Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo para e-commerce: como aplicar na sua loja

marketing de conteúdo para e-commerce

Um dos grandes desafios dos empreendedores digitais é conseguir chamar a atenção do público-alvo em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada. O problema é que, embora as promoções sejam importantes atrativos para compras on-line, apenas fazer anúncios não é a ação mais indicada. É preciso conhecer bem os potenciais clientes para, enfim, oferecer soluções que atendam às necessidades deles e à sede que têm por informações. Afinal, não é mais uma novidade que as pessoas pesquisam antes de optar por uma compra, por isso, desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce faz toda a diferença.

Para você entender melhor a importância do conhecimento no processo de consumo, basta observar os resultados da pesquisa realizada pelo Grupon¹ em julho de 2016 com 1.011 brasileiros. Ela mostrou que 57% dos consumidores apenas compram on-line após se informarem sobre o que precisam ou sobre a área de interesse, então, por que não aproveitar esse fato para aproximar a marca do seu público e reverter esse relacionamento em vendas? Ao utilizar essa o marketing de conteúdo para e-commerce, você vai atuar exatamente nesse aspecto, oferecendo conhecimento e, ao mesmo tempo, conquistando a confiança dos consumidores.

Como o marketing de conteúdo para e-commerce conquista visitantes

Uma das vantagens do marketing de conteúdo é que as técnicas utilizadas permitem que sua marca seja encontrada com maior facilidade. Mas você sabe como isso acontece? Bom, agora vamos explicar esse processo e mostrar outros benefícios que seu e-commerce vai conseguir com essa estratégia. Vamos lá?

1 – Marketing de conteúdo é permissão, não intrusão

Quem nunca passou pela experiência de dar o play em algum vídeo no YouTube e, os primeiros segundos serem direcionados para uma propaganda? Muitas vezes isso é frustrante, pois somos obrigados a assistir um comercial que não nos interessa e, como consequência, ignoramos a mensagem do anunciante. Não é à toa que os aplicativos para bloquear anúncios são bastante utilizados. Esse tipo de contato tem suas vantagens e pode proporcionar certos resultados dependendo da estratégia escolhida, mas quando mal utilizado, pode afastar os potenciais clientes.

O marketing de conteúdo, pelo contrário, fará com que sua empresa esteja presente na vida dos consumidores, mas de forma menos agressiva, ou seja, quando eles precisarem dos seus serviços. Isso significa que o cliente vai até sua marca, não o contrário. Esse processo é possível porque seu empreendimento vai oferecer valor para as pessoas, contribuindo com algo que realmente seja útil para a vida delas. Desta forma, quando tiverem algum problema ou apenas procurarem por conteúdo sobre a área em que você atua, sua empresa estará pronta para oferecer as informações necessárias.

2 – Trabalha o relacionamento com os clientes

Construir um bom relacionamento com o público-alvo é algo maior do que apenas focar em vendas imediatas. Podemos comparar esse processo a uma amizade, baseada na confiança e na reciprocidade entre os envolvidos. Em outras palavras, significa que enquanto você ajuda os visitantes do seu site com materiais informativos, eles começam a confiar em você a ponto de se fidelizarem à sua loja e ainda recomendá-la.

Nesse sentido, uma importante ferramenta é o funil de vendas. Com ele é possível trabalhar todos os estágios da jornada do consumidor, de modo que as pessoas recebam o material certo e no momento certo. Mas sabe como isso funciona na prática? É assim: um empreendimento deve produzir conteúdo desde os níveis mais básicos — apresentando conceitos, passo a passo para realizar algo, dicas de uso e manutenção do produto ou serviço — até os mais avançados — quando os consumidores já entendem o que você faz e o material tem informações que os ajudam a escolher as soluções e a considerar sua empresa  como a melhor opção para parceria.

Esse cuidado faz com que seu negócio acompanhe o progresso dos potenciais clientes e que eles, por sua vez, continuem seguindo os canais digitais da sua marca. Para isso, o marketing de conteúdo é associado ao inbound marketing, que detém as técnicas responsáveis pela distribuição do conteúdo da forma mais adequada. Numa rápida comparação, o marketing de conteúdo é a mensagem da empresa, enquanto o inbound marketing é o meio pelo qual essa mensagem é distribuída.

3 – Conteúdo de qualidade é compartilhado

Um dos principais fatores que devem ser levados em conta no marketing de conteúdo é a satisfação dos potenciais clientes. De modo geral, quando estamos satisfeitos com um produto ou serviço, a tendência é recomendarmos a outras pessoas, certo? O mesmo princípio também se aplica ao conteúdo produzido por uma empresa. Afinal, quando temos acesso a informações relevantes e que ajudam a resolver nossos problemas, temos vontade de compartilhá-las, seja na internet, por meio das redes sociais, por exemplo, seja comentando com outras pessoas.

O resultado é que não há a necessidade de um alto investimento no Google Adwords, pois os próprios visitantes divulgam sua marca (e de graça!). Assim, aumentam-se as visualizações e a empresa torna-se conhecida, alcançando com maior eficácia ainda mais clientes. Além disso, um bom conteúdo em texto é otimizado com as técnicas de SEO, aumentando as chances de seu site ou blog aparecer nos primeiros lugares do ranking dos buscadores (como o Google). Com isso, você é encontrado com maior facilidade e conquista ainda mais visitantes.

Aplicando o marketing de conteúdo para e-commerce

Com todos esses benefícios em mente, já está pronto para iniciar o marketing de conteúdo para e-commerce? Nós vamos dar algumas dicas essenciais para você colocá-lo em prática e conseguir bons resultados. Mas antes de iniciar é fundamental compreender que o marketing de conteúdo é uma estratégia com resultados em médio e longo prazo, exatamente por trabalhar o relacionamento com os clientes. Por isso, é essencial ter paciência e ser persistente nas ações para conseguir o sucesso almejado. Então, mãos à obra!

Defina bem as personas

O primeiro passo é, sem dúvida, conhecer bem quem é o seu público-alvo. Apenas com essa informação bem definida será possível estabelecer elementos básicos para uma boa estratégia, como qual linguagem utilizar nos conteúdos, sobre quais temas se deve falar, quais são as plataformas em que é preciso atuar e qual é o melhor horário para postagem. Isso mesmo. Todo o planejamento deve ser feito considerando os hábitos e as necessidades daqueles que a empresa deseja alcançar.

Um ponto importante em relação ao e-commerce e seus consumidores é que nem todos os visitantes vão efetuar uma compra — e o empreendedor deve aceitar esse fato. Existem pessoas que apenas desejam conhecer o produto ou serviço, querem aprender sobre algo ou estão pesquisando preços, e é fundamental que elas também encontrem o que precisam. Por que? Porque mesmo que não efetuem uma compra no momento, ao acompanharem o conteúdo da sua empresa, estão contribuindo para o crescimento da marca e podem indicá-la a outras pessoas ou mesmo tornarem-se um cliente mais tarde.

Escolha as ferramentas digitais mais adequadas

Com as personas definidas, é preciso escolher quais ferramentas serão utilizadas na estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce. Dentre as opções, o blog é muito importante, pois serve de porta de entrada para os visitantes na sua loja on-line. A função dele é atrair mais visitantes por meio do conteúdo e despertar a curiosidade deles para seus produtos ou serviços, direcionando-os para sua loja de forma sutil. A ideia, de forma geral, é explicar como sua área funciona, quais soluções existem para o problema que enfrentam e mostrar que você pode ajudá-los a resolvê-los.

Os blogs também são espaços apropriados para reunir conteúdos em outros formatos, como vídeos e podcasts, além de ajudarem na divulgação dos materiais ricos com informações mais complexas e detalhada, como é o caso de e-books e infográficos. Com isso, você convida os visitantes a baixarem os materiais e, em troca, pede para que assinem sua newsletter, uma ferramenta fundamental para falar diretamente com eles e, assim, estreitar o relacionamento.

Elabore conteúdo de qualidade e em vários formatos

Já comentamos sobre a importância de oferecer um conteúdo de qualidade para as pessoas, mas é preciso ressaltar um pouco mais essa necessidade. É importante considerar aspectos como boa escrita, tamanho do texto e o uso de imagens e vídeos para deixá-lo mais atrativo e dinâmico. Muitos acreditam que ninguém lê textos longos, por exemplo, mas a verdade é que, se ele tiver todas as informações necessárias e que realmente sejam úteis, as pessoas leem, sim. Além disso, existem vários formatos de materiais que podem ser utilizados com finalidades diferentes e combinados estrategicamente para atrair visitantes com o marketing de conteúdo para e-commerce, aproximando-os ainda mais da sua marca.

Para ilustrar, se seu e-commerce é especializado em ciclismo, você pode criar um blog para dar dicas do esporte, apresentar os modelos de bicicleta e explicar quais são os mais adequados para cada uso. Também é possível criar um infográfico sobre quais são os equipamentos de segurança indispensáveis e por quê. Para aprofundar mais o assunto, é possível produzir um e-book com dicas de rotas de bicicleta para passeios na cidade. Esses são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades são infinitas e podem ser adaptadas à sua área.

Invista no marketing de conteúdo para e-commerce e veja sua loja on-line conquistar cada vez mais visitantes. Uma audiência que realmente se identifica com sua marca, proporcionando um retorno cada vez maior. Mas lembre-se que para elaborar a estratégia de forma eficaz e correta é preciso contar com a ajuda de especialistas na área. Então entre em contato conosco que teremos muita satisfação em ajudá-lo!

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¹ Grupon

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