Educação

Cinco motivos para usar gamification em treinamentos corporativos

gamification em treinamentos corporativos

Investir na educação dos funcionários é um requisito básico para qualquer empresa que deseja crescer. Afinal, independentemente do cargo em questão, é preciso atualizar-se sobre as tendências, os conhecimentos da área e as novas tecnologias, garantindo que o trabalho esteja em constante desenvolvimento. Apesar disso, engajar a equipe nesses cursos e mantê-la motivada nem sempre torna-se uma realidade e o investimento acaba não proporcionando os resultados esperados. Mas então como resolver isso? Utilizar gamification em treinamentos corporativos é uma alternativa eficaz para solucionar essa questão.

Já comentamos aqui no blog sobre como esse método é utilizado em uma estratégia de e-learning, tirando elementos típicos de jogos do seu contexto original para aplicá-los numa plataforma de educação. Desta forma, não se trata de realizar jogos, mas sim de adotar mecanismos característicos deles — oferecer pontuações e estabelecer desafios para avançar às lições seguintes, por exemplo —  com o objetivo de estimular o aprendizado.

Alguns empreendedores costumam ter dúvidas em relação ao uso de atividades gamificadas, por acreditarem que elas podem banalizar projetos importantes. Entretanto, a prática tem mostrado um resultado completamente oposto. Negócios que aderem a esse método geralmente conseguem motivar e engajar seus funcionários com maior facilidade. Por isso, reunimos cinco aspectos que mostram por que sua empresa deve adotar essa técnica na educação do seu time. Confira!

Gamification em treinamentos corporativos: uma nova abordagem

Quando falamos do ambiente empresarial, a gamificação é utilizada com o objetivo de desenvolver o engajamento dos funcionários ao estimular a curiosidade, a competitividade — saudável, claro — e o desejo pelo reconhecimento e até mesmo uma possível premiação. Como consequência, você conquista os seguintes benefícios:

1 – Colaboradores motivados

Pense nos videogames e jogos de modo geral. Uma das características deles é o fato de promoverem uma competição entre os jogadores e disponibilizarem um ranking em que a colocação de todos é apresentada. Quando aplicada para fins corporativos, isso motiva os colaboradores a descobrirem as melhores ações e superarem tanto a si mesmo quanto aos colegas participantes, tornando-os mais engajados nas atividades propostas. O resultado pode ser facilmente observado durante a execução do trabalho, pois os profissionais aprendem com maior facilidade e sentem-se mais estimulados a colocarem em prática o que foi aprendido.

2 – Minimiza as distrações

Quando os colaboradores estão mais interessados e engajados, dificilmente perdem o foco no que está sendo desenvolvido no treinamento. As atividades gamificadas agem exatamente nesse aspecto, proporcionando um ambiente capaz de prender a atenção dos participantes, de modo que eles são estimulados a fazer uma imersão no conteúdo. Assim, o aprendizado fica mais fácil e apresenta resultados mais eficazes, pois as pessoas ficam realmente envolvidas.

3 – Maximiza a eficiência do aprendizado

Um dos princípios trabalhados nessa técnica é o de que profissionais motivados completam mais lições. Mas é importante ressaltar que não se resume a isso, afinal, apenas seguir com o conteúdo não significa que ele foi devidamente absorvido. A questão é que as pessoas realmente se envolvem com o treinamento e, por isso, a qualidade da aquisição de conhecimento é bem maior. E mais! A partir do momento em que os colaboradores se tornam mais independentes e se responsabilizam pelo seu próprio aprendizado, estudando e aprendendo por vontade própria, eles tomam para si a tarefa de autocapacitação, amplificando seu valor.

4 – Aumento da produtividade

De acordo com especialistas, o gamification é capaz de aumentar a produtividade dos funcionários em até 40%! Esse dado foi divulgado em 2013 por Gabe Zichermann¹, um dos maiores especialistas mundiais no assunto. Dentre os principais benefícios proporcionados por este método está o fato de ele inspirar os funcionários a serem mais produtivos, já que desenvolve a habilidade de manter a concentração no trabalho, conforme já comentamos.

5 – Serious game e a simulação do ambiente de trabalho

Sabe quando as crianças jogam com os amigos? Durante as partidas, cria-se um contexto semelhante ao mundo real, em que é necessário tomar algumas decisões. Essa possibilidade de simulação também é trabalhada no gamification em treinamentos corporativos. Com essa técnica, é possível reproduzir um contexto real, típico do ambiente corporativo, com o objetivo de que as pessoas saibam como agir no momento em que houver a necessidade de enfrentar essa realidade.

Assim, existe maior liberdade na experimentação do novo durante as atividades e a possibilidade de colocar em prática aquilo que gerou resultados positivos. Para isso, cria-se uma situação que o funcionário precisa resolver, de modo que o jogo é levado a sério. Esse é o chamado serious game, em que desenvolvem-se estruturas complexas, exigindo que os colaboradores reflitam durante a tomada de decisão e lidem com as consequências.

A partir desses tópicos, pudemos verificar o quanto o gamification em treinamentos corporativos pode ser eficiente. Invista já nessa técnica e veja seus colaboradores crescerem junto com sua empresa!

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¹ Gabe Zichermann

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