Educação

Interação para engajamento do público-alvo: entenda o gamification

gamification

A primeira pergunta que surge sempre que se houve falar em gamification é: então vamos fazer um jogo? A resposta é não. A técnica, que em português é chamada de gamificação, baseia-se na aplicação do mecanismo e do raciocínio da criação de jogos em atividades diversas para torná-las mais divertidas, interessantes e atraentes. A principal similaridade com um game é a oferta de recompensas em troca de ações, como pontos e reconhecimento dentro do ambiente em que a pessoa está inserida.

Quer dizer: jogo é uma atividade cuja finalidade é a diversão, o entretenimento. Gamification, por sua vez, é uma técnica que utiliza elementos de jogo fora de seu contexto original, com a finalidade de motivar as pessoas à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagem.

Com um exemplo, a explicação pode ficar mais clara. Imagine que você precisa, na sua empresa, motivar a equipe de vendas a se engajar em uma nova metodologia de abordagem dos clientes, mas percebeu que nem todo mundo está aberto a essas mudanças. Com o gamification, você pode gerar uma competição interna (saudável, claro), fazendo com que os integrantes da equipe participem das dinâmicas de grupo e dos treinamentos e, a cada novo passo, recebam recompensas por isso.

A estratégia envolve a definição de tarefas, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pela participação dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas (ou badges, como é mais usual) ou pontos para se posicionar em um ranking, até prêmios físicos. Tudo vai depender do objetivo final da empresa.

Posso usar o gamification para fazer os clientes interagirem com a minha marca também?

Com certeza. O método é basicamente o mesmo. Você lança desafios que os clientes têm que cumprir e, conforme eles forem realizando, vão ganhando suas recompensas. Podem envolver desde a recomendação da marca até a captação de novos clientes, passando pela divulgação e avaliação de produtos.

O empreendedor americano Rajat Paharia, autor do livro Loyalty 3.0: How to Revolutionize Employee and Customer Engagement With Big Data and Gamification (Lealdade 3.0: Como revolucionar o engajamento dos funcionários e dos clientes com o Big Data e a Gamificação)¹, enumera os dez principais mecanismos de gamificação:

  1. Resposta rápida
  2. Transparência
  3. Metas
  4. Emblemas ou condecorações
  5. Nivelamento
  6. Integração
  7. Competição
  8. Colaboração
  9. Comunidade
  10. Pontos

Ele explica que os designers de game sempre souberam fazer isso por um longo tempo, sendo capazes de monitorar a forma como os jogadores se comportavam em seus sistemas e usar esses dados para melhorar o desempenho do sistema em si. Trazendo para o mundo corporativo, Paharia mostra que o uso da gamificação, além do engajamento, tornou-se um importante instrumento de coleta de dados tanto na condução dos negócios quanto na motivação das pessoas.

A técnica é legal, a integração dos usuários é instantânea e o resultado sempre é positivo, pois de qualquer jeito vai haver a geração de dados para a empresa. Porém, é preciso uma preparação para começar a usar gamification. Ficou curioso? Então continue acompanhando nosso blog, pois no próximo post explicaremos direitinho como fazer a implantação desta técnica na sua empresa!


¹ Loyalty 3.0

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