Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo para startups: descubra como implementar

Se existe uma palavra capaz de definir o universo das startups, certamente é inovação. Esses empreendimentos trabalham ideias diferentes das já apresentadas no mercado e têm como princípio o rápido crescimento em um cenário cheio de incertezas. Diante disso, geralmente se deparam com dois desafios: tornar-se conhecidos e conquistar clientes. Mas como fazer isso, considerando que esses negócios precisam desenvolver-se sem aumentar tanto os custos dos processos? O marketing de conteúdo para startups é uma boa resposta para essa questão.

Exatamente por terem um modelo diferenciado de atuação, esses empreendimentos precisam de estratégias de comunicação que sigam essa mesma lógica. Isso porque, como estão em uma fase inicial nos negócios, precisam construir e fortalecer sua imagem no mercado, transmitir confiança para o público-alvo, mostrar como as soluções que oferecem podem ajudar os consumidores e qual o diferencial delas em relação às concorrentes.

E como o marketing de conteúdo vai ajudar?

Bom, implementar essa técnica proporciona vários benefícios para sua startup. Confira:

  • É direcionado para o público certo: uma startup precisa captar clientes, certo? Além disso, normalmente esses empreendimentos têm um público específico e, por isso, não vale a pena investir em uma publicidade para a massa. O marketing de conteúdo trabalha exatamente nesse aspecto, visando conquistar potenciais clientes. Como consequência, as chances de fechar negócio disparam!
  • Fortalece a startup e aumenta as chances de venda: a partir dessa estratégia, as startups conseguem explicar com mais profundidade o que elas oferecem, o que é fundamental quando falamos de soluções novas. As pessoas precisam entender quais são as vantagens dos serviços ou dos produtos do seu portfólio para se interessarem por eles, principalmente quando trazem uma proposta inovadora. Ao educar a audiência com material relevante e de alto impacto, a empresa começa a ganhar força no mercado e a ser considerada uma referência na área em que atua.
  • Fideliza seus clientes: com essa técnica, uma pessoa não é esquecida após tornar-se um cliente. As ações de marketing continuam sendo executadas para que o relacionamento entre a startup e o público se desenvolva, a fim de fidelizá-lo. Como resultado, esse novo cliente ainda ajuda na divulgação do seu negócio e as chances de fazê-lo crescer, tornar-se forte e respeitado no mercado também aumentam.
  • É duradoura: o conteúdo desenvolvido ao longo dessa estratégia fica disponível na rede, portanto o público-alvo sempre pode ter acesso a ele. Além disso, existe sempre a chance de chamar a atenção dos potenciais clientes nos sites de busca, especialmente se você tomar o cuidado de desenvolver o material com alta qualidade e otimizado com as técnicas de SEO. É o que acontece com os posts produzidos para o blog e as landing pages, por meio das quais as pessoas têm acesso a materiais mais completos, como e-books e infográficos. Ficou confuso? Não se preocupe, detalharemos melhor tudo isso daqui a pouco.
  • Pode ser uma opção mais acessível: não exige gastos com a veiculação de propagandas na grande mídia e, por isso, pode ser mais acessível quando comparado ao marketing tradicional. Além disso,  essa estratégia proporciona resultados mais efetivos.

Como utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para startups

Vamos retomar rapidamente o conceito de marketing de conteúdo? Como já falamos por aqui, o objetivo é transformar as marcas em fonte de conhecimento relevante para o público-alvo, identificando onde ele procura informação e entregando o que precisa. A proposta é estar presente no processo de compra do consumidor de forma a oferecer exatamente as informações que ele precisa em cada etapa de sua decisão. E isso é possível por meio de um bom conteúdo, que deve ser oferecido nos mais diferentes formatos para atrair e fidelizar os clientes.

A ideia é que seu negócio produza conteúdo relevante, ajudando os potenciais clientes a solucionarem algum problema. As informações contidas nesses materiais são sempre produzidas colocando em pauta as necessidades que eles têm e que estão relacionadas ao segmento do seu negócio. Essa gama de conhecimento permite construir e fortalecer a imagem da sua startup, tornando-a uma referência no assunto e, consequentemente, conquistando a confiança dos consumidores.

Então… Como isso pode melhorar a sua comunicação? Para exemplificar, vamos ver como essa estratégia pode ser utilizada por uma startup que desenvolve um sistema de controle financeiro pessoal. Imaginemos que esse software seja capaz de se associar à conta bancária do usuário e importar os dados referentes a todas as transações realizadas, organizando as receitas e os gastos em categorias. Deste modo, o cliente pode visualizar melhor em que está gastando mais, em que poderia economizar e como estão os investimentos, por exemplo. Além disso, também é possível criar metas financeiras e acompanhar se estão ou não sendo cumpridas.

O sistema permite que entender como está a saúde financeira e ajuda a conquistar um nível seguro e confortável, evitando que a conta fique no vermelho. A ideia é genial e pode ajudar muita gente. No entanto, a startup é nova no mercado, não tem um nome forte e as pessoas ainda podem questionar: quem garante que esse sistema de integração com o banco é realmente seguro? O marketing de conteúdo para startups vai agir exatamente em cima dessas questões.

Primeiro passo: defina as personas

Antes de iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para startups é preciso compreender quem é o público-alvo. No exemplo acima, como se trata de um sistema de controle financeiro pessoal, o foco são as pessoas físicas que já entraram no mercado de trabalho e não conseguem controlar as despesas. Estão frequentemente endividadas e não conseguem identificar onde gastam mais. Outra parte do público corresponde àqueles que, embora não tenham tanto problema com gastos excessivos, não conseguem economizar para realizar certos sonhos ou fazer investimentos.

Mesmo se sua startup desenvolve soluções para empresas, as chamadas B2B (Business to Business), também é possível definir o perfil delas para iniciar a estratégia de marketing de conteúdo para startups. Basta perguntar-se: o que você desenvolve é mais adequado para micro e pequenas ou grandes organizações? Qual a área em que elas atuam? Com quem dessas empresas você quer falar? Departamento financeiro, recursos humanos, gestão de processos ou de produtos? Ao responder essas perguntas e detalhar as informações sobre cada um desses personagens, você terá respostas que lhe ajudarão a seguir para a próxima etapa no marketing de conteúdo para startups.

Segundo passo: crie um blog

Quando você ouve falar em blog, acha que não tem nada a ver com sua startup? Vamos provar que sim! Há muito tempo que essa ferramenta deixou de ser um simples diário on-line para servir como um importante canal de comunicação corporativa. Blogs são espaços privilegiados para você divulgar conteúdos nos mais diversos formatos, sendo uma excelente oportunidade para mostrar exatamente o que faz, qual é o diferencial e como vai impactar positivamente na vida de seus potenciais clientes.

A partir do nosso exemplo, o planejamento do blog sobre o sistema financeiro pessoal pode incluir temas que falem sobre dicas de como organizar uma planilha de gastos, o que fazer para economizar no dia a dia, como elaborar o planejamento de um sonho caro, os benefícios de organizar os gastos com um software, indicações de entretenimento gratuito e assim por diante. Lembre-se que, embora esses conteúdos não falem diretamente sobre o que você faz, são importantes para criar um relacionamento e fazer o consumidor lhe considerar uma referência no segmento em que atua. Consequentemente, isso vai facilitar no momento da venda, pois vai proporcionar mais credibilidade à sua imagem.

Se o que você fizer não tiver relação com finanças, o blog continua sendo uma boa opção. Se a sua startup desenvolve um aplicativo para táxis, você pode abordar nesse canal assuntos relacionados a transporte, à mobilidade urbana, à segurança no trânsito, entre outros temas. Se você trabalha com aplicativos voltados para ciclistas, é possível falar sobre dicas de rotas na cidade, alimentação apropriada para praticar o esporte e como fazer a manutenção da bicicleta, só para citar alguns exemplos.

Terceiro passo: atue nas redes sociais

As redes sociais também se tornaram importantes espaços para aproximar a empresa do seu público-alvo. Esse fato é justificado com o resultado da pesquisa realizada pela Futuro Digital em Foco Brasil 2015, segundo a qual os brasileiros passam 650 horas por mês nessas plataformas, o que corresponde a quase 22 horas por dia! Desta forma, nada mais justo do que utilizar elas a seu favor para que as pessoas se interessem pelo seu negócio e sintam que vale a pena acompanhar seu conteúdo.

Assim, voltando para o modelo de startup que desenvolve soluções para o controle financeiro, essas plataformas sociais são essenciais na divulgação de todos os posts publicados no blog. Se sua startup for direcionada para o ensino de línguas estrangeiras, por exemplo, é possível também compartilhar pequenas dicas diárias para facilitar a aprendizagem. Isso mantém os perfis atualizados e promove grande engajamento. E se o foco for ajudar pessoas com treinamento físico, você pode usar esses espaços para publicar dicas sobre o mundo fitness e promover eventos como maratonas, competições, dentre outros.

Quarto passo: elabore material rico

Outra ação bastante importante no marketing de conteúdo para startups é a produção de materiais ricos, oferecendo informações mais densas sobre determinado assunto e que podem ser distribuídos em diferentes formatos, como e-books, infográficos, vídeos e podcast. Diante da busca constante por informações, é natural que, com o tempo, as pessoas procurem detalhes sobre os temas de interesse — e o ideal é que encontrem isso na sua empresa.

Mas como desenvolver esse tipo de material? Bom, lembra nosso exemplo de gestão financeira pessoal? Essa startup oferece um e-book sobre investimento, explicando o que é, quais os tipos e para quais casos é mais adequado. Também tem um guia prático sobre economia doméstica, apontando conceitos importantes e dicas que podem fazer toda a diferença no orçamento. Além disso, produz vídeos no YouTube entrevistando economistas que ensinem noções básicas sobre a área e ainda indique o sistema.

E no caso de sua startup falar sobre gestão de empresas? Sem problemas! Já pensou em criar um e-book sobre planejamento estratégico e orçamentário? Ele pode ensinar o passo a passo para realizar esse planejamento, apresentar detalhadamente os níveis dele e mostrar algumas ferramentas importantes. Outra sugestão é produzir um guia de como conquistar clientes a partir de um bom atendimento.

A conquista de leads no marketing de conteúdo para startups

O grande objetivo do marketing de conteúdo, seja qual for o segmento em que ele está sendo inserido, é a conquista de leads, que são contatos qualificados, potenciais clientes para a sua startup. E não há como gerar leads sem bons conteúdos. Por isso, sabe os materiais ricos que apresentamos ali em cima? Disponibilize-os em landing pages, que são páginas de destino que oferecem o seu conteúdo e, em troca, pedem que o visitante deixe algum tipo de contato, como o nome, o e-mail e o telefone, em um formulário.

No momento em que o interessado pelo material preenche as informações solicitadas, passa de visitante a lead, dando a oportunidade de você continuar falando com ele. A partir de agora, a comunicação vai ser mais direta, com conteúdos mais direcionados, até chegar na oferta da sua solução e torná-lo um cliente.

Viu só como a estratégia de marketing de conteúdo para startups poder fazer a diferença no crescimento da sua empresa? Procure uma equipe especializada e garanta já todos esses benefícios. Não esqueça de deixar um comentário compartilhando sua experiência e, em caso de dúvidas, conte conosco para ajudá-lo!


Tópicos: