Inbound Marketing

O que é marketing digital? Entenda o que é e veja como ele pode beneficiar sua empresa

o que é marketing digital

Marketing digital é um conjunto de práticas e técnicas que buscam a atração e a fidelização dos clientes a partir das ferramentas disponíveis na internet. Empresas de diversos portes e segmentos aproveitam as estratégias dessa forma de comunicação para expandir seus públicos. Porém, como se trata de um conceito abrangente, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que é marketing digital.

Trata-se de uma prática cada vez mais presente no meio empresarial, compatível com os hábitos de mais de 116 milhões de brasileiros¹ conectados à internet. Pensando nisso, nós elaboramos este artigo mostrando em detalhes o que é essa prática, quais são as estratégias utilizadas por ela e de que forma investir em marketing digital pode trazer bons resultados para o seu negócio. Vamos lá!

O que é marketing digital

Bom, o marketing você já deve conhecer: é o campo de estudo que analisa o comportamento dos consumidores e do mercado com o objetivo de desenvolver ações que atendam às necessidades dos clientes para que, assim, seja possível atraí-los e conquistá-los. O marketing digital, por sua vez, segue esse mesmo objetivo, mas com estratégias voltadas exclusivamente às mídias digitais.

Sabe o anúncio que você viu hoje ao buscar por algo no Google ou aquele post patrocinado que apareceu na sua rede social? Tudo isso faz parte das ações de marketing digital. As estratégias desse tipo de marketing são desenvolvidas em diversas plataformas, como os sites, os blogs, as páginas de resposta às buscas, os e-mails, os aplicativos e em mais uma infinidade de outros locais.

Para fácil, não é? Não exatamente! A verdade é que você precisa conhecer melhor o que faz parte desse trabalho para implementá-lo com eficácia. Pensando nisso, elencamos elencamos algumas práticas que fazem parte do marketing digital:

Inbound marketing: conhecido também como marketing de entrada ou marketing de atração, o inbound marketing é uma estratégia de criação e compartilhamento de conteúdo desenvolvido para atrair potenciais consumidores a uma empresa. Inclui ações diferentes para cada estágio do relacionamento com o cliente, divididas em atração, conversão, venda e encantamento.

A diferença entre o marketing comum e o inbound marketing é que este último é feito para atrair um público selecionado, a persona de uma empresa. Assim, em vez de colocar um anúncio num jornal e torcer para que o seu cliente em potencial o veja, você direciona o seu conteúdo exatamente para ele.

Marketing de conteúdo: consiste na produção de conteúdo ― textos, vídeos, infográficos, imagens, redes sociais ― que atenda às necessidades dos potenciais clientes e que os estimule a desempenhar alguma ação. Isso significa produzir conteúdo relevante e qualificado sobre o seu nicho de mercado para atrair e conquistar seus clientes.

Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode publicar textos sobre a legislação e o cuidado com o cumprimento das obrigatoriedades em seu blog. Essa prática coloca a empresa como referência no assunto e, assim, contribui para aproximar e conquistar clientes.

SEO: trata-se de um conjunto de técnicas e práticas para posicionar o site ou o blog de uma empresa nas melhores posições dos resultados de uma busca específica. Imagine que o escritório de contabilidade do nosso exemplo anterior publicou um artigo sobre o que mudou na legislação em 2018.

Se as técnicas de SEO forem utilizadas com eficiência, é possível que o blog do escritório apareça entre os primeiros resultados para quem faz uma busca sobre o assunto no Google ou em outros buscadores. É esse o objetivo das estratégias de SEO: fazer o seu conteúdo ser encontrado por quem busca por determinado assunto, aproximando um potencial cliente ao seu negócio.

Estas são as três principais estratégias que você precisa conhecer para entender mais sobre o que é marketing digital. Para colocá-las em prática, é preciso utilizar várias ferramentas diferentes, como os blogs, os sites, as landing pages, os vídeos, entre outros conteúdos que possam servir como meio de atração e fidelização dos clientes.

As vantagens do marketing digital

Tão importante quanto saber o que é marketing digital é ter a compreensão de que ele pode trazer diversos benefícios às empresas que investem nessa estratégia. Um deles é a possibilidade de direcionar as ações para um público específico, o que gera mais efetividade nas ações e até mesmo a redução de custos.

Imagine que uma empresa tem como público-alvo mulheres de 20 a 30 anos, por exemplo. Conhecendo esse grupo, é possível desenvolver estratégias de marketing digital voltadas especificamente para ele, com muito mais chance de atraí-lo e sem precisar fazer investimentos muito abrangentes para conquistá-lo.

A obtenção de dados de forma prática, rápida e contínua é outro benefício do marketing digital. Com essas informações, é possível mensurar constantemente os resultados das ações e verificar se elas estão oferecendo os números esperados. Esse fator oferece muito mais assertividade para as estratégias de atração dos clientes.

Aliás, o acompanhamento dos resultados e do alcance dos seus esforços é outro diferencial que conta pontos para o marketing digital. É muito mais fácil você conhecer a efetividade das ações por meio dos dados de acesso aos seus canais de conteúdo do que no marketing tradicional.

Além disso, a interatividade entre cliente e empresa é outro fator positivo. No marketing digital, o consumidor não é apenas um receptor das mensagens, mas sim um participante ativo das ações, que pode opinar, indicar seus produtos e serviços e interagir com a marca a todo momento. Por isso, conhecer bem o público-alvo é ainda mais importante para essa estratégia.

Como vimos, o marketing digital pode trazer diversos benefícios para as empresas. E o melhor é que essa prática pode ser implementada por negócios de qualquer porte e segmento! Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o que é marketing digital, deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe. Nós estamos à disposição para ajudar a sua empresa a alavancar seus resultados!

¹ G1

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