Inbound Marketing

Conheça os cinco principais erros ao elaborar buyer personas

buyer personas

À primeira vista, falar de buyer personas pode parecer simples, afinal, ao abrir um negócio o empreendedor já tem em mente o público que deseja atingir com o seu produto ou serviço. Mas a verdade é que achar que o consumidor ideal é X ou Y nem sempre quer dizer que realmente é assim. Por isso, antes de montar qualquer estratégia para atingir o público-alvo — muita atenção para este ponto — é essencial definir quem é a sua persona.

Talvez você não se lembre, mas há algum tempo explicamos por aqui sobre a sua importância e como criá-la. Agora, nós iremos contar quais são os principais erros ao definir essa persona e como evitá-los, alcançando, assim, o sucesso nas suas estratégias. Confira!

1. Ter excesso de buyer personas

O objetivo principal da criação de personas é definir quem são as pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Porém, por mais que ele seja abrangente e atinja públicos diferentes, não é aconselhável ter mais do que dez personas. Isso porque, além de dificultar o trabalho das equipes para traçar estratégias que impactem todos os compradores, o seu negócio pode se transformar numa tremenda bagunça.

O mais indicado é refinar a segmentação, colocando os perfis parecidos em uma mesma performance. É importante lembrar também que essas personas não precisam ser definitivas. Conforme a sua empresa cresce, é possível identificar novas características ao longo do caminho que podem exigir mudanças, tanto para agregar às existentes quanto criar novas ou, ainda, remover aquelas das quais você já não consegue obter informações relevantes.

2. Descrever a persona com base no que você acha

Outro grande erro empreendedores, independentemente de serem novos ou experientes, é querer criar as personas apenas com base no seu conhecimento e no que acham que é o seu público. O problema disso é que basear-se pelo achismo é o mesmo que definir o consumidor dos sonhos, mas sabemos muito bem que na prática é bem diferente, certo? Portanto, a melhor maneira de definir uma buyer persona é por meio de uma pesquisa bem elaborada, podendo ser tanto primária quanto secundária (para entender melhor esta etapa, indicamos que confira nosso e-book sobre inbound marketing. É só clicar aqui). Assim, é possível evitar surpresas e garantir que suas ações sejam construídas a partir de algo concreto, dando mais segurança nas tomadas de decisões.

3. Obter dados insuficientes ou irrelevantes

Muitas vezes, os dados qualitativos e quantitativos levantados na etapa da pesquisa não são suficientes para montar a persona pelo simples fato de não se fazer a pergunta correta. Neste caso, é muito importante ficar atento na hora de construir as questões, pois não existe uma fórmula mágica. Elas devem ser baseadas no que você tem a oferecer e adequadas ao seu modelo de negócio. Por exemplo, de nada adianta saber quantos amigos no Facebook a sua persona tem se isso não for realmente relevante para o seu negócio.

4. Não propagar as buyer personas para toda a empresa

Independentemente do setor, todos os funcionários trabalham para cumprir o mesmo propósito, não é? Então, por que limitar algo tão importante apenas ao marketing? É essencial que após definir quem são as personas, elas sejam compartilhadas com todos os colaboradores. Afinal, eles também precisam estar alinhados com os objetivos do negócio, saber com quem irão falar e a melhor forma de abordagem a ser adotada.

5. Ser abrangente ou especifico demais

É óbvio que os seus consumidores não se resumem a meia dúzia e muito menos abrangem toda a população, portanto, é necessário ter um equilíbrio. Você não pode ser específico a ponto de restringir demais e nem tão amplo para que o negócio saia do controle.

É preciso ter em mente que as buyer personas são apenas um referencial para traçar suas estratégias e se aproximar do público, ela não precisa atender todos os requisitos e nem ser 100% igual ao retratado. Lembre-se: pessoas são diferentes e possuem comportamentos diversos, o mais importante é encontrar o ponto em comum delas para conquistá-las.

Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como este processo funciona e como não errar no momento da sua construção, que tal começar a traçar a persona do seu negócio e garantir resultados mais efetivos? A Humantech está aqui para auxiliá-lo nesta tarefa e contribuir ativamente no crescimento da sua empresa.

Tópicos: