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Como utilizar o growth hacking para o crescimento do seu negócio

growth hacking

Vivemos em um ambiente no qual as pessoas estão conectadas quase que o tempo inteiro e praticamente não existem mais fronteiras na comunicação. Desta forma, há um desafio maior em chamar a atenção do consumidor que tem a seu dispor cada vez mais informações. Sendo assim, é surpreendente quando paramos para analisar o quanto o marketing teve que se adaptar a este novo mundo. A cada ano que passa novas e revolucionárias estratégias surgem para facilitar a missão das marcas de estarem mais perto dos seus clientes. Um exemplo disso é o growth hacking.

Como já vimos por aqui, essa estratégia se popularizou entre pequenas empresas e startups, pois visa unir os conhecimentos da tecnologia e do marketing na busca por soluções criativas e inovadoras que proporcionem um rápido crescimento para o negócio. Desta maneira, é possível colher resultados efetivos e de qualidade em muito menos tempo, diferentemente de outros métodos. Pensando em facilitar o seu dia a dia, elaboramos um passo a passo para ajudá-lo a implementar o growth hacking no seu empreendimento e aumentar o seu faturamento. Confira!

Importante: antes de iniciarmos o passo a passo, gostaríamos de lembrar que para alcançar o sucesso é preciso ter em mente que nada se inicia por acaso. É necessário analisar o mercado, planejar e traçar metas para conquistar os seus objetivos.

Passo 1: Brainstorming (geração de ideias)

Com os dados obtidos na análise estratégica (feita previamente no seu plano de negócios para definir seus objetivos e metas), é normal que sugestões de melhorias sejam feitas, certo? Para o growth hacking elas deverão ter foco total no crescimento da empresa. Dito isso, esta primeira etapa tem como objetivo construir um estoque de ideias que irá ajudá-lo no desenvolvimento do negócio. Vale lembrarmos que nenhuma ideia é descartável, então, anote o máximo possível de informações para cada solução que você precisa.

Passo 2: Estabelecimento de prioridades

Concluído o primeiro passo, é hora de analisar as ideias, selecionar aquelas que serão transformadas em experimentos, ou seja, testadas, e priorizar as que trarão melhores resultados. Para isso, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos:

  1. Custo para implementação;
  2. Complexidade para colocar em prática;
  3. Probabilidade de sucesso do teste;
  4. Impacto nos resultados da empresa.

Passo 3: Documentação dos experimentos

Aqui é o momento de fazer perguntas e uma fundamentação teórica, transformando a sua ideia em uma hipótese e provando, a partir de dados, se ela atinge ou não o objetivo. Por exemplo, se a ideia é diminuir os campos dos formulários nas landing pages de materiais ricos de seis para três itens a serem preenchidos, visando um aumento de 50% na conversão de leads, você primeiramente precisa responder as seguintes questões:

  • Quais serão os campos retirados do formulário?
  • Os campos retirados serão compensados para que não haja perda de informação? Se sim, como? Se não, vale a pena continuar com esse ensaio?

Respondidas essas perguntas, é importante pensar em como esse experimento será aplicado: precisará de testes A/B para um grupo de controle? Qual é a variação percentual esperada? Por quanto tempo terá que disponibilizar os testes para que atinjam a amostra necessária? Qual será o custo? Quais ferramentas serão utilizadas?

Uma dica muito importante para esta etapa é que, se o teste estiver muito complexo, vale a pena refletir sua continuidade. Afinal, um ensaio que possui um custo muito alto de implementação, se der errado, resultará em um grande desperdício de tempo e recursos financeiros. A ideia central do growth hacking é ser simples, comprovando da maneira mais rápida possível a hipótese para garantir  um crescimento acelerado.

Passo 4: Implementação de testes

Você já ouviu falar em minimum viable product (MVP), ou, em português, produto mínimo viável? Este é um processo muito utilizado por startups com a finalidade de definir a versão mais simples de um produto, que pode ser lançado utilizando uma quantidade mínima de investimentos, tornando-se, assim, a solução perfeita para esta etapa.

Deste modo, é possível testar a sua hipótese e ver se ela atinge mesmo os resultados esperados antes da implementação efetiva. Assim, você garante o crescimento da sua empresa sem correr grandes riscos e de maneira rápida.

Passo 5: Análise de dados

Por fim, compare os dados levantados na sua hipótese com os resultados obtidos durante a etapa de testes e veja se o objetivo foi atingido. Se sim, é hora de colocá-lo em prática em maior escala. Se não, reveja as suas ideias e comece novamente. Além disso, tanto para os resultados positivos quanto para os negativos, há sempre uma lição a se aprender. Portanto, certifique-se de refletir sobre cada desfecho e tirar o máximo de proveito de cada situação, pois isso o ajudará a fazer uma melhor gestão dos negócios, fazendo com que sua empresa cresça ainda mais.

Implemente o growth hacking na sua empresa

Como vimos, o growth hacking pode trazer benefícios para o seu negócio! Conte com a Humantech para implementar soluções criativas como essa e ajudar a sua empresa a se desenvolver da melhor forma para um crescimento acelerado, porém, muito bem estruturado. Aproveite também o espaço abaixo e compartilhe suas aflições, dúvidas e experiências. Teremos prazer em ajudá-lo no que for necessário para que você tenha os melhores resultados!

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