Marketing de Conteúdo

Como o podcast ajuda a conquistar e a engajar clientes

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Houve um tempo em que se acreditava no fim do rádio. Os anos passaram, novas mídias apareceram e o antigo formato não só continuou, como ganhou um upgrade para acompanhar as mudanças da era digital. Foi assim que nasceu o podcast. O nome é uma junção de Ipod e broadcast (traduzido do inglês como transmissão), correspondendo a um conteúdo em áudio disponibilizado na internet. Na prática, ele funciona como programas de rádio gravados que podem ser ouvidos on-line ou off-line. Neste último caso, o arquivo é baixado por meio de programas apropriados, proporcionando flexibilidade ao público.

Por ser um modelo de fácil compreensão, as pessoas não precisam dedicar um tempo exclusivo para os podcasts, de modo que o conteúdo pode ser ouvido enquanto outras atividades são realizadas. Um exemplo dessa situação é exatamente o percurso do trabalho para casa. Trata-se, portanto, de uma maneira dinâmica e eficaz para alcançar ainda mais pessoas, principalmente aquelas bastante ocupadas que não dispõem do tempo necessário para acompanhar um blog ou assistir a vídeos, por exemplo.

Outros benefícios importantes dessa mídia estão no baixo custo de produção e na possibilidade de explorar assuntos mais densos, aumentando a autoridade dos responsáveis pelo programa. Com isso, tornou-se uma importante ferramenta de marketing e tem se mostrado uma forma eficaz de proporcionar maior visibilidade para a marca.

Dicas para produzir um podcast

Então, pronto para criar um podcast para a sua empresa? Agora que mostramos o quão importante ele é para seu negócio, vamos apresentar quatro dicas para ajudá-lo a dar o passo inicial e ter sucesso com esse tipo de conteúdo. Confira!

1 – Convide experts

Contar com um profissional renomado é uma forma de chamar a atenção das pessoas e convencê-las a escutar seu áudio. Isso porque os consumidores precisam de um motivo para dedicar o tempo deles a determinado conteúdo, e ouvir alguém experiente e conhecido é um grande atrativo. Essa tática é fundamental, inclusive, para os iniciantes com essa mídia, pois traz uma autoridade para o programa e, com o tempo, essa autoridade será transferida para sua própria empresa. Por isso, convide experts na sua área e os entreviste.

2 – Produza conteúdo organizado

Não adianta apenas falar sobre o assunto de forma desordenada. Para realmente prender a atenção das pessoas, o programa precisa ter um direcionamento, evitando que o tema se perca e deixe de acrescentar algo positivo para os ouvintes. Se o público sentir que isso acontece com seu podcast, rapidamente irá interromper a reprodução. Uma dica é produzir um roteiro para cada programa ou mesmo um esquema com os tópicos importantes a serem abordados. Além de organizar a estrutura do que vai ser falado, isso ajuda a manter o foco no que realmente interessa.

3 – Não fale apenas sobre sua empresa

Ao criar esse conteúdo, a ideia é atrair a atenção de mais pessoas para sua marca. Claro que não deixa de ser uma forma de publicidade, mas é preciso entender que os consumidores não costumam gastar o tempo deles ouvindo propaganda direta. Eles buscam informações úteis que possam acrescentar algo positivo no dia a dia deles. Desta forma, você deve oferecer informações sobre sua área e não falar exaustivamente sobre sua empresa e as soluções que oferece. O objetivo dessa mídia é mostrar e reforçar que você entende do assunto e, por isso, tem a solução mais completa do mercado. Para entender melhor, responda a seguinte pergunta: você “investiria” 20 minutos do seu tempo assistindo a uma propaganda?

4 – Divulgue nos canais da empresa

Sabe aquela frase “se você não é visto, não é lembrado”? Ela se aplica perfeitamente nesta situação. Não basta você produzir o conteúdo, é preciso mostrar para as pessoas o projeto que você está desenvolvendo e, assim, despertar o interesse delas. Nesse sentido, o blog (conforme já dito anteriormente) e as redes sociais são importantes aliados. Os podcasts também podem ser utilizados para complementar os posts e reter as pessoas na sua página, o que é extremamente benéfico para o SEO. Além disso, você também pode aproveitar a própria audiência dos seus canais para captar assinantes. Não se esqueça ainda de divulgá-lo na newsletter e criar um feed RSS, possibilitando a assinatura em softwares como o Itunes¹.

Então, o que você está esperando? Crie já seu podcast! Produzir áudio com conteúdo relevante aumenta as possibilidades de a empresa se fazer presente no dia a dia dos potenciais clientes e, como consequência, amplia as chances de vender. Se você precisa de ajuda nessa tarefa, entre em contato conosco! Temos soluções para fazer sua empresa decolar.

¹ Itunes

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