Gestão do Conhecimento

Entenda o conceito de gestão do conhecimento e seus benefícios

conceito de gestão do conhecimento

O conceito de gestão do conhecimento (GC) surgiu em 1990 e trata da administração do capital intelectual de uma organização. Em outras palavras, a GC é um conjunto de metodologias implementadas com o intuito de identificar, criar, renovar ou recuperar o conhecimento que uma empresa detém para, em seguida, distribuí-lo de forma eficiente e aproveitar todo o potencial desse ativo.

A importância do conceito de gestão do conhecimento

Para entender o conceito de gestão do conhecimento e a sua importância para as empresas, vamos a um exemplo prático. Imagine uma indústria que produz roupas em larga escala, com uma produção que alcança mais de mil peças por dia. Para que a fábrica seja eficiente, aproveite todos os materiais corretamente e não haja desperdício, vários processos foram criados a fim de padronizar a produção.

Todos os funcionários precisam seguir esses procedimentos para garantir a máxima eficiência. Nesse caso, trata-se de um tipo de conhecimento explícito, um conjunto de informações sistematizadas que é facilmente transmitido para outras pessoas. Esses procedimentos poderiam ser repassados a novos colaboradores com facilidade em um treinamento corporativo, por exemplo.

Agora, imagine que nessa mesma fábrica, no setor de vendas, existe um profissional que trabalha há muitos anos na empresa e conhece tudo sobre os clientes. Ele sabe que tal loja prefere um modelo de estampa e que outro comércio paga com um prazo diferente. Esse tipo de conhecimento é chamado de tácito, pois é mais difícil de ser transmitido, já que é fruto do know-how do vendedor.

Com esse exemplo, fica claro que uma empresa produz muito conhecimento no dia a dia, não é verdade? Pois é justamente por isso que o conceito de gestão do conhecimento se mostra essencial. Quando uma empresa compreende a importância dessas informações, passa a administrá-las de forma muito mais eficiente, o que é capaz de gerar resultados muito positivos, como veremos agora.

Os benefícios da gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento é sinônimo de vantagem competitiva para empresas de qualquer porte e segmento e pode beneficiar todos os departamentos de uma organização. A área de marketing, por exemplo, pode utilizar o conhecimento que a própria marca detém em várias atividades, desde o planejamento estratégico até a criação de um conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Na gestão de pessoas, o conceito de gestão de conhecimento também é muito importante. As ações de endomarketing são um exemplo disso. O conhecimento explícito pode ser transmitido para outros funcionários a partir da educação corporativa e, quando a GC é implementada com eficiência, até mesmo o conhecimento tácito pode ser distribuído e contribuir para melhorar os resultados.

Prova disso é que a gestão do conhecimento também tem tudo a ver com inovação. Afinal, quando as informações são compartilhadas e as experiências de todos os colaboradores, clientes e parceiros são ouvidas, é muito mais fácil desenvolver soluções inovadoras e mais completas, que atendam melhor as necessidades e os desejos do seu público-alvo.

O conceito de gestão do conhecimento não é tão complicado assim, certo? Mas saiba que isso é só um resumo de tudo que essa disciplina pode fazer pela sua empresa. Para saber mais, confira o e-book que produzimos especialmente sobre o assunto.

E se depois da leitura você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Nós estamos à disposição para ajudar!

Tópicos: