Inbound Marketing

Faça uma divulgação assertiva e seja encontrado

divulgação assertiva

Em nosso último post, explicamos que não há como gerar leads sem bons conteúdos, sem materiais interessantes e inteligentes que agreguem valor e atraiam a atenção do público. Falamos também que uma empresa não pode viver somente esperando ser encontrada, mas que precisa, sim, preocupar-se com a divulgação assertiva desses conteúdos.

Como fazer uma divulgação assertiva

Junto com o blog corporativo, que cumpre a função de reunir os conteúdos e participar da disseminação dos materiais, conforme apresentamos, é indicado que o inbound marketing utilize outras formas de divulgação assertiva, entre as quais se destacam o e-mail marketing e as redes sociais.

E-mail marketing

O e-mail marketing é considerado a forma mais popular de fazer marketing de conteúdo, pois pode ser usado como ferramenta eficiente e relativamente barata para promover e difundir os materiais. Ele deve ser enviado para a lista que você conquistou por meio das landing pages, de cadastramentos em eventos, entre outros. Nunca compre listas de e-mails na internet, afinal, estamos tratando aqui de um marketing focado, objetivo, que visa atingir as pessoas certas.

Vale destacar alguns detalhes em relação à estrutura e o envio do e-mail marketing para que ele seja realmente uma forma de divulgação assertiva:

  • Não exagere na quantidade de texto. Explique de forma clara e objetiva a mensagem que você quer transmitir por meio de um texto enxuto, inteligente e chamativo;
  • Coloque o botão com a chamada para a ação (call-to-action), quer dizer, o link para onde você quer enviar o visitante, em destaque, de forma que ele o encontre facilmente e, assim, siga o caminho pensado por você;
  • Invista em um layout atrativo, que faça um bom contraste entre as cores e as imagens usadas, além de combinar com o conteúdo. Eles devem harmonizar entre si;
  • Na hora do envio do e-mail, escolha um título que chame a atenção e faça o leitor ter vontade de abrir. É o mesmo caso do título da landing page;
  • E não se esqueça de colocar o link de descadastro. Por mais que possa parecer negativo, mostra respeito ao receptor ao dar a ele essa opção de escolha.

E sabe o que é melhor? Você não precisa mandar o e-mail um por um. Existem sistemas disponíveis no mercado que fazem os chamados envios em massa. Isto é, dentro desses programas é possível criar grupos de contatos, separados de acordo com a necessidade de quem vai enviar, e selecioná-los conforme o assunto do e-mail. Esse tipo de ferramenta sempre facilita e dinamiza a estratégia de inbound, agilizando todo o processo.

Redes sociais

E a outra forma de divulgação assertiva, hoje considerada o principal meio de compartilhamento de conteúdo, são as redes sociais. Porém, para usá-las para este fim é preciso que haja um plano de ação específico dentro da estratégia da empresa. Se for assim, elas servirão como um importante canal para apoiar o crescimento do seu negócio, por isso, escolha os assuntos preferidos do seu público, que sejam úteis para ele ou que o façam criar um vínculo emocional com a sua empresa. Entregue materiais fáceis de compartilhar, gostar, curtir, enfim, espalhar-se pela rede.

No entanto, se a conta foi criada só pra marcar presença, mas de forma vazia, sem atualizações ou a divulgação de temas interessantes e de valor, o melhor é manter-se fora das redes sociais. Lembre-se ainda que, ao se fazer presente, o contato com o público fica bem mais próximo, as cobranças por atualizações aumentam, assim como respostas para dúvidas e outras interações. Entrar nesse mundo exige estratégia, afinal, você está ali para ser visto.

Assim como o sistema de buscas, nas redes sociais também é possível separar o alcance orgânico do alcance pago. O orgânico é aquele obtido nas postagens feitas normalmente nas páginas da empresa, em qualquer das redes. Para estas, é importante trabalhar um texto chamativo aliado a uma imagem que faça as pessoas pararem para olhar, curtir e compartilhar. Só assim haverá algum resultado.

E há os posts patrocinados, ou impulsionados, sendo os mais populares os do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Todos eles contam com regras e pré-requisitos específicos e quem decide investir precisa de uma estratégia bem planejada. A relação custo-benefício, neste caso, deve ser bem analisada, afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora. É importante lembrar que todo material impulsionado é marcado como patrocinado e aparece para o público em geral, independentemente do usuário seguir a marca.

Ao escolher patrocinar um post em uma determinada rede social, é preciso ter bem claro qual é o objetivo desta iniciativa. No Facebook, por exemplo, a maioria das empresas busca pela visibilidade de um conteúdo específico, que acaba ganhando mais cliques, curtidas, compartilhamentos e comentários, entrando, assim, num ciclo virtuoso que acaba aumentando também a visibilidade orgânica.

No Twitter, as pequenas e médias empresas podem encaminhar os posts patrocinados para usuários que têm interesses parecidos com os seguidores da conta. A rede também orienta sobre o custo necessário para promover um tuite para o perfil desejado. O LinkedIn, a rede voltada para contatos profissionais, além do serviço de patrocínio, oferece aos clientes de maior porte um pacote para ajudar a planejar e divulgar campanhas dentro da plataforma. No Instagram, a publicação também aparece para todo mundo, porém, os usuários podem escolher se querem ou não ver a foto ou o vídeo patrocinado, o que funciona como um feedback direto do público.

Para finalizar, vamos frisar mais uma vez que: ao entrar para uma rede social é importante ter uma estratégia bem traçada sobre o que você quer fazer ali e quais são suas expectativas. As redes sociais são peça fundamental do inbound marketing, mas precisam ser bem trabalhadas.

Agora é com você! Produza conteúdo relevante e direcionado para as redes sociais da sua empresa, conquiste e engaje usuários com a sua marca. Compartilhe com a gente sua experiência e, em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato conosco.

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