Como desenvolver treinamentos em e-learning para indústrias

Como desenvolver treinamentos em e-learning para indústrias

O ambiente fabril está cada vez mais tecnológico para oferecer a qualidade necessária aos produtos. Entretanto, de nada adianta investir em uma infraestrutura moderna se os funcionários não são treinados para aproveitá-la da melhor forma e estimulados a dar continuidade ao desenvolvimento profissional. Dessa forma, a difusão de conhecimento em uma empresa, por meio de treinamentos e cursos corporativos, é indispensável para fazê-la crescer e se fortalecer no mercado. Essas atividades, porém, exigem planejamento de recursos, de infraestrutura e de conteúdo, o que nem sempre é acessível ou realizado de forma conveniente para todos. E é considerando esses aspectos que as vantagens do e-learning para indústrias merecem destaque.

Você já ouviu falar deste método? Trata-se de uma das vertentes da educação a distância (EAD), caracterizada por utilizar o ambiente digital na relação de ensino-aprendizagem. O e-learning vem ganhando força desde o anos 2000, devido à popularização da internet e dos dispositivos móveis, pois ele facilita bastante o acesso a diferentes cursos, sem prejudicar a qualidade da educação. Essa modalidade de ensino tem apresentado resultados tão positivos que passou a ser utilizada por muitas universidades para ministrar algumas disciplinas teóricas ou mesmo para cursos integrais de graduação e pós-graduação.

É graças a essa facilidade de adaptação a diferentes propostas de ensino que o e-learning também passou a ser utilizado no ambiente corporativo para promover a educação dos funcionários, substituindo ou complementando o modelo presencial. E as empresas, dentre as quais podemos destacar as indústrias, são bastante beneficiadas com a adoção deste modelo de educação no seu dia a dia. É por esta razão que vamos explicar melhor porque adotar o e-learning no seu negócio também.

As vantagens do e-learning para indústrias

Quando abordamos mais especificamente a realidade das indústrias, o e-learning pode ser utilizado para diversos objetivos, como integração de um novo colaborador, cursos de atualização e mesmo o treinamento de funcionários em relação a técnicas ou máquinas novas. E sabe como isso é possível? Porque os cursos e treinamentos ficam hospedados em uma plataforma denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite oferecer conteúdo em formatos variados (vídeo, texto, áudio, animação, ilustração), tornando-o mais dinâmico e atrativo. Além disso, é possível simular situações típicas do local de trabalho, preparando os funcionários para agir corretamente quando se depararem com elas na realidade.

O e-learning também é bastante econômico em longo prazo. Isso acontece porque cada empresa organiza sua própria plataforma, na qual todos os cursos ficam hospedados e prontos para serem utilizados. Assim, não há necessidade de investir na contratação de instrutores, deslocamento de funcionários e aluguel de espaço todas as vezes que for realizar um treinamento. Isso é feito apenas uma única vez durante a produção das aulas. Depois, elas são disponibilizadas na plataforma da empresa e podem ser acessadas a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias, sem qualquer custo adicional.

Outro aspecto a ser considerado é a flexibilidade que os participantes têm quando realizam um curso nesse formato. Como ele é oferecido no ambiente digital, o conteúdo pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar por meio de computadores e dispositivos móveis, desde que estejam conectados à internet. Isso permite que as pessoas estudem nos horários mais produtivos e convenientes. Além disso, os cursos e treinamentos podem ser adaptados para cada estudante, com o objetivo de realmente atender às suas necessidades. Entretanto, não estamos dizendo que você vai produzir um curso diferente para cada colaborador, mas que a distribuição do conteúdo pode ser personalizada, direcionando para cada um principalmente aquilo sobre o que não tem domínio.

Clique aqui e baixe grátis o infográfico sobre as vantagens do e-Learning para sua empresa

Por que o e-learning é eficaz para indústrias

O e-learning proporciona uma experiência única para os usuários, sendo capaz de realmente engajá-los e motivá-los em relação ao aprendizado. Com isso, os resultados são altamente positivos, impactando diretamente no dia a dia da indústria, já que a aplicação do conhecimento adquirido e a consequente mudança de hábito no trabalho é imediata. Isso é possível graças aos métodos utilizados nos cursos, que direcionam todo o conteúdo de forma que atenda especialmente às necessidades do público adulto.

É aí que a andragogia entra em ação, estabelecendo alguns princípios capazes de envolver os adultos com o conteúdo ministrado, otimizando o processo de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, os cursos e treinamentos são desenvolvidos com técnicas que atendam às especificidades desse público. Como consequência, melhora-se o desempenho individual e em equipe, de modo que os resultados são altamente positivos e as metas estabelecidas são conquistadas com maior facilidade. Outra importante técnica utilizada nesse processo é o gamification. Você conhece?

Ao contrário do que pode parecer, o gamification não é a simples transformação dos treinamentos em games, mas, sim, o uso de elementos típicos de jogos para impulsionar a aprendizagem. Oferecer recompensas por meio de medalhas em treinamentos e promover uma competição saudável entre os participantes, classificando-os em um ranking geral, são alguns desses elementos utilizados e que fazem a diferença no processo de ensino-aprendizagem, pois as pessoas se envolvem com mais facilidade e sentem-se motivadas em relação ao estudo. Você pode entender melhor sobre essa técnica com o e-book que produzimos sobre o tema. Faça o download gratuito e confira!

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre Gamification

Como aplicar o e-learning para indústrias

No início do texto já citamos que o e-learning pode ser utilizado em várias situações, como a integração de novos funcionários, atualização do conhecimento da equipe em relação às novas práticas do mercado e o treinamento para o uso de ferramentas e máquinas. Agora, vamos explicar melhor como isso acontece. Confira!

Treinamento de novos funcionários

Quando um colaborador inicia suas atividades na empresa é essencial que ele seja integrado à equipe e à cultura corporativa. Esse processo é importante para que ele entenda a estrutura da sua indústria e vista a camisa dela, o que impacta diretamente na produção inicial desse novo funcionário. Essa questão é normalmente resolvida com a realização de palestras e outras atividades na primeira semana de trabalho e envolve tanto o pessoal do RH quanto da equipe que está recebendo essa pessoa.

Como se trata de ações rápidas, muitas vezes essas atividades exigem um complemento para questões mais específicas. Dessa forma, o e-learning entra em cena para apresentar toda a parte teórica, que inclui desde a cultura e a estrutura organizacional até as instruções para o trabalho a ser executado. O novo colaborador consegue, portanto, ter todo o direcionamento necessário nesse treinamento e apenas ser acompanhado depois pelo coordenador ou pelos colegas. Além de economizar tempo, o e-learning elimina a necessidade de realizar várias vezes um mesmo treinamento, encaixando-se melhor nos horários dos então alunos e também dos responsáveis pelo desenvolvimento desse curso.

Atualizar o know-how da equipe

Conhecimento é algo muito importante para o crescimento das indústrias, principalmente quando o mercado está cada vez mais exigente em relação à qualidade dos produtos. É por esta razão que estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores, tanto com o objetivo de adquirir novas habilidades quanto de atualizar aquelas que já dominam, é algo essencial não só para eles, mas também para a própria empresa.

Quando esses cursos são realizados no ambiente digital, o investimento principal é feito uma única vez e eles ficam acessíveis para serem utilizados sempre que houver necessidade, conforme já explicamos. Ao utilizar metodologias diferenciadas de ensino, os adultos ficam motivados a dar continuidade aos estudos e desenvolverem tarefas que realmente ajudam na aprendizagem e na aplicação do conteúdo. Outra característica importante é que eles conseguem conciliar o curso com suas atividades diárias, sem prejudicar a produtividade no trabalho.

Treinamento para o uso de novos equipamentos

Adquirir máquinas mais modernas é uma ação indispensável ao longo dos anos e que exige o treinamento dos funcionários para utilizá-las. Nesse sentido, simular o uso dos equipamentos em um ambiente digital é uma das formas mais eficazes e seguras de ensinar o funcionamento deles, sem correr o risco de danificá-los ou causar um acidente logo no primeiro contato. Também podemos acrescentar que o e-learning permite que os colaboradores vivenciem diferentes situações que podem acontecer durante o manuseio dos equipamentos, tornando-os mais preparados para agirem e solucionarem os possíveis problemas.

Investir na educação corporativa é uma forma de estimular a inovação na sua indústria, aperfeiçoando os processos internos e destacando seu portfólio no mercado. Procure parceiros que atendam às suas necessidades e desenvolvam cursos e treinamentos em e-learning para oferecer à sua equipe. A Humantech, por exemplo, tem soluções que se adaptam à realidade de cada negócio para impulsionar seus resultados. Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo! E não se esqueça de conferir também nossos artigos sobre marketing de conteúdo e inbound marketing para as indústrias.

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre E-Learning

Tópicos:

Comentários