Marketing de Conteúdo

O que é uma landing page e como utilizá-la estrategicamente?

landing page

Landing page é uma página independente do site principal de uma empresa com um objetivo bem específico. Por isso, ela precisa ser objetiva e formatada de modo a conduzir o usuário a uma ação, que pode estar relacionada à venda ou mesmo à captação de leads. Outra característica importante é o fato de ela não ter elementos que distraiam o usuário para outros conteúdos.

Este tipo de página é útil justamente por conta das suas características: sem concorrência de atenção e diante de informações sucintas, fica mais fácil conseguir o que se busca com a landing page, aumentando as chances de eficácia na estratégia de marketing. 

Com ela, a sua empresa pode oferecer um bom conteúdo em troca das informações do usuário (o motivo mais comum de se fazer uma landing page), mas também oferecer uma amostra do produto ou serviço, o que aproxima muito da venda.

Características de uma landing page

O tipo mais comum de landing page é aquela utilizada para coletar informações dos leads em troca de materiais ricos como e-books, infográficos e vídeos. Em geral, a página deve ter um título, um texto curto dando indicações de qual tipo de conteúdo está sendo oferecido e um formulário básico. Após o envio das informações, o usuário tem acesso ao conteúdo.

Outro modelo de landing page são as com fins promocionais, que apresentam um produto específico, com muitos detalhes, de forma clara e leve, com textos curtos e rápidos, acompanhados de imagens que complementam as informações. A partir do formulário, o consumidor pode acessar uma amostra grátis ou algum outro benefício em troca das informações de contato dele.

Estas landing pages são conhecidas também como páginas de venda direta e são muito comuns em e-commerces para que as informações de um produto particular, para o qual se pretende dar mais atenção (como um lançamento ou o carro-chefe da loja) não divida atenção com os demais atrativos do site.

Agendamentos de serviços ou testes grátis também podem ser feitos a partir de landing pages, pois a comunicação com o cliente fica mais direcionada e eficaz. Em comum, como sinalizamos, todas essas páginas possuem CTAs, ferramenta muito eficaz para que a página consiga cumprir com seu objetivo.

Como produzir uma landing page

Agora que você já sabe o que é uma landing page, vamos apresentar um passo a passo básico com os elementos essenciais para produzir a sua e quais são os cuidados indispensáveis em cada etapa. Acompanhe!

1 – Prefira títulos simples e diretos

O título precisa ser curto, com verbos preferencialmente no imperativo (convidando a fazer uma ação) e que já entregue logo de cara alguma informação relevante sobre o propósito da página. É preciso fazer o usuário querer ler o restante do conteúdo. A falta de clareza e objetividade só prejudica essa meta. Portanto, nada de criar mistério, pois não é o momento para isso.

2 – Evite criar outros pontos de distração

Nada de links ou menus. Lembre-se do que falamos há pouco: uma landing page não pode ter outras distrações. O foco é o conteúdo contido nela. Se você colocar outros pontos de atenção, o usuário pode se sentir atraído por esses chamarizes e não executar a ação que você espere que ele faça por meio da landing page.

3 – Crie textos curtos e use recursos de apoio

Priorize a elaboração de textos curtos. Fale de modo direto o que a página quer proporcionar. Se preciso, utilize tópicos para dinamizar e facilitar a leitura. Para ajudar no processo de convencimento, fornecer informações adicionais ou prender a pessoa ainda mais na página, é possível utilizar esquemas visuais ou mesmo vídeos como suporte ao conteúdo. 

Lembrando que nada pode deixar dúvidas sobre do que se trata e o quê você está convidando a pessoa a fazer (baixar um material, acessar um teste grátis ou comprar um produto). E tudo precisa resultar no preenchimento do formulário e no acesso ao CTA.

4 – Direcione o olhar do visitante

Os conteúdos e elementos visuais precisam ser organizados de uma maneira lógica, de modo que seja possível conduzir o olhar do visitante pelas informações, como se fosse um caminho mesmo. Assim, você assegura que ele vai ler o texto, compreender o propósito da página e efetivar a ação para o qual ele está sendo direcionado.

5 – Elabore um formulário básico

Você terá muitas oportunidades para coletar informações detalhadas do seu público. Mas o formulário da landing page não é uma delas. Se houver muitos dados a serem fornecidos neste primeiro contato, a pessoa pode desistir de executar a ação que você espera dela.

Concentre-se no básico: nome e informações de contato. São esses elementos que vão permitir que se mantenha a pessoa por perto e que se execute a estratégia de marketing predefinida. Ao entregar o orçamento ou fechar a venda, daí sim você pode exigir mais detalhes. Neste primeiro contato, no entanto, o foco deve ser atrair essa pessoa. Então, simplicidade é tudo.

Uma landing page é só parte do processo

Sem dúvidas, a landing page é uma ferramenta essencial em uma estratégia de marketing de conteúdo. Porém, ela não funciona sozinha. Como foi possível verificar neste artigo, ela existe para conduzir a um outro elemento da estratégia de atração do seu público. 

Portanto, mais do que saber o que é uma landing page, é preciso que se desenvolva um planejamento estratégico, de modo a inseri-la dentro de um esforço mais amplo em busca da atração de leads e do encaminhamento de ações para a venda.

Se você precisar de um suporte para implementar esse esforço amplo e elaborar uma estratégia de marketing vencedora, fale com a gente! Temos profissionais experientes e uma infraestrutura completa centrada na gestão do conhecimento para oferecer o melhor serviço de comunicação para seu negócio. 

E se este artigo foi útil, compartilhe com seus contatos! Em caso de dúvidas sobre o que falamos aqui, fique à vontade para usar o espaço de comentários aqui embaixo. Estamos sempre à disposição para ajudar!

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