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Growth Driven Design: a maneira mais eficaz de projetar um site

growth driven design

O site de uma empresa é um dos canais mais importantes para o desenvolvimento das suas estratégias de marketing. Ele é a porta de entrada do público e geralmente o primeiro lugar onde procuram referências sobre um empreendimento e seus produtos e serviços. Mas será que seu negócio está desenvolvendo esse espaço da forma correta, otimizando os elementos e as informações para garantir uma experiência positiva aos visitantes? Bom, de acordo com o conceito de Growth Driven Design (GDD), traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Crescimento, a resposta, na maioria dos casos, é não.

A afirmação parece um pouco estranha, afinal, é preciso um longo planejamento para colocar um site no ar. Mas vamos explicar o porquê. Normalmente um site precisa entre três e seis meses desde o momento de concepção até o de divulgação e, muitas vezes, o resultado final ainda não fica otimizado o suficiente para corresponder às necessidades dos visitantes e captar mais leads. Junto a esse fator ainda é possível acrescentar que qualquer alteração necessária pode exigir mais tempo e gastos extras, de modo que muitas oportunidades de vendas são perdidas. Então qual seria a solução? Focar no comportamento do consumidor.

A ideia é bem simples: se os usuários comportam-se de maneiras diferentes ao longo do processo de consumo, por que, então, desenvolver um projeto on-line desconsiderando essa informação? É nesse aspecto que o Growth Driven Design destaca-se da forma tradicional de criação de páginas. Essa metodologia baseia-se em estudos cujo enfoque é a compreensão de quais elementos realmente funcionam em um site, considerando o comportamento do público-alvo da empresa. Em outras palavras, as forças são concentradas no que realmente importa — a experiência do usuário — e não em um projeto fechado que segue um mesmo padrão.

Como o Growth Driven Design funciona na prática

O conceito foi idealizado pelo gerente de programação da HubSpot¹, Luke Summerfield, e tem como base o desenvolvimento ágil de um site, publicando-o rapidamente e realizando atualizações frequentes. É importante ressaltar que essas mudanças são feitas de forma consciente e são baseadas nos dados gerados enquanto os usuários acessam a plataforma. Isso mesmo! Ao navegar no site da sua empresa, uma pessoa gera informações importantes que podem identificar em qual fase da jornada do consumidor está, que tipo de conteúdo considera mais interessante e se o design do site está agradável, por exemplo, o que permite otimizar o canal para gerar mais leads.

Como consequência, o desenvolvimento do site ocorre em ciclos de aproximadamente oito semanas, permitindo um constante aperfeiçoamento. Essa característica é uma das principais diferenças em relação ao método tradicional, que normalmente é atualizado após um ano e meio ou dois de uso e, por isso, não é considerado ideal para maximizar a performance, embora essa prática ainda seja muito utilizada. Pequenas atualizações ou melhorias, como a criação de blogs e landing pages, são fundamentais para a evolução da estratégia digital e a maioria das páginas disponibilizadas ainda permanecem inalteradas.

Para ajudar no direcionamento dessa estratégia, os profissionais devem ter sempre em mente o Princípio de Pareto ou a Regra 80/20, com o seguinte questionamento: Quais são os 20% do site que proporcionam 80% dos resultados esperados? Ao conseguirem essa resposta, é possível desenvolver o projeto focando nesses elementos, colocando em destaque aquilo que o site realmente precisa ter para solucionar os pontos urgentes do projeto. Isso possibilita a conquista de consumidores e a captação de leads em tempo recorde. Assim, é oferecida uma experiência de conversão otimizada para as personas, tendo como consequência o sucesso das estratégias da empresa.

Benefícios do GDD nas estratégias de inbound marketing

O Growth Driven Design é uma revolução na forma de desenvolver sites e um importante aliado para as ações de inbound marketing. Isso porque ele reúne informações valiosas e, devido à rapidez e às atualizações, também potencializa os resultados de atração e geração de leads, conforme já comentamos. Para comprovar sua eficácia, separamos cinco benefícios que essa metodologia proporciona junto ao inbound.

1 – Compreensão da jornada do consumidor

O processo de análise e alterações estratégicas mensais permite trabalhar com indicadores e métricas ricas sobre o comportamento do público-alvo em seu sistema. Desta forma, o caminho percorrido pelo consumidor torna-se claro, permitindo direcionar os esforços em ações adequadas para a conquista e a fidelização de clientes e pessoas interessadas na área em que sua empresa atua.

2 – Otimização das páginas de conversão

Calls-to-action, landing pages e thank you pages são exemplos de ferramentas indispensáveis para a captação de leads. O método de GDD as otimiza, possibilitando que sejam realizados testes A/B, por exemplo. Assim, é possível fazer as correções necessárias nas táticas de inbound marketing e adequar as páginas de conversão de forma eficaz, proporcionando resultado positivos para a empresa.

3 – Eliminação de gargalos

Ao investir em Growth Driven Design, a empresa ganha mais autonomia, agilidade e flexibilidade para os métodos utilizados em inbound marketing, permitindo implementar mudanças rápidas, além da otimização de qualquer área, conteúdo ou imagem do site. Desta forma, aquele formulário ou outro elemento qualquer da sua página que não traz bons resultados é facilmente excluído do projeto.

4 – Conteúdo inteligente (smart content)

Oferecer conteúdo personalizado para cada cliente já é a realidade de muitas empresas, como a Amazon². Um site construído com as técnicas de Growth Driven Design tem a possibilidade de conhecer o perfil do usuário e compreender como ele se comporta em seu site. Essas informações são valiosas e ajudam a entender qual é o conteúdo mais adequado para chamar a atenção dos potenciais clientes e transformá-los em leads.

5 – Agilidade

Um dos aspectos mais comentados ao longo desse texto é a rapidez com que os processos ocorrem em relação ao método tradicional. E vamos ressaltar novamente esse benefício, mas colocando em destaque o alinhamento com o inbound marketing. Como resultado, sua empresa pode estabelecer metas e objetivos mensalmente, adequando a estratégia digital conforme seja necessário. Desta forma, caso a última campanha de geração de leads tenha sido um sucesso, então o site pode ser ajustado a ela para aumentar os resultados. Se, por outro lado, a campanha não gerar resultados positivos, é possível mudar rapidamente de estratégia.

O Growth Driven Design é uma tendência que veio para ficar. Desenvolva o site da sua empresa com essa metodologia e você observará seus resultados decolarem! Deixe um comentário com sua opinião sobre essa nova forma de desenvolvimento web.

¹ HubSpot

² Amazon

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