Gestão do Conhecimento

Entenda a importância da gestão do conhecimento para franquias

gestão do conhecimento para franquias

Quem administra uma rede de franquias sabe bem o quanto transmitir os princípios e as práticas do negócio aos franqueados é uma tarefa importante. Afinal, só assim é possível que todas as unidades trabalhem em sintonia para oferecer uma experiência satisfatórias aos clientes. É justamente nesse sentido que a gestão do conhecimento para franquias é uma disciplina relevante.

O que é gestão do conhecimento

Antes de falarmos especificamente sobre as franquias, vamos rever o que é gestão do conhecimento, um assunto que tratamos com bastante frequência aqui no blog por causa da sua importância para empresas de todos os portes e segmentos.

Essa disciplina surgiu na década de 1990 e trata da administração dos ativos de conhecimento de uma instituição. Para gerir esses ativos, a gestão do conhecimento abrange um conjunto de práticas e metodologias que tem como objetivo identificar, renovar, criar, integrar e, por fim, distribuir todo o conhecimento que a organização detém de forma eficiente.

Isso é importante porque, apesar de toda a relevância que tem para o negócio, o conhecimento nem sempre é gerido de forma inteligente pelas empresas. Com isso, o empreendimento perde a chance de potencializar os resultados a partir de algo que ele já tem em sua própria estrutura, isto é, sem nem mesmo precisar investir em algo externo.

Na prática, a gestão do conhecimento impacta em diversas estratégias nas instituições. O marketing de conteúdo, o endomarketing e a comunicação corporativa são alguns exemplos. Além disso, essa disciplina traz benefícios para a linha de produção das indústrias, para os treinamentos corporativos, para o setor de vendas, entre vários outros departamentos.

Os benefícios da gestão do conhecimento para franquias

Para entender os benefícios da gestão do conhecimento para franquias, imagine que você tem uma rede alimentícia de franquias e que está abrindo novas unidades. Seu objetivo é que os franqueados entendam os princípios, os valores e as boas práticas da sua empresa para que a marca cresça com eficiência e credibilidade no mercado.

Porém, você não tem nenhum tipo de conteúdo estruturado para isso. A única coisa que pode fazer é falar com os gestores de cada unidade, correndo o risco de esquecer algo importante. Percebe como ter o conhecimento da organização bem administrado é importante em situações como essa? E esse é só um exemplo de como a gestão do conhecimento para franquias é importante.

Vamos supor que você já tenha outras unidades em atividade, onde centenas de produtos saem do forno para os clientes todos os dias. Nesse caso, os funcionários já sabem quais são as suas tarefas e, provavelmente, fazem-nas de acordo com os procedimentos estipulados pelas suas lideranças e pela gestão da franquia.

Esse tipo de conhecimento formal é chamado de explícito, pois é passado em uma linguagem mais sistemática, de fácil transmissão. Para ensinar essas atividades a um novo funcionário, por exemplo, um treinamento corporativo seria a melhor forma de distribuir esse tipo de conhecimento.

Porém, também existe outro tipo de ativo, chamado de conhecimento tácito. Imagine que um dos atendentes, por meio da sua própria experiência, descobriu que há uma maneira mais rápida e fácil de atender os clientes no balcão. Esse é um conhecimento que está apenas na mente dele e, por isso, é mais difícil de ser transmitido, embora seja muito importante.

Nesse caso, o ideal seria transformar esse conhecimento tácito em explícito para repassá-lo a outros funcionários e implementar essa solução eficiente não apenas na unidade, mas em toda a rede. É aí que, mais uma vez, a gestão do conhecimento para franquias é uma aliada. Ela é capaz de identificar esse ativo e transmiti-lo de forma adequada para todo o público.

Essas são algumas das situações em que essa disciplina se mostra relevante para as franquias, mas, como vimos, ela pode ser utilizada em diversos outros setores e processos desse tipo de negócio. E se você precisar de ajuda nessa empreitada, pode contar com a Humantech. Nós somos especialistas em gestão do conhecimento e estamos à disposição para implementá-la na sua franquia!

Aliás, se você tiver mais alguma dúvida sobre a gestão do conhecimento para franquias, fique à vontade para deixar seu comentário ou entrar em contato com a nossa equipe. Aqui no blog, você também encontra mais informações sobre o assunto e, em nosso site, pode saber mais sobre o que fazemos para levar os melhores resultados para nossos clientes.

Tópicos: