Gestão do Conhecimento

Entenda o que é e para que serve a gestão de ativos intangíveis

gestão de ativos intangíveis

Por muito tempo, uma empresa considerada de sucesso era aquela que detinha muito patrimônio ou o melhor maquinário. Bom, de fato, a parte física continua sendo importante. Porém, nos últimos anos, o que tem tornado uma organização bem-sucedida e valiosa sob o ponto de vista dos investidores é a forma pela qual ela faz a gestão de ativos intangíveis.

O que é gestão de ativos intangíveis

Vamos começar do início: as empresas possuem dois tipos de ativos, os tangíveis e os intangíveis. Os primeiros são bens concretos, que podem ser tocados, como um carro ou uma cédula de dinheiro. Já os segundos são aqueles que não podem ser tocados, mas que são capazes de apresentar valor igual ou ainda maior do que os demais, como o capital intelectual do negócio ou a força da marca.

Para ficar mais claro, imagine o caso de grandes empreendimentos como a Apple e a Coca-Cola. Se todo o patrimônio físico dessas companhias for somado, sem dúvida, o resultado terá muitos dígitos. Porém, se um negócio como esse fosse vendido hoje, o valor da transação seria muito maior do que a soma dos seus bens concretos. Justamente porque a força dessas marcas é extremamente valiosa!

Agora, pense com a gente: se todos os bens concretos da empresa são gerenciados de forma estratégica a partir de processos como a gestão de estoque, o controle financeiro e a manutenção de máquinas, é claro que os demais bens também precisam desse cuidado. É nesse sentido que a gestão de ativos intangíveis se torna uma disciplina poderosa para qualquer organização.

Conhecimento é ativo intangível essencial

Marcas como a Coca-Cola e a Apple não se transformaram no que são hoje da noite para o dia e nem sem fazer a gestão de ativos intangíveis. E em se tratando desse processo, o conhecimento é um dos bens mais poderosos que as empresas detêm, por mais que muitas delas nem mesmo se deem conta da importância desse recurso para a otimização dos resultados.

Aliás, há uma disciplina específica para o cuidado com esse tipo de ativo: a gestão do conhecimento (GC). O objetivo desse conceito é administrar todo o capital intelectual que a empresa detém a partir de várias metodologias, trazendo benefícios para diversas estratégias, como a educação corporativa, o marketing de conteúdo, a gestão de vendas e a comunicação empresarial.

Dessa forma, a GC é parte fundamental da gestão de ativos intangíveis e pode contribuir para que esse tipo de bem seja potencializado e torne o seu empreendimento ainda mais valioso, atraindo funcionários capacitados, clientes em potencial e investidores. Para saber mais sobre como isso funciona na prática, baixe o nosso e-book sobre GC e entenda melhor esse conceito:

E se você tiver alguma dúvida sobre gestão de ativos intangíveis ou precisar de ajuda para que esse processo vire realidade no seu negócio, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Estamos à disposição para apoiar você e a sua empresa!

Tópicos: