Marketing de Conteúdo

[Infográfico] Como ter um bom comportamento nas redes sociais

comportamento nas redes sociais

Elas chegaram de mansinho, mas rapidamente conquistaram um espaço importante na sociedade moderna. As mídias digitais não só romperam as barreiras geográficas, facilitando a comunicação e o contato de pessoas com o mesmo interesse, como também se tornaram uma extensão da realidade. Isso porque elas criam uma espécie de identidade virtual, permitindo o acesso a uma série de informações sobre seus usuários. Desta forma, o comportamento nas redes sociais tem sido cada vez mais observado, exigindo maior cuidado em relação ao que as pessoas fazem quando estão on-line.

O motivo é simples e de conhecimento geral: um passo mal dado nesses ambientes pode causar danos de difícil reparação. Além disso, as empresas aproveitam os perfis que as pessoas criam nesses espaços como uma verdadeira fonte de dados para analisar candidatos e o seu comportamento nas redes sociais durante o processo de seleção. Mas não pense que os profissionais já contratados estão livres dessa avaliação. Muitos gestores acompanham o comportamento dos colaboradores e uma conduta considerada inadequada pode ser motivo para demissão.

Um bom exemplo aconteceu em 2013, quando a então diretora de comunicação da InterActive Corp (IAC) postou no Twitter uma piada¹ sobre pessoas com AIDS na África. O caso repercutiu rapidamente e resultou no desligamento imediato da funcionária. Embora tenha emitido nota e aparecido em importantes meios de comunicação de massa para se retratar, o assunto continuou sendo um dos principais temas debatidos nas redes sociais, dificultando que a imagem da profissional pudesse ser dissociada do comentário. Bom, esse caso não é tão recente assim, mas situações similares continuam ocorrendo diariamente, por isso é importante ter cuidado.

Obviamente não é necessário adotar sempre uma postura séria e profissional, dependendo da rede social em questão. Por isso, o bom senso deve ser considerado antes de tomar qualquer atitude. Aliás, esse ingrediente é fundamental para construir uma imagem positiva e saudável diante dos seguidores, o que representa um atrativo para boas oportunidades de trabalho ou não.

Bom comportamento nas redes sociais evita problemas

Saber como agir de forma adequada na internet pode evitar dores de cabeça no futuro. Todo mundo está cansado de saber que, por se tratar de um espaço público,  qualquer pessoa pode ter acesso ao que você publica e utilizar isso contra você. Ainda que as configurações de privacidade sejam definidas, seus próprios seguidores podem repassar as publicações e o envolvimento dos usuários com elas sair do controle. Foi o que aconteceu com a diretora de comunicação do exemplo citado anteriormente.

Também é importante lembrar que cada rede social tem um estilo que determina qual comportamento é mais aceito naquele espaço. O LinkedIn, por exemplo, é caracterizado por ser uma rede social profissional, portanto, exige uma postura mais séria e a publicação de conteúdo relacionado à área de atuação dos profissionais. Ele é conhecido por ser um dos locais utilizados por recrutadores para divulgar vagas e encontrar profissionais com perfis alinhados ao que procuram, além de ser interessante para construir networking. Por outro lado, o Twitter tem uma proposta mais informal, permitindo brincadeiras e textos mais leves.

Compartilhar bons momentos com amigos e família, trocar ideias e fazer brincadeiras de forma saudável certamente tornam a experiência nas redes sociais mais interessante. Entretanto, analise se o que você quer postar realmente faz sentido e merece ser divulgado. Quando falamos de internet, é preciso entender que todos são observados o tempo inteiro e a responsabilidade por seus atos continua valendo, como acontece no mundo off-line.

Ficou interessado em saber mais dicas para uma existência pacífica e proveitosa nas redes sociais? Então confira nosso infográfico com orientações que farão toda a diferença no seu dia a dia, ajudando-o a ter um bom comportamento nesses espaços.

Clique aqui e baixe grátis o infográfico sobre como ter uma existência pacífica e proveitosa nas redes sociais
¹ Exame

Tópicos: