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Marketing em 2020: quais são as tendências para o início da década

marketing em 2020

Um novo ano está chegando e essa é a época perfeita para ver o que deu certo em 2019 e planejar novas estratégias para o futuro. Para isso, saber o que vai ser tendência é essencial! Mas e você, já conhece as novidades para o marketing em 2020? Neste artigo, nós reunimos algumas dicas de práticas que vão ganhar espaço no ano que vem.

Tendências para o marketing em 2020

Nem tudo na nossa lista de tendências para o marketing em 2020 é novidade. Muitas das práticas que serão sucesso no novo ano já foram apresentadas em 2019, mas devem ganhar ainda mais força daqui pra frente. Aliás, o que hoje é um diferencial para atrair e conquistar os consumidores pode se tornar uma condição para a eficiência das ações de marketing no futuro. Confira:

Pesquisa por imagem deve ganhar espaço

Os consumidores querem comodidade ao se informar ou comprar pela internet e já não se sentem mais satisfeitos com as pesquisas tradicionais por texto. Segundo estudo da Slyce¹, empresa de busca e reconhecimento visual, 74% das pessoas acham que esse tipo de pesquisa não é eficiente para que encontrem o produto correto na internet.

Nesse sentido, quem ganha destaque é a pesquisa por imagem, que deve se intensificar no próximo ano, principalmente após o lançamento do Google Lens², ferramenta de pesquisa visual do Google, em outubro de 2019. Cabe às marcas se adaptarem a essa tendência, ajustando o SEO das imagens e investindo em boas fotos e descrições de seus produtos.

Busca por voz continua em crescimento

Junto à pesquisa por imagem, as buscas por voz também têm tudo para ganhar ainda mais destaque em 2020. Aliás, de acordo com o Gartner³, as empresas que estruturarem seus sites de forma compatível com as pesquisas por imagem e por voz para aumentarem a interação com seus clientes devem alcançar um aumento de 30% nas receitas de e-commerce até 2021.

O aumento da utilização de dispositivos móveis e a rapidez com a qual as pesquisas por voz podem ser realizadas são dois dos principais fatores que contribuem para o crescimento desse tipo de busca. Segundo a ComScore⁴, em 2020, 50% das buscas online serão feitas por áudio. Ou seja, o seu SEO deve se adaptar a essa nova realidade também.

Preocupação com os dados do consumidor será prioridade

Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais⁵, os cuidados com a captura, o controle e a manutenção dos dados dos consumidores serão uma preocupação para as equipes de marketing. Sairão na frente as empresas que demonstrarem ter a maior transparência e derem possibilidades de escolha aos seus usuários.

Conforme a Criteo⁶, a preocupação com o controle dos dados pessoais deve ser tanta em 2020 que uma das tendências para o novo ano é que um número cada vez maior de operações de publicidade on-line passe das agências para as equipes internas das empresas. Tudo para ter maior controle e domínio dessas informações.

Inteligência artificial será o caminho para a personalização

O uso da inteligência artificial não é novidade, mas deve crescer ainda mais no marketing em 2020, tanto para o atendimento, em que os chatbots têm ganhado espaço, quanto na personalização de mídia paga. Segundo estudo da Cedro Technologies⁷, 90% das tarefas corriqueiras no atendimento ao cliente podem ser resolvidas a partir do suporte automatizado.

Já em relação à personalização, a inteligência artificial, e mais precisamente o machine learning, permitirão descobrir novas audiências ou aprofundar o conhecimento sobre suas personas, divulgar a mensagem certa para cada etapa da jornada de compra com ainda mais assertividade e mensurar os dados de forma eficiente.

Vídeo deve continuar fazendo sucesso

O poder do vídeo para engajar o público continua no marketing em 2020. Prova disso é que, segundo a Cisco⁸, até 2022, 82% do tráfego da internet será gerado pelos vídeos, tipo de material que cresceu 135%⁹ de 2014 a 2018. Hoje, o YouTube, por exemplo, já é o segundo site mais acessado do mundo, com 1,8 bilhão de usuários ativos por mês.

É possível usar o vídeo marketing para aumentar a interação e o engajamento com os consumidores, educá-los sobre os produtos da marca, fazer ações com influenciadores, entre outras ações. Divulgar o vídeo no canal da empresa no YouTube é essencial, mas é importante repercutir os conteúdos nas redes sociais, que continuam fazendo sucesso no novo ano.

Marketing omnichannel ganha relevância

Considerando que, conforme pesquisa da Manhattan Associates¹⁰, 77% dos clientes desejam ter uma experiência omnichannel unificada, não implementar essa estratégia é colocar em risco o sucesso do negócio. E se o atendimento e as vendas serão integrados em todos os canais, é fundamental que o marketing acompanhe essa tendência.

Dessa forma, o marketing omnichannel deve ganhar ainda mais relevância para as campanhas em 2020, que deixam de ser divididas entre canais para ganharem uniformidade e integração. Assim, é essencial considerar que o seu cliente pode e quer escolher o ponto de contato que seja mais interessante pra ele no momento e todos os canais devem estar prontos para isso.

E a sua marca, já está preparada para 2020?

Como vimos, as tendências para o marketing em 2020 são reflexos das mudanças de comportamento e de hábitos dos consumidores. Assim, é fundamental se adequar a essas transformações para atrair e conquistar o seu público. Caso contrário, a sua empresa fica para trás!

Quer saber como a Humantech pode ajudar você nesse novo ano? Acesse o nosso site ou fale com a nossa equipe e comece a se preparar para o futuro! Nós podemos apoiar a sua empresa e promover resultados ainda melhores para o seu negócio com o marketing em 2020!

¹ Slyce

² Google Lens

³ Gartner

ComScore

⁵ Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Criteo

⁷ Cedro Technologies

⁸ Cisco

Google

¹⁰ Manhattan Associates

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