Gestão do Conhecimento

Saiba quais são os benefícios da gestão do conhecimento para varejo

gestão do conhecimento para varejo - redes sociais

A gestão do conhecimento para varejo pode ser útil no aumento das vendas, na qualificação dos profissionais e no ganho de eficiência e de agilidade nas rotinas internas. Para entender como esses benefícios podem ser alcançados no dia a dia da sua empresa, primeiramente é importante compreender o significado dessa solução, o que ela faz para o negócio.

Aqui no blog, nós já explicamos a definição de gestão do conhecimento. Caso você queira compreender em detalhes, vale a pena conferir os artigos que temos sobre este assunto. Porém, se ficar situado com o termo já é suficiente para você ter ideia de como esses benefícios que listamos podem ser possíveis, a gente faz um resumo aqui.

O que é gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento compreende uma série de ações para identificar, organizar e padronizar o acesso aos dados, informações e saberes produzidos dentro de uma empresa. O objetivo é facilitar a criação e renovação do capital intelectual, de modo a permitir melhorias constantes nas rotinas, encontrar a solução de problemas e padronizar as operações.

Pode parecer algo abstrato, mas tem aplicações muito práticas e úteis, pois esta solução é capaz de  esquematizar de uma forma eficaz e estruturada os conhecimentos que fazem parte da rotina. Com isso, em caso de ausência de algum profissional responsável por determinada atividade, ela não vai ser interrompida ou mal feita.

 


A guarda de informações essenciais poderia ser feita sem a gestão do conhecimento? É possível que sim, mas isso poderia ocasionar
despadronização dessa organização e um armazenamento incorreto ou incompleto. Além disso, o que mais se destaca na gestão do conhecimento é a capacidade de produzir valor a partir dos saberes que a sua empresa tem. Quer dizer, a solução agrega valor aos ativos intangíveis da marca.

Como a gestão do conhecimento atua na prática

Para entender como é a atuação da gestão do conhecimento para varejo, vamos imaginar uma loja de material de construção e decoração. Como todo comércio varejista, há uma série de rotinas e procedimentos que precisam ser desempenhados diariamente e outro tanto de informações que têm de ser compartilhadas com clientes para que eles façam suas compras corretamente.

A especificidade aqui, no entanto, diz respeito ao tipo de produto vendido, que está diretamente ligado à segurança das pessoas e integridade dos imóveis em obras ou reformas. Imagine, por exemplo, a venda de um fio de eletricidade com a milimetragem inadequada para determinado uso: isso pode comprometer a instalação e causar danos aos equipamentos ligados a ele.

Então, neste caso, lidamos com um tipo de conhecimento técnico que nem todo vendedor tem obrigação de ser especialista. Até porque a loja não vai contratar eletricistas, encanadores ou pintores profissionais para a área de vendas, certo? Então, é preciso que os vendedores tenham o mínimo preparo para responder às dúvidas que surgirem de forma certeira e com segurança.

E é aqui que a gestão do conhecimento para varejo atua com muita precisão. Utilizando uma metodologia criteriosa e eficiente, as informações técnicas a respeito de cada produto ficam armazenadas em um lugar predeterminado e facilmente acessível, permitindo a consulta sempre que for preciso.

Contudo, mais importante que isso é a característica da gestão do conhecimento de fazer com que este ativo seja constantemente aprimorado. Assim, a solução não trata apenas de armazenar informações, mas principalmente de fazê-la circular de uma forma estratégica, de modo que todos os colaboradores estejam em sintonia e produzindo ainda mais conhecimento, em um movimento cíclico de geração de valor agregado para o serviço oferecido.

Isso cria um ambiente de inovação constante, criando um expressivo diferencial competitivo. E essa organização vai muito além de dados técnicos a respeito de produtos. Tem a ver com rotinas, desenvolvimento de carreira, gestão e padrão de atendimento.

Como aplicar a gestão do conhecimento para varejo

A gestão do conhecimento para varejo pode ser aplicada de diversas formas. Conheça algumas delas:

1 – Endomarketing

Estratégias de endomarketing permitem o reforço da cultura da empresa e uma atuação constante em busca de um ambiente motivador e saudável. Para isso, é preciso conteúdos de qualidade, planejamento qualificado e objetivos bem-estruturados.

2 – Treinamentos corporativos

Manter uma equipe especializada é a melhor forma de produzir e renovar conhecimentos. Os treinamentos corporativos podem estar tanto focados no produto oferecido pela loja, com informações técnicas e de tendências, quanto em questões de qualificação profissional.

3 – Marketing de conteúdo

Aproveitar o conhecimento interno para produzir conteúdo qualificado para o público-alvo da empresa é a melhor maneira de criar engajamento e melhorar as vendas. O uso de blogs, redes sociais e materiais ricos (como e-books, infográficos e vídeos) podem ser aliados nessa estratégia.

Quer saber mais sobre como a gestão do conhecimento para varejo pode ajudar nos resultados do seu negócio? Então entre em contato com a gente! Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo. E se gostou deste artigo, aproveite para compartilhar com seus colegas e espalhar mais conhecimento!

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