdo

Para alcançar relevância nas redes sociais é preciso ir além de fotos, mensagens e do marketing pessoal e empresarial. É necessário construir uma reputação em longo prazo. Investir em um e-commerce ou rede social exige a definição de estratégias, objetivos, metodologia e monitoramento por meio de indicadores.

Por isso, é fundamental saber o que se pretende com as as publicações nesses canais, qual o melhor horário para postagens, quem são os consumidores que sua empresa deseja atrair, quais os assuntos são de interesse do seu público potencial e quais indicadores serão utilizados para monitorar os resultados.

Nesse contexto, é importante contemplar o desenvolvimento de conteúdos digitais que sirvam de suporte para que sua empresa seja percebida como uma instituição ética, responsável e que preza a disseminação e compartilhamento do conhecimento. Mas antes de investir em qualquer plataforma on-line, procure montar uma estratégia e avaliar o mercado. Participe de conversas com empresas parceiras e pesquise conteúdos em blogs e outras plataformas on-line.

As etapas para a ação usando branding e marketing de conteúdo

O plano de marketing é composto de três etapas. Elas auxiliam na tomada de decisões seguras para alcançar objetivos e metas com esse trabalho.

1) Planejamento: é voltado para a definição do negócio. Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas ― com base na Análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que influenciam nos negócios) ―, são estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.

2) Implementação: é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa. O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.

3) Avaliação: é a etapa para verificar se as ações executadas estão de acordo com o que foi planejado.

Especificamente em relação ao marketing de conteúdo, a etapa de planejamento requer que se considere o trabalho prévio de branding para que ele seja reforçado. É importante constar que, obviamente, o branding será fortalecido com o marketing de conteúdo. Contudo, na verdade, ele corresponde a uma etapa prévia que começa na definição do nome da empresa e marca, lá no início de todo esse esforço, até a forma de comunicação utilizada para interagir com o público.

Sabendo disso, um grande passo já é dado, porque você pode estipular o que deve ser dito, como deve ser dito e para quem deve ser dito na hora de produzir conteúdos. E já que estamos falando de marketing de conteúdo, nunca é demais reforçar que essa estratégia não diz respeito ao seu produto ou serviço: você tem que entregar algo relevante ao seu público, que interesse a ele. Falar de seu produto é algo apenas para estágios mais avançados desse relacionamento, quando ele já se mostrar interessado no que você tem a oferecer.

Sabendo disso tudo, se você tem interesse em reposicionar a sua empresa ou mesmo fortalecer a imagem que ela já tem no mercado, o marketing de conteúdo pode ser um aliado eficaz.

Conheça nossas soluções de Marketing de Conteúdo

Nós, aqui da Humantech, temos experiência nesse tipo de trabalho e estamos à disposição caso você precise de ajuda neste desafio. Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer a diferença no seu negócio!

Tópicos:

Comentários