Inbound Marketing

Veja por que a consultoria em inbound marketing é importante

Consultoria em inbound marketing

A consultoria em inbound marketing é importante para se extrair ao máximo as potencialidades e benefícios dessa estratégia. Sem a orientação correta, é possível que se use apenas alguns elementos, o que inviabiliza o acúmulo de resultados positivos que essa técnica pode proporcionar.

Antes de falarmos em detalhes o porquê de recorrer à consultoria em inbound marketing, vale relembrar do que estamos falando. Trata-se de um conceito que busca fazer a sua empresa, produto ou serviço serem encontrados na internet, transformar esse visitante em um cliente e, depois de comprar do seu negócio, fazê-lo se encantar com a experiência para propagar a sua marca.

Para tudo isso, usa-se o marketing de conteúdo, uma disciplina que envolve a criação e distribuição de conteúdos ricos em blogs, e-books, infográficos e e-mails marketing. Dessa maneira, é possível captar o seu público em potencial para fazer com que ele avance no funil de vendas

O passo a passo para o inbound marketing funcionar

Sabendo disso, vamos a um passo a passo para você entender como as empresas se comportam na internet. Começaremos dizendo como costuma ser, depois falaremos como seria o ideal e, por fim, apresentaremos uma maneira de corrigir o rumo. 

Fique atento! Se você se reconhecer no primeiro cenário é porque a consultoria em inbound marketing é mais que fundamental para sua estratégia! 

Como muitas empresas usam o inbound marketing

O marketing digital é uma iniciativa já completamente aceita e integrada em todo tipo de negócio. Entretanto, ter somente conta em rede social não é inbound marketing, pois ele requer uma série de ações integradas e abrangentes.

Algumas empresas, porém, concentram todas as energias nas redes sociais e nas chamadas métricas de vaidade, que são as curtidas, quantidade de seguidores ou interações aleatórias. Com isso, esquecem-se de que esse comportamento, na maioria das vezes, não se converte em vendas.

Mas não é apenas nas redes sociais que equívocos acontecem. Nos sites corporativos é comum que muitas empresas se preocupem com banners, pop-ups e anúncios para deixar claro, já na página inicial, tudo o que têm a oferecer. Só que isso pode causar uma má experiência do público em seu canal e impactar negativamente no processo de conversão para vendas.

Nos blogs, muitos desenvolvem conteúdos aleatoriamente. Não há uma preocupação com os termos buscados na internet sobre o assunto proposto, nem com a qualidade do texto e a precisão das informações. Não raro, os artigos parecem uma grande propaganda da empresa. Por fim, as boas práticas de SEO nos textos não são aplicadas. O pior é quando nem no site este cuidado é tomado.

Mesmo quando, em geral, o quadro não é tão extremo ― no sentido da falta de cuidado com a estratégia de inbound marketing ―, o formulário de contato é complexo e detalhado demais, o que desmotiva o visitante a deixar as informações. 

O mais grave é quando, mesmo passando por uma ficha gigantesca, o conteúdo não corresponde ao que foi prometido, tanto em qualidade das informações quanto nas questões de diagramação e texto. Isso frustra o lead e torna mais desafiador o esforço de fechar a venda.

Como é o jeito ideal de agir

Vamos começar falando pelas redes sociais: por melhor que seja o seu conteúdo nesses ambientes e por mais organizado que seja o seu perfil, o esforço deve ser concentrado em tirar o seu público-alvo de lá e levar para os canais da sua empresa. 

Essa tarefa é uma das que mais exigem consultoria em inbound marketing, pois, via de regra, Facebook, LinkedIn, Twitter e similares não gostam que os usuários saiam de seus espaços.

Então, é preciso planejar com muita dedicação para que seja possível tratar com o cliente em um local pensado para interagir com ele e iniciar um relacionamento comercial produtivo. E isso começa com um site bem otimizado, dotado de um conteúdo claro, bem redigido e diagramado adequadamente e sem apelos visuais exagerados, que só jogam contra.

O blog, nesse sentido, é um espaço fundamental. É ele que vai concentrar os conteúdos ricos, capazes de estimular essas pessoas a deixarem os seus contatos. Nos textos, a observância das práticas de SEO é um requisito básico, bem como na própria programação da página.

Ainda sobre o blog, é importante lembrar que antes de pedir as informações do seu contato, você precisa ser útil para ele. Ele não quer ler propaganda, mas suporte. E passar de um texto para um material mais detalhado ― precisamente o que vai fazê-lo deixar as informações pessoais ― requer um formulário simplificado e um bom motivo para isso. 

Já os materiais ricos precisam ter informações relevantes. Por mais que a pessoa já tenha deixado seus dados para que tivesse acesso ao material, as próximas etapas podem ficar difíceis se o usuário estiver frustrado com a qualidade do que baixou.

A ideia é que a sua empresa se mostre especialista no assunto, e todo o esforço de atração e captação dos leads precisa ser conduzido de forma a intensificar esse respeito à sua marca e à capacidade que você tem para resolver o problema desse eventual cliente.

Como a consultoria em inbound marketing pode ajudar

A consultoria em inbound marketing tem a capacidade de orientar a sua empresa a destinar os esforços para o rumo correto. Ou seja, com essa solução, tudo o que falamos até aqui vai ser implementado dentro das características únicas do seu negócio.

O objetivo é integrar todas as iniciativas ― em redes sociais, no site e no blog ―, bem como estruturar um formulário adequado e posicionado de maneira planejada para um efetivo avanço na jornada de compra do seu potencial cliente.

Quer dizer, não basta saber como é a forma correta de se desempenhar todas as ações necessárias para atração e conversão de leads. É preciso fazer isso conhecendo os seus objetivos, as características da sua empresa, do setor em que ela está inserida e conforme o comportamento do mercado. É este contexto que a consultoria em inbound marketing é capaz de proporcionar.

Nós, aqui da Humantech, somos especializados em consultoria em inbound marketing e podemos auxiliá-lo não apenas a entender, mas a executar corretamente toda a estratégia desenhada. Para melhorar ainda mais o seu resultado, temos uma equipe extremamente qualificada em produzir conteúdos de ponta para alimentar a jornada dos seus consumidores.

Quer saber mais? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para tirar as suas dúvidas e esclarecer como a consultoria em inbound marketing é capaz de potencializar as vendas da sua empresa!

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