Marketing de Conteúdo

Confira quatro dicas sobre marketing de conteúdo para e-commerce

marketing de conteúdo para e-commerce

Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce não é mais um diferencial e sim uma condição para que os negócios desse segmento conquistem visibilidade na internet. Afinal, o crescimento desse mercado faz com que mais empreendedores apostem nele a cada dia e, aí, lojas que não investem em um bom conteúdo podem acabar perdendo espaço em meio à concorrência.

O marketing de conteúdo se destaca por ser uma estratégia menos invasiva do que outras práticas de marketing, como anúncios em redes sociais, na televisão ou em outdoors, pelos quais os clientes não procuram efetivamente e são, muitas vezes, obrigados a ver. É como aquele comercial que aparece antes do vídeo no YouTube e que você não consegue pular, por exemplo.

Já quando tratamos do marketing de conteúdo, o objetivo não é fazer com que a sua marca apareça para os potenciais clientes de uma forma desagradável. Na verdade, é muito pelo contrário: o intuito é que eles encontrem a sua empresa a partir do bom conteúdo que ela oferece e que, a partir daí, crie-se uma longa e sólida relação de confiança.

É claro que isso não ocorre de um dia para o outro. É preciso entender quem é a sua persona, quais as melhores estratégias para encontrá-la, definir o melhor tipo de conteúdo para atraí-la, entre várias outras tarefas. E para ajudar você nessa missão, nós separamos algumas dicas sobre o marketing de conteúdo para e-commerce. Confira!

Como utilizar o marketing de conteúdo para e-commerce

Antes de falarmos sobre como fazer marketing de conteúdo para e-commerce, é importante ressaltar de que forma essa estratégia funciona na prática. Para isso, imagine, por exemplo, uma loja on-line de artigos para pets que tem como público-alvo pessoas que convivem com seus bichinhos e que, dessa forma, têm dúvidas sobre o que é melhor para a saúde e o conforto da bicharada.

Digamos que certa vez, Joana, que tem dois cãezinhos em sua casa, quis saber sobre por que os seus pets estavam perdendo tanto pêlo. Para isso, ela foi até um buscador na internet e digitou “por que os cachorros perdem pêlo” e vários resultados de sites diferentes apareceram. Entre eles, o primeiro era o blog da nossa loja de artigos para pets e, assim, Joana o acessou e conferiu todo o conteúdo de um artigo explicando a situação e o que fazer para controlá-la.

A partir daí, ao longo do tempo, Joana também acabou acessando outros artigos, e-books, vídeos e demais materiais produzidos pela loja. Tudo isso fez com que a marca conquistasse a confiança de sua cliente em potencial, tornando-se uma referência para ela. Dessa forma, Joana também passou a comprar os produtos do e-commerce e, além disso, o indicou para diversos amigos.

É claro que isso não aconteceu da noite para o dia. A marca construiu uma relação de confiança com Joana aos poucos, oferecendo a ela conteúdo relevante e qualificado. Diante desse exemplo, vamos esmiuçar alguns processos que são importantes em qualquer estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce e que podem fazer você conquistar clientes assim como a loja de artigos para pets.

Conheça a persona da sua loja

Toda empresa tem aquilo de chamamos de persona, o perfil do seu cliente em potencial. Saber quem é a persona do seu e-commerce é fundamental, pois é a partir dela que você vai definir o melhor tipo de conteúdo, entender quais assuntos interessam a ela, saber qual deve ser a linguagem usada, entre outros fatores importantes para atrair e conquistar os seus consumidores.

Para isso, é preciso saber mais do que dados demográficos como gênero, idade e região. É necessário conhecer os hábitos, as necessidades, os desejos e os sentimentos da sua persona. No caso da Joana, além de ser uma mulher de 27 anos que cria pets, ela também é uma pessoa com rotina apressada, sem muito tempo para as atividades domésticas e que busca informação na internet, por exemplo.

Entenda quais são os melhores canais para investir

Com base na persona, no perfil do seu e-commerce e nas características do seu mercado de atuação, você deve decidir quais são os melhores canais para publicar conteúdo. Alguns exemplos são o e-mail marketing, as redes sociais e os blogs. Você pode investir em todos deles ou apenas em alguns e, é claro, também pode mudar a sua estratégia conforme acompanha os resultados.

Em nosso exemplo, a loja de artigos para pets poderia considerar que sua persona acessa bastante as redes sociais e que busca informações pela internet e, assim, investir em conteúdo para esses dois canais. No entanto, isso pode ser diferente para a sua loja caso a sua persona não tenha esse mesmo perfil. Uma dica é avaliar a concorrência e entender como ela se posiciona na internet para ver o que funciona e o que não dá certo no seu nicho.

Defina os melhores tipos de conteúdo

Além dos canais, você também precisa definir quais são os melhores tipos de conteúdo, ainda tendo como base a sua persona e as características do seu negócio. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, imagens, webinars, podcasts, tudo isso pode funcionar bem. Tudo depende de como os seus clientes em potencial se comportam na internet.

A persona da loja de pets, por exemplo, pode preferir vídeos mostrando como funciona cada produto, como os brinquedos e as casinhas para cães. Outras pessoas podem preferir ler o conteúdo e, aí, os e-books e artigos são mais indicados. É claro que você também pode investir em vários tipos de materiais, desde que todos sejam relevantes e produzidos com qualidade.

Utilize as estratégias de SEO

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ajudam o seu e-commerce a alcançar boas posições no ranqueamento dos mecanismos de busca. Algumas dessas práticas são, por exemplo, a utilização de palavras-chave no título, nos subtítulos, nas imagens e em todo o texto, o uso de heading tags, os cuidados com o tamanho e a qualidade do texto e a definição de URLs amigáveis.

Tudo isso contribui para que o seu blog apareça entre os primeiros resultados de uma busca como a que a Joana fez. Ao pesquisar “por que os cachorros perdem pêlo”, o blog da loja de artigos para pets conquistou a primeira posição, o que quer dizer que a marca tem seguido as práticas de SEO de modo eficiente, alcançando visibilidade na internet.

Além de todas essas dicas, também é importante que você acompanhe os resultados das suas ações de marketing de conteúdo para e-commerce constantemente. Assim, caso eles sejam positivos, você tem ainda mais segurança para continuar investindo. E caso não sejam tão satisfatórios, pode mudar as estratégias a tempo de virar o jogo e melhorar os resultados!

E falando em resultados, que tal contar com quem é especialista em trazer bons resultados com o marketing de conteúdo para e-commerce? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber como podemos ajudar o seu negócio a aproveitar essa estratégia da melhor forma possível!

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