Como as metodologias ativas impulsionam os treinamentos corporativos

Como as metodologias ativas impulsionam os treinamentos corporativos

As salas de aula têm passado por várias mudanças nos últimos anos. Isso porque o formato de ensino tradicional, em que o professor tinha a função de transmitir conhecimento para os alunos num processo unilateral, já não é o suficiente para suprir as demandas da sociedade atual, que tem um acesso mais fácil e rápido às informações. Diante disso, é preciso ir além e envolver cada uma das pessoas para que se sintam mais motivadas e realmente aprendam o que conteúdo abordado. E como conseguir isso? Bom, essa questão tem sido resolvida com as metodologias ativas de aprendizagem, utilizadas em aulas para diferentes públicos. Você já ouviu falar sobre elas?

De forma bem prática, essas metodologias funcionam como ferramentas mais precisas e adequadas à realidade de hoje, em que a internet e os meios de acesso a ela estão presentes na vida da maioria das pessoas. Tratam-se, portanto, de práticas pedagógicas que estimulam a reflexão nos estudantes, levando-os a pensar sobre o assunto da aula. Dessa forma, o objetivo é ir além de simplesmente escutar o professor e fazer anotações para desenvolver um ambiente escolar propício às descobertas e ao debate. Isso é realizado por meio de atividades que envolvem os estudantes no próprio processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas dele.

A ideia é estimular uma ação dos estudantes a partir do tema abordado na aula para que eles reflitam sobre o que é feito. Assim, as metodologias ativas incentivam a discussão, a leitura, a escrita e a solução de problemas. Para isso, o professor propõe questões para que os estudantes possam refletir, buscar soluções e alcançar um resultado a partir de debates, processo que intensifica a relação de ensino-aprendizagem, engaja e motiva os participantes e, consequentemente, proporciona melhores resultados. É importante ressaltar, entretanto, que isso não significa o fim das aulas expositivas, mas, sim, o uso delas em conjunto com outros métodos.

A aplicação de metodologias ativas nos treinamento corporativos

Assim como a educação formal, os treinamentos corporativos podem se beneficiar bastante com a aplicação das metodologias ativas. E o motivo disso segue a mesma ideia que explicamos até aqui: por meio delas, os profissionais desenvolvem um olhar diferenciado em relação ao conteúdo, de modo que, ao participarem ativamente do processo de aprendizado, percebem com maior facilidade a importância do treinamento e realmente utilizam o que aprenderam. Em outras palavras, o conteúdo passa a fazer mais sentido no contexto em que o profissional está inserido, o que torna o curso interessante e faz com que as habilidades sejam realmente colocadas em prática.

Esse resultado é essencial quando se leva em consideração o real objetivo da educação corporativa, que é promover mudanças no comportamento dos profissionais e atualizá-los em relação às novidades na área em que atuam para que tanto a empresa quanto os próprios colaboradores possam crescer. Contudo, o que vemos acontecer com frequência é que muitos funcionários associam os treinamentos à perda de tempo ou a uma atividade monótona e, com isso, não se envolvem o suficiente com o aprendizado para desenvolverem novas habilidades e aperfeiçoar seus métodos de trabalho, de modo que os objetivos almejados nem sempre são alcançados.

Isso acontece exatamente pelo fato de muitos desses cursos não utilizarem práticas pedagógicas capazes de engajar os participantes. Problematizar situações diárias no ambiente, fazer os profissionais buscarem soluções a partir do que foi explicado e promover um debate sobre as ideias de cada um são formas de não só fixar o conteúdo, mas também de descobrir possibilidades em conjunto para otimizar o trabalho. Por isso as metodologias ativas podem fazer toda a diferença no sucesso do treinamentos realizados em uma empresa, impactando positivamente no crescimento dela.

O e-learning e as metodologias ativas

Como vimos, o desenvolvimento das metodologias ativas está diretamente relacionado ao avanço tecnológico, enquanto a educação a distância (EAD), por meio do e-learning, é um dos principais expoentes do sucesso obtido por essa associação. Ao ser realizado no ambiente on-line, o e-learning permite associar de forma mais precisa a tecnologia e as metodologias ativas, impulsionando o desempenho dos estudantes. Isso porque o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite o desenvolvimento de conteúdo em diferentes formatos (vídeos, textos, animações, infográficos, áudios), que podem ser intercalados para tornar o curso ou o treinamento mais engajador e promover reflexões sobre o tema.

Além disso, a plataforma também facilita o desenvolvimento de atividades específicas para estimular a reflexão dos participantes sobre o tema e oferece ferramentas, como os fóruns, que promovem a interação entre os participantes do curso para os debates propostos nas atividades. Tudo isso, claro, com o acompanhamento completo dos instrutores, pois o sistema também possibilita a eles uma visão precisa do desenvolvimento de cada um ao longo das atividades propostas.

Aplicar as metodologias ativas associadas ao e-learning nos treinamentos corporativos da sua empresa é a forma mais eficaz de fazer com que a equipe alcance os objetivos propostos e desenvolva as habilidades necessárias para aperfeiçoar o trabalho. Baixe grátis nosso e-book sobre essa modalidade de ensino e descubra como ela pode impulsionar a educação corporativa no seu negócio também. E, claro, qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo nesse desafio!

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre E-Learning

Tópicos:

Comentários