Mídia

Marcação do Bem: o uso do Facebook para campanhas sociais

Marcação do Bem: o uso do Facebook para campanhas sociais

Marcação do Bem: o uso do Facebook para campanhas sociais

Como você se comunica com seus amigos? Essa resposta é muito importante para quem quer levar alguma informação até você. O desafio é ainda maior se o objetivo é fazer com que espalhe a notícia. Ao analisar as maneiras possíveis para isso, é preciso levar em conta que com a explosão da web 2.0 surgiram ferramentas que possibilitaram transformar o até então “consumidor” de informações em produtor também.

As mídias sociais são exemplo claro de como os internautas recebem, compartilham e produzem conteúdo — tudo ao mesmo tempo. Recentemente uma pesquisa revelou que 62% da população mundial se comunicam por meio das redes sociais. Foi pensando neste contexto, que o Exército da Salvação criou uma campanha para incentivar a doação de roupas.

Ao curtir a página da ONG no Facebook, as pessoas podem acessar o aplicativo “Donation Tagging Project”, copiar uma mensagem divertida e marcar a foto de um amigo, incentivando-o a doar roupas para a instituição. São mensagens como “Essa roupa você usa desde a época do colégio, hein? Será que não tá na hora de fazer uma doação para o Exército de Salvação? É muito fácil: basta acessar http://goo.gl/7sCS8 ou ligar para 4003-2299 que eles vão até sua casa buscar sua doação”.

A campanha aproveitou um comportamento muito comum no Facebook — marcar amigos em uma foto — para engajar o público a divulgar a campanha. Confira o vídeo:

Tópicos: