Marketing de Conteúdo

Cinco elementos que um conteúdo engajador deve ter

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Levar informações relevantes e de qualidade até o consumidor é uma prática cada vez mais comum nas empresas. Além de trazer novos contatos para o negócio, é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com os clientes. Porém, com a grande quantidade de dados que estão a nossa disposição na internet, nota-se uma diminuição na conquista de leads — afinal, tem muita gente falando coisas parecidas por aí. Por isso, a importância de sempre buscar inovação e acompanhar as tendências do mercado a fim de manter o público fiel à sua marca. Mas o que fazer para produzir um conteúdo engajador e aumentar o interesse das pessoas no que você oferece?

Cinco elementos de um conteúdo engajador

Existem alguns elementos que são essenciais para manter (e aumentar) sua base de leads e não podem faltar no conteúdo que você produz para atrair os usuários. Quer saber quais são? Nós elaboramos uma lista com cinco itens que um conteúdo engajador deve ter para auxiliá-lo nessa missão. Confira!

1. Título atraente

Já parou para pensar qual é o principal motivo que faz com que uma pessoa clique para ler um determinado texto e não outro? A resposta é simples: o título. Afinal, ele é o primeiro contato do público com o material e definirá o seu interesse pelo assunto. Imagine a seguinte situação: terá um jantar mexicano na sua casa, porém, você nunca fez guacamole. E agora? A alternativa mais rápida é sempre pedir socorro para o nosso bom e velho amigo Google. Ao buscar por “receita de guacamole” aparecerão diversos resultados, entre eles, “Receita de guacamole” e “A melhor receita de guacamole”. Em qual desses dois títulos você clicaria? Sem dúvidas no segundo, não é? Isso porque além de atender às suas expectativas, ele contém uma palavra que podemos chamar de mágica e que atrai ainda mais sua atenção: melhor.

Conteúdos que utilizam palavras como melhor, original, essencial, simples, surpreendente, entre outras semelhantes, tendem a ganhar mais importância aos olhos do leitor. E mais: há algumas dicas muito valiosas para  você ficar atento em relação ao título. Veja só:

  • Tamanho: o ideal é que não ultrapasse 70 caracteres para que fique dentro dos padrões de SEO e melhore os seus resultados nas buscas.
  • Menos é mais: passe a mensagem de forma curta e direta, dessa forma o leitor saberá exatamente sobre o que o texto irá tratar.
  • Palavra-chave: além de poder utilizar as palavras mágicas que mencionamos, é essencial que a palavra-chave em foco, aquela pela qual você quer chamar a atenção, esteja presente no título.

2. Introdução cativante

Após o usuário ser atraído pelo título, o segundo passo para fisgá-lo é preparar uma introdução bem estruturada e organizada, contando de maneira sucinta o que ele irá encontrar. A verdade é que as pessoas têm um mundo de informações à sua frente e nem sempre estão dispostas a ler tudo que você tem a dizer a elas. Portanto, essa é a chance de convencê-las. Para isso, é necessário seguir três passos:

  1. faça com que seus leitores concordem com você em relação aos problemas deles.
  2. prometa que é possível solucioná-los.
  3. dê uma prévia do que eles podem esperar do seu conteúdo.

3. Imagens, vídeos e subtítulos

Se você acha que o seu trabalho acabou depois de cativar o leitor, está redondamente enganado. Sempre é preciso mais. Conquistá-lo não significa que ele continuará com você. Muitas vezes, o que sua empresa tem para oferecer é exatamente o que o público precisa, porém, se as informações não são distribuídas de maneira correta, podem cansá-lo e até mesmo fazê-lo sair correndo sem sequer olhar para trás. Por isso, é necessário dosar o conteúdo, encontrar um equilíbrio.

Por exemplo: se assunto for muito complexo, opte por imagens ou vídeos para quebrar um pouco a leitura — já ouviu falar que às vezes uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Outra maneira é dividir as informações em subtítulos. Assim, além de deixar o texto organizado, dará tempo do usuário absorver as informações com maior facilidade, dando a ele uma melhor experiência com a sua marca.

4. Envolva o leitor no texto

Sabe o que aqueles contos infantis têm de tão especial que faz com que eles sejam repetidos por gerações? O envolvimento. Que criança não os escuta e se imagina naquelas mais variadas situações? Pois bem, é exatamente o que você deve fazer com o seu leitor. Para isso, é necessário criar um laço, mostrando que ele é parte da sua história e que você se importa com o que ele precisa.

Uma boa forma de fazer isso é construir o texto como se estive falando cara a cara com o seu lead para, então, direcionar perguntas e fazer com que ele pense no que está sendo dito. Desta forma, você conquistará não somente sua atenção, mas também sua confiança.

5. Call-to-Action

Por fim, não esqueça de mantê-lo com você. Além de produzir um conteúdo engajador, é fundamental ligá-lo a outros materiais sobre o assunto e referentes à sua empresa. Ofereça conteúdos ricos como e-books e infográficos e coloque um botão de call-to-action (chamada para ação) para que o usuário baixe esses materiais e em troca forneça alguns dados a você. Com isso, será possível visualizar o interesse do lead e traçar estratégias para o negócio de maneira segura.

Gostou das nossas dicas? Bom, agora que você já sabe quais elementos não podem faltar nos seus textos, que tal colocá-los em prática? E lembre-se: é muito importante ter uma parceira ao seu lado nessas produções, que se preocupa não somente com estes elementos, mas também com toda a estratégia que envolve o conteúdo, oferecendo o melhor para sua empresa e seus clientes. Conte conosco para auxiliá-lo a produzir um conteúdo engajador e atrair cada vez mais clientes!

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