Inbound Marketing

Saiba como o inbound marketing pode ajudar no e-commerce

e-commerce

Por muito tempo, as pessoas acostumaram-se a um tipo de divulgação de produtos e serviços, que é aquele feito por meio de anúncios destinados a uma grande massa de consumidores. Porém, nos últimos anos, um novo método vem ganhando espaço dentro dos processos de comunicação das empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos, incluindo o e-commerce, por exemplo. Estamos falando do inbound marketing.

Como já explicamos aqui, o inbound marketing visa conquistar as pessoas por meio de conteúdo relevante e segmentado, ao invés de tentar atingir públicos muito abrangentes. A ideia é alcançar as pessoas certas, entregando a elas informações de valor, que satisfaçam suas necessidades e estejam relacionadas às soluções oferecidas pela empresa.

Nesta estratégia, também chamada de novo marketing, primeiro, você atrai visitantes para os seus canais digitais. Assim, eles passam a conhecer o seu negócio e a ter acesso a outros materiais adicionais que aprofundam o debate. A partir daí, o objetivo é continuar a educação dessas pessoas com mais informações e transformá-las em leads, quer dizer, em contatos qualificados. Para isso, é necessário utilizar recursos para que deixem dados como nome, e-mail e telefone em sua página.

Feito isso, o passo seguinte é encantá-las, torná-las clientes e, consequentemente, embaixadoras da sua marca. Essa técnica justifica-se pelo fato de que as pessoas utilizam a internet para resolver diversas questões do cotidiano. O ponto a ser destacado é que, com o inbound marketing, seu conteúdo estará na hora certa e no lugar certo para responder a essas dúvidas.

Inbound marketing para e-commerce

Bom, você pode estar se perguntando: isso vale apenas para empresas que produzem e desenvolvem soluções? A resposta é não. Ela é super indicada e funciona muito bem também para quem faz o papel de intermediário, como é o caso dos sites de e-commerce.

Mas há uma diferença entre a estratégia de inbound marketing adotada no e-commerce e o que é feito em outros segmentos. Quando falamos de uma empresa que oferece sistemas para informática, por exemplo, é necessário um forte trabalho de atração de visitantes para a página. Isso porque nesse tipo de negócio não há um apelo claro que chame as pessoas para o site. Se você fizer uma busca por computação na nuvem, por exemplo, os principais resultados serão de artigos e outros textos que abordam o conceito. Então, quem vende essa solução precisa destacar-se em meio a esse cenário.

No caso das lojas virtuais, isso é bem diferente. Independentemente do tamanho do site, por si só o e-commerce já chama visitantes. Se você digitar pulseira no Google, imediatamente surgirão diversas opções de lugares nos quais esse acessório poderá ser comprado. O problema é que há uma quantidade de pessoas que passa pelo site e, por diversos motivos, acaba não comprando nada.

Dessa forma, a estratégia de inbound marketing no e-commerce tira um pouco o foco da atração de novos visitantes e se concentra mais na tarefa de trazer essas pessoas de volta e conquistá-las, aproveitando que há um volume de consumidores que já conhece a marca.

É nesse momento que entra a importância do marketing de conteúdo, pois é dele o papel de encantar as pessoas que, em algum momento, tiveram contato com a empresa e ainda estão por perto, esperando apenas mais algum incentivo. Você precisa estimular nelas um maior interesse pela loja, apresentando-se como referência e fonte de conhecimento em determinado assunto.

Pensando o conteúdo

Para poder oferecer o melhor conteúdo, é fundamental conhecer bem o seu público, reunindo o maior número de informações possível sobre ele. Assim, você construirá a persona, que é a representação do perfil comum das pessoas que orbitam em torno da sua empresa.

Digamos que, no caso da sua loja, as principais características encontradas entre os visitantes nos apresentem uma mulher de 35 anos, casada, mãe, executiva e atleta de fim de semana. A partir desse perfil, você deverá elaborar conteúdos com temas que sejam de interesse dessa persona.

Se a sua loja vende artigos esportivos, por exemplo, os primeiros conteúdos podem se concentrar em dicas de caminhada, corrida, saúde, alongamento ou até mesmo falar sobre as vantagens de cada esporte.

Conforme a pessoa for se interessando e acessando seus materiais, prepare algo apresentando alguns tênis e aborde as características de cada um, escolhendo aqueles que estão à venda na sua loja, é claro. Depois disso, a estratégia precisa ser mais direta, pensando em um e-mail marketing oferecendo um desconto ou uma promoção interessante.

A discussão sobre o uso do inbound marketing no e-commerce não termina aqui. Acompanhe o blog e fique de olho nas novidades que lançaremos sobre o tema. Aproveite para deixar um comentário e compartilhar com a gente sua experiência nessa área.

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