Marketing de Conteúdo

Como definir os objetivos da sua estratégia de marketing

Como definir os objetivos da sua estratégia de marketing

Uma campanha de marketing bem-sucedida depende de um bom planejamento para que as melhores estratégias sejam utilizadas em prol de uma empresa. Para isso, o primeiro passo é definir os objetivos a serem alcançados, ou seja, o que se deseja obter para a marca ou produto em questão. Ao estabelecer metas é possível planejar o caminho a ser trilhado, de modo que cada ação adotada tenha um sentido concreto, evitando-se gastos desnecessários e maus resultados.

Para exemplificar, imagine que sua empresa tem um serviço ainda pouco divulgado entre os consumidores. Como objetivo, você pode estabelecer tornar esse serviço conhecido e, assim, conquistar mais clientes. O marketing, por fim, pode escolher estratégias digitais focadas na produção de conteúdo para o blog da empresa e ou uso das redes sociais. O fato é que só é possível ter uma boa estratégia após definir com exatidão aonde se quer chegar.

As metas são consideradas um elemento central no planejamento de marketing e devem estar alinhadas com os planos de negócio da empresa. Ao defini-las é importante ter cuidado com alguns aspectos que servirão de base para as ações de marketing. Assim, os objetivos devem ser:

  • Quantitativos: transformados em metas quantificadas com tempo determinado para realização.
  • Realísticos: precisam ser realizáveis;
  • Compreensíveis: claros e de fácil compreensão. Deste modo, todos podem entendê-los e saber suas responsabilidades.
  • Hierárquicos: classificados por nível de importância. Facilita tanto a construção de uma estrutura coerente de objetivos quanto permite o maior controle da execução.
  • Consensuais: todos os setores da empresa devem estar conscientes dos objetivos e aceitar as responsabilidades atribuídas.
  • Desafiadores: os funcionários devem ser incentivados e estimulados a realizar os esforços necessários na execução dos objetivos.
  • Consistentes: deve haver consistência nas metas tanto quando avaliadas individualmente quanto em conjunto.
  • Flexíveis: possibilidade de haver alterações no plano inicial para se adaptar a uma possível mudança no mercado.
  • Divulgados: todos na empresa devem estar cientes dos objetivos. Isso facilita o empenho e o comprometimento de toda a organização.

Informações sobre a empresa e o mercado de atuação também são fundamentais nesse processo, pois ajudam a identificar as oportunidades e ameaças em relação ao marketing no momento. Assim, questões como crescimento econômico, expectativas quanto à taxa de juros e a inflação, nível de renda do consumidor, tamanho do mercado, concorrência e custos devem ser considerados.

Então não perca mais tempo! Estude o mercado em que sua empresa atua e estabeleça as metas que você quer alcançar com as estratégias de marketing. Os resultados com certeza serão melhores para você, seu negócio e colaboradores. E se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Nós estamos à disposição para ajudar!

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