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Métricas de vaidade: por que você não deve confiar nelas

métricas de vaidade

O post da sua empresa atingiu mais de mil likes no Instagram, o que significa que a sua campanha de marketing está sendo um sucesso, certo? Não necessariamente. Essa é uma das métricas de vaidade, um tipo de parâmetro que, por mais positivo que possa parecer, não quer dizer muita coisa sobre o desempenho de uma estratégia de marketing.

O que são as métricas de vaidade?

As métricas de vaidade são chamadas assim porque, geralmente, servem apenas para inflar o ego da marca e fazem parecer que tudo vai bem com sua campanha de marketing. É claro que elas podem, de fato, ser positivas, mas verificar apenas esse resultado não dá uma dimensão exata e legítima a respeito do desempenho das campanhas.

Como no exemplo do início deste artigo, imagine que a sua empresa teve mais de mil likes no último post que fez em uma rede social. A princípio, isso parece um ótimo resultado, afinal, a publicação foi visualizada e curtida por centenas de pessoas. Mas, afinal, quantos leads ou clientes foram gerados a partir desse post? Sem responder a essa pergunta, os likes não significam muita coisa.

É por isso que você até pode acompanhar métricas de vaidade como essa, mas não deve se ater a elas para mensurar o desempenho das suas estratégias de marketing. Elas podem enganar você em relação à evolução da sua campanha e colocar em risco os seus resultados, já que não ajudam a sua empresa a tomar nenhuma decisão nem a otimizar as ações nessa área.

Quais são as principais métricas de vaidade?

Há diversas métricas de vaidade que, normalmente, são observadas e consideradas importantes. Uma das principais é, como já mostramos, o número de likes ou coraçõezinhos em uma publicação. Aliás, há empresas que, inclusive, compram likes, uma prática que além de antiética não traz nenhuma vantagem real à estratégia de marketing.

Imagine que você fez um post engraçadinho ligado ao produto que vende, mas que não o cita nem direciona o público para comprá-lo. Com a publicação, você ganhou vários likes, mas o que isso quer dizer exatamente? Os usuários apenas acharam o post engraçado ou realmente compraram o item que você vende? Se analisar apenas a métrica de vaidade, você nunca vai saber.

Outro exemplo dessa métrica é o número de seguidores que a sua marca tem nas redes sociais. Não é algo ruim que a sua empresa tenha mais de 100 mil usuários a seguindo no Twitter, por exemplo, mas quais são os resultados que isso, de fato, traz? Se eles não estão interagindo, se tornando leads e, posteriormente, clientes da sua empresa, isso de nada adianta.

Podemos citar, ainda, outras métricas de vaidade, como o número de cliques e compartilhamentos, o índice de taxa de rejeição e o número de visualizações da página. Todos esses parâmetros devem ser acompanhados, mas eles não servem como indicadores-chave de desempenho para você aferir se a sua campanha está, ou não, tendo sucesso.

Afinal, o que avaliar em uma campanha de marketing?

Talvez você esteja pensando o que se deve avaliar, afinal, se essas métricas não servem para verificar o desempenho das estratégias de marketing. Bom, existem vários indicadores que podem ser usados para averiguar a evolução das suas campanhas. Um exemplo é custo de aquisição por cliente (CAC), que indica qual é o custo que a empresa tem para alcançar cada consumidor.

Para calculá-lo, basta dividir a soma dos investimentos pelo número de consumidores conquistados em um mesmo período. O resultado é o valor que você investiu para obter um novo cliente, o que é um dado muito mais estratégico para a sua campanha de marketing do que o número de likes em uma publicação, concorda?

Outros indicadores importantes são o número de visitantes únicos, o número de leads gerados (cadastros realizados no site) e o número de conversões (clientes que, efetivamente, compraram seu produto ou serviço). Todos eles apontam o avanço dos usuários no funil de vendas e são essenciais para avaliar os resultados das suas estratégias.

E então, deu para perceber que as métricas de vaidade podem acabar enganado você em relação ao desempenho das suas campanhas, não é? Você não precisa deixar de acompanhá-las, mas deve ter cuidado e verificar, principalmente, os indicadores que realmente podem apontar os resultados das suas ações e ajudar na tomada de decisão sobre os próximos passos.

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